Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A revista pede que o arquivo do manuscrito seja salvo com a extensão .docx (Microsoft Word).
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Manuscritos devem ser submetido em português e o texto gravado em Microsoft Word. Usar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, texto justificado e páginas numeradas (final das páginas).
    Tabelas e figuras devem ficar dispostas após a listagem das referências.
  • Instruções para autores – diretrizes

Diretrizes para Autores

Após o recebimento do manuscrito por meio do sistema eletrônico de submissão, o texto será lido pela equipe editorial que irá aferir se ele cumpre as Instruções para Autores da Diagnóstico e Tratamento. Se o texto estiver incompleto ou se não estiver organizado como exigido, os autores deverão resolver os problemas e submetê-lo novamente. Em seguida, o artigo será lido pelo editor, que verificará se está de acordo com a política e o interesse da revista.

Somente quando o formato geral do manuscrito é considerado aceitável e está totalmente de acordo com as Instruções para Autores, e somente então, a equipe editorial irá submeter o artigo ao editor-chefe, que irá primeiramente avaliar o escopo do estudo. Caso o editor considere que o tópico abordado é de interesse para publicação, ele irá designar ao menos dois revisores/avaliadores com expertise no tema para avaliar a qualidade do estudo. Após um período que pode variar de uma a várias semanas, os autores irão receber as avaliações dos revisores e será necessário que eles forneçam qualquer informação adicional requisitada e as correções que são necessárias para a publicação. Esses revisores, assim como a Equipe Editorial e o editor-chefe, podem considerar o artigo inapto para publicação pela Diagnóstico e Tratamento nesse momento.

A Diagnóstico e Tratamento solicita aos autores que indiquem o nome de três a cinco avaliadores. Todos devem ser de fora da instituição onde os autores atuam. O editor-chefe é livre para escolher avaliadores dentre estas indicações para revisar o trabalho ou se basear apenas no Conselho Editorial da Diagnóstico e Tratamento.

Após a revisão por pares, revisores, editores associados e o editor-chefe podem pedir esclarecimentos ou que sejam feitas mudanças no manuscrito. Os autores devem então enviar novamente seu artigo à Diagnóstico e Tratamento com as modificações requisitadas. Mudanças no texto devem ser destacadas (usando uma cor diferente ou usando a ferramenta de controle de alterações do editor de texto). A não identificação clara das mudanças realizadas pode acarretar a devolução do artigo aos autores.

O artigo modificado deve ser acompanhado por uma carta respondendo aos comentários dos revisores, ponto a ponto. O artigo modificado e a carta-resposta serão apresentados à equipe editorial e revisores, que irão verificar se os problemas apontados foram resolvidos de maneira adequada. O texto e as avaliações finais dos revisores, junto à carta-resposta serão enviados ao editor-chefe para que seja tomada uma decisão.

Quando o texto for considerado aceitável para publicação, e só então, entrará na pauta. A equipe editorial fornecerá uma prova, incluindo Tabelas e Figuras, para que os autores aprovem. Nenhum artigo é publicado sem este último procedimento.

Referências

As referências bibliográficas (no estilo “Vancouver”, como indicado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Biomédicas, ICMJE) devem ser dispostas na parte final do artigo e numeradas de acordo com a ordem de citação. Os números das citações devem ser inseridos após pontos finais ou vírgulas nas frases, e sobrescritos (sem parênteses ou colchetes). Referências citadas nas legendas de Tabelas e Figuras devem manter a sequência com as referências citadas no texto. Todos os autores devem ser citados se houver menos de seis; se houver mais de seis autores, os primeiros três devem ser citados seguidos de “et al.” Para livros, a cidade de publicação e o nome da editora são indispensáveis. Para textos publicados na internet, a fonte localizadora completa (URL) ou endereço completo é necessário (não apenas a página principal ou link), de maneira que, copiando o endereço completo em seus programas para navegação na internet, os leitores possam ser levados diretamente ao documento citado, e não a um site geral. No final de cada referência, insira o número “PMID” (para artigos indexados no PubMed) e o número “doi”, se disponível.

CARTA DE APRESENTAÇÃO

Essa carta de apresentação deve conter os seguintes itens essenciais relacionados ao manuscrito:

(1) uma declaração de que o manuscrito, submetido para possível publicação na Diagnóstico e Tratamento, é original e que o texto não está sendo considerado para publicação por nenhum outro periódico;

(2) uma declaração de que o manuscrito foi aprovado por todos os autores, que concordam em ceder os direitos autorais à Diagnóstico e Tratamento, informar todas as fontes de financiamento e declaram todo possível conflito de interesse;

(3) uma declaração de que o protocolo do estudo foi endossado por um Comitê de Ética Institucional, incluindo data e número de aprovação (no caso de artigos originais). Este item é necessário para absolutamente todos os estudos envolvendo seres humanos ou dados de pacientes (como prontuários médicos), de acordo com as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics, COPE), até mesmo para relatos de caso;

(4) uma breve descrição da contribuição de cada autor;

(5) informar os e-mails de cada autor;

(6) uma lista com nomes e e-mails de três a cinco revisores em potencial, de fora das instituições dos autores, que poderão ser convidados a critério do editor-chefe para avaliar o manuscrito.

(7) No caso de o manuscrito ter sido previamente depositado em um servidor de preprints, é preciso informar em qual servidor preprint (link) está depositado e o DOI do manuscrito no servidor.

 

Política de identificação de má conduta cientifica (similaridade, plágio e autoplagio)

Os casos identificados com similaridade superior ao descrito (abaixo) e plágio não são aceitos pela Diagnóstico e Tratamento.

Define-se como similaridade textos identificados com uma porcentagem alta com o texto original e por plágio os casos em que um autor tenta utilizar o trabalho de outro como se fosse seu. O autoplágio ou a duplicação: ocorre quando um autor reutiliza partes consideráveis de algum trabalho já publicado mesmo sendo de sua autoria e que se encontram sobre os direitos de outra publicação. Quando a má conduta é detectada em qualquer momento antes da publicação, a equipe editorial tomará as medidas apropriadas, conforme as normas estabelecidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). Para obter mais informações, acesse: http://www.publicationethics.org.

Os editores da Diagnóstico e Tratamento tratarão eventuais casos de má conduta detectada antes da publicação, informaremos o(s) autor(es) e solicitaremos que reescreva o conteúdo ou lance mão de referências, indicando de onde o conteúdo foi obtido. Se forem detectados mais de 25% de similaridade (retirando referências bibliográficas e outras partes e considerando o corpo do texto propriamente dito) no artigo, ele será rejeitado e os autores serão notificados.

Seções

São aceitos artigos originais (ensaios clínicos, estudos de coorte, estudos caso-controle, revisões sistemáticas, estudos transversais, avaliações econômicas), relatos de caso, revisões narrativas da literatura (artigos de atualização) e cartas ao editor, que devem enquadrar-se nas normas editoriais dos manuscritos submetidos a revistas biomédicas (do International Committee of Medical Journal Editors - https://www.icmje.org/recommendations/).

A Diagnóstico e Tratamento também aceita artigos para as seguintes seções: “Dermatologia”, “Linguagens”, “Eletrocardiograma”, “Medicina sexual”, “Nutrição, saúde e atividade física”, “Orientações baseadas em evidências para os pacientes”, “Destaques Cochrane” e “Medicina baseada em evidências”.  Todos os artigos passarão pela avaliação dos editores responsáveis por essas seções.

Artigo Original

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.