Psoríase pustulosa palmoplantar como efeito paradoxal do uso de adalimumabe
relato de caso
Palavras-chave:
Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamento, adalimumab, psoríase, espondilite anquilosante, peleResumo
Contexto: A psoríase é uma doença crônica com taxa de prevalência variável no mundo, e com uma infinidade de opções terapêuticas para o seu tratamento. Para as formas mais graves ou associadas a outras comorbidades, vem se destacando o uso dos imunobiológicos. Dentre estes, os antagonistas do fator de necrose tumoral alfa apresentam grande espectro de uso em todo o território nacional. Descrição do caso: Homem de 36 anos de idade, tabagista, fez uso de infliximabe por dois anos devido a espondilite anquilosante, com insucesso terapêutico, mas sem efeitos adversos. Devido à má resposta clínica, a medicação foi substituída por adalimumabe e, após quatro anos de uso deste imunobioló- gico, o paciente evoluiu com lesões eritematosas-descamativas encimadas por pústulas estéreis na região palmoplantar. Não tinha história pessoal ou familiar de psoríase, sendo realizado o diagnóstico de efeito paradoxal ao uso da medicação imunobiológica, caso raro. Discussão: Os efeitos adversos dos imunobiológicos incluem infecções, reativação de infecções latentes, insuficiência cardíaca, efeito paradoxal. Este últi- mo consiste no aparecimento de psoríase em pacientes que usavam imunobiológicos devido a outras doenças de base; exacerbação de uma psoríase já em tratamento; ou surgimento de novas formas de psoríase. São reações raras, porém causam grande prejuízo na qualidade de vida do paciente, podendo até interferir no tratamento em andamento. Conclusões: Os efeitos paradoxais são divididos entre lesões de novo nos pacientes ou exacerbação de uma patologia previamente existente. Isso dificulta o diagnóstico do efeito adverso e, muitas vezes, retarda o tratamento do paciente. Buscamos, com este relato, alertar os médicos sobre a doença e seu tratamento.
Referências
Vasconcellos JB, Pereira DN, Vargas TJ, et al. Psoríase paradoxal após uso de anti-TNF por paciente portadora de artrite reumatoide - Relato de caso [Paradoxical psoriasis after the use of anti-TNF in a patient with rheumatoid arthritis]. An Bras Dermatol. 2016;91(5 Suppl 1):S137-9. doi: 10.1590/abd1806-4841.20164456.
Azulay-Abulafia LA, Gripp A, Cursi IB, Felix PAO. Imunobiológicos. In: Sociedade Brasileira de Dermatologia. Consenso Brasileiro de Psoríase 2012 - Guias de avaliação e tratamento. 2a ed. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2009. p. 93-110. ISBN 978-85-89240-04-8.
Pugliese D, Guidi L, Ferraro PM, et al. Paradoxical psoriasis in a large cohort of patients with inflammatory bowel disease receiving treatment with anti- TNF alpha: 5-year follow-up study. Aliment Pharmacol Ther. 2015;42(7):880-8. doi: 10.1111/apt.13352.
Navarro R, Daudén E. Reacciones psoriasiformes paradójicas durante el tratamiento con terapia anti-factor de necrosis tumoral. Manejo clínico [Clinical Management of paradoxical psoriasiform reactions during TNF- α therapy]. Actas Dermosifiliogr. 2014; 105(8):752-61. doi: 10.1016/j.ad.2013.05.007.
Amarante CF, Acedo LM, Rabay FM, et al. Lúpus induzido por droga com vasculite leucocitoclástica: uma rara manifestação associada ao adalimumabe [Drug-induced lupus with leukocytoclastic vasculitis: a rare expression associated with adalimumab]. An Bras Dermatol. 2015;90(3 Suppl 1):121-4. doi: 10.1590/abd1806-4841.20153834.
Harrison MJ, Dixon WG, Watson KD, et al. Rates of new-onset psoriasis in patients with rheumatoid arthritis receiving anti- tumor necrosis factor alpha therapy: results from the British Society for Rheumatology Biologics Register. Ann Rheum Dis. 2009;68(2):209-15. doi: 10.1136/ard.2007.087288.
Tillack C, Ehmann LM, Friedrich M, et al. Anti-TNF antibody- induced psoriasiform skin lesions in patients with inflammatory bowel disease are characterised by interferon-γ-expressing Th1 cells and IL-17A/IL-22-expressing Th17 cells and respond to anti-IL-12/IL-23 antibody treatment. Gut. 2014;63(4):567-77. doi: 10.1136/gutjnl-2012-302853.
Seneschal J, Milpied B, Vergier B, et al. Cytokine imbalance with increased production of interferon-alfa in psoriasiform eruptions associated with antitumour necrosis factor-alpha treatments. Br J Dermatol. 2009;161(5):1081-8. doi: 10.1111/j.1365-2133.2009.09329.x.
Ko JM, Gottlieb AB, Kerbleski JF. Induction and exacerbation of psoriasis with TNF-blockade therapy: A review and analysis of 127 cases. J Dermatolog Treat. 2009;20:100-8. doi:10.1080/09546630802441234.
Rahier JF, Buche S, Peyrin-Biroulet L, et al. Severe skin lesions cause patients with inflammatory bowel disease to discontinue anti-tumor necrosis factor therapy. Clin Gastroenterol Hepatol. 2010;8(12):1048-55. doi: 10.1016/j.cgh.2010.07.022.
Nguyen K, Vleugels RA, Velez NF, Merola JF, Qureshi AA. Psoriasiform reactions to anti-tumor necrosis factor α therapy. J Clin Rheumatol. 2013;19(7):377-81. doi: 10.1097/RHU.0b013e3182a702e8.


