Iniciativa COMET. Escolhendo desfechos em ensaios clínicos randomizados

Autores

  • Rafael Leite Pacheco Universidade Federal de São Paulo
  • Carolina de Oliveira Cruz Latorraca Universidade Federal de São Paulo
  • Ricardo de Ávila Oliveira Universidade Federal de São Paulo
  • Vanessa Serra Carmo Universidade Federal de São Paulo
  • Rachel Riera Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Avaliação de resultados (cuidados de saúde), esultado do tratamento, metodologia, medicina baseada em evidências, ensaios clínicos controlados aleatórios como assunto

Resumo

Introdução: A escolha dos desfechos de um ensaio clínico é complexa e, muitas vezes, subjetiva. Muitas variáveis podem interferir no processo de escolha, aumentando a heterogeneidade clínica entre os ensaios clínicos que se propõem a avaliar uma mesma questão clínica, além de aumentar o risco de viés de relato e levar a custos desnecessários com desfechos de pouca relevância. Objetivos: Apresentar a iniciativa COMET (Core Outcomes Measures in Effectiveness Trials, ou, em português, Medidas de Desfechos Principais em Ensaios Clínicos de Efetividade) e discutir a importância desta base de dados de desfechos para a avaliação da efetividade de intervenções em saúde. Métodos: Estudo descritivo realizado na Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Resultados: A iniciativa COMET tem como objetivo identificar os desfechos mais relevantes para cada situação clínica e promover a sua disseminação. Por meio de uma base de dados, a iniciativa COMET disponibiliza os vários conjuntos de desfechos relevantes identificados. Esta base está disponível gratuitamente (http://www.comet-initiative.org/resources), ainda apenas na língua inglesa, para ser acessada por pesquisadores, gestores, profissionais da saúde e pacientes, e com o objetivo de orientar o processo de escolha dos desfechos de um ensaio clínico. Conclusão: A iniciativa COMET, por meio de sua base de dados, se apresenta como uma ferramenta útil para a definição dos desfechos mais relevantes em saúde, auxiliando o planejamento adequado de um ensaio clínico. Com a disseminação do uso desta base de dados, espera-se aumentar a homogeneidade entre os ensaios clínicos que avaliam uma mesma pergunta clínica, minimizar o risco de viés de relato seletivo dos desfechos e otimizar o uso de recursos no desenvolvimento de ensaios clínicos.

Biografia do Autor

Rafael Leite Pacheco, Universidade Federal de São Paulo

Médico, aluno do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo, assistente de pesquisa do Cochrane Brazil.

Carolina de Oliveira Cruz Latorraca, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga, aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo, assistente de pesquisa do Cochrane Brazil.

Ricardo de Ávila Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Cirurgião Vascular. Professor Adjunto da Disciplina da Universidade Federal de Uberlândia.

Vanessa Serra Carmo, Universidade Federal de São Paulo

Aluna do Curso de Graduação em Medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo.

Rachel Riera, Universidade Federal de São Paulo

Reumatologista, professora adjunta da Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pesquisadora voluntária do Cochrane Brazil.

Referências

Mayo-Wilson E, Fusco N, Li T, et al. Multiple outcomes and analyses in clinical trials create challenges for interpretation and research synthesis. J Clin Epidemiol. 2017;86:39-50. PMID: 28529187; doi: 10.1016/j.jclinepi.2017.05.007.

Williamson PR, Altman DG, Blazeby JM, et al. Developing core outcome sets for clinical trials: issues to consider. Trials. 2012;13:132. PMID: 22867278; doi: 10.1186/1745-6215-13-132.

O’Connor D, Green S, Higgins JPT. Chapter 5: Defining the review question and developing criteria for including studies. In: Higgins JPT, Green S, editors. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Version 5.1.0 [updated September 2011]. The Cochrane Collaboration, 2011. Disponível em: https://handbook-5-1.cochrane.org/chapter_5/5_defining_the_review_question_and_developing_criteria_for.htm. Acessado em 2018 (25 out).

COMET Initiative. Disponível em: http://www.comet-initiative. org. Acessado em 2018 (25 out).

Williamson PR, Altman DG, Bagley H, et al. The COMET Handbook: version 1.0. Trials. 2017;18(Suppl 3):280. PMID: 28681707; doi: 10.1186/s13063-017-1978-4.

RAND Corporation. Delphi Method. Disponível em: http://www.rand.org/topics/delphi-method.html. Acessado em 2018 (25 mai).

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

1.
Pacheco RL, Latorraca C de OC, Oliveira R de Ávila, Carmo VS, Riera R. Iniciativa COMET. Escolhendo desfechos em ensaios clínicos randomizados. Diagn. tratamento. [Internet]. 5º de janeiro de 2019 [citado 18º de setembro de 2024];24(1):12-5. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/rdt/article/view/207

Edição

Seção

Medicina Baseada em Evidências