Busca em bases de dados eletrônicas da área da saúde

por onde começar

Autores

  • Carolina de Oliveira Cruz Latorraca Universidade Federal de São Paulo
  • Mayara Rodrigues Universidade Federal de São Paulo
  • Rafael Leite Pacheco Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Luiza Cabrera Martimbianco Universidade Federal de São Paulo
  • Rachel Riera Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Metodologia, medicina baseada em evidências, medical subject headings, bases de dados bibliográficas, ferramenta de busca

Resumo

Introdução: Com o crescimento contínuo das informações disponíveis na área da saúde, é fundamental que o profissional da saúde desenvolva habilidades e competências para realizar buscas de evidências cientificas. Objetivo: Apresentar as principais bases da área da saúde e os mecanismos de busca específicos para cada uma delas. Métodos: Estudo descritivo desenvolvido na Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Resultados: Este estudo apresentou os quatro passos do processo de busca em uma base de dados científica da área da saúde: (1) identificação da pergunta estruturada por meio dos acrônimos PICO/PECO, (2) escolha da base de dados (3) escolha e uso dos descritores em saúde apropriados para cada base (DeCS/MeSH/EMTREE) e (4) escolha e uso dos operadores booleanos (AND/OR/AND NOT). Conclusão: O processo de elaboração de uma estratégia de busca para bases de dados da área da saúde pode ser estruturado em quatro passos iniciais, que vão da identificação da pergunta estruturada ao uso dos operadores booleanos. Apropriar-se destes passos é fundamental para conseguir elaborar uma estratégia de busca adequada, capaz de recuperar os estudos de interesse e que abordem realmente a pergunta proposta.

Biografia do Autor

Carolina de Oliveira Cruz Latorraca, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga. Mestre e aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo.

Mayara Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo

Bibliotecária. Aluna do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo.

Rafael Leite Pacheco, Universidade Federal de São Paulo

Médico. Pesquisador do Centro Universitário São Camilo. Aluno do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo.

Ana Luiza Cabrera Martimbianco, Universidade Federal de São Paulo

Fisioterapeuta. Doutora e professora do Programa de Pós-graduação em Saúde e Meio Ambiente, Universidade Metropolitana de Santos. Aluna de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Baseada em Evidências, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Rachel Riera, Universidade Federal de São Paulo

Médica reumatologista. Doutora e professora adjunta da Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Referências

O’Connor D, Green S, Higgins JPT. Chapter 5: Defining the review question and developing criteria for including studies. In: Higgins JPT, Green S, editors. Cochrane Handbook of Systematic Reviews of Intervention Version 5.1.0. Disponível em: www.handbook.cochrane.org. Acessado em 2019 (29 jan).

Sampson M, McGowan J, Cogo E, et al. An evidence-based practice guideline for the peer review of electronic search strategies. J Clin Epidem. 2009;62(9):944-52. PMID: 19230612; doi: 10.1016/j.jclinepi.2008.10.012.

PubMed Help [Internet]. National Center for Biotechnology Information (US); 2005. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK3827/. Acessado em 2019 (29 jan).

Lefebvre C, Manheimer E, Glanville J: Chapter 6: searching for studies. In Higgins JPT, Green S, editors. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.1.0. Disponível em: www.handbook.cochrane.org. Acessado em 2019 (29 jan).

Downloads

Publicado

2019-04-07

Como Citar

1.
Latorraca C de OC, Rodrigues M, Pacheco RL, Martimbianco ALC, Riera R. Busca em bases de dados eletrônicas da área da saúde: por onde começar. Diagn. tratamento. [Internet]. 7º de abril de 2019 [citado 4º de maio de 2025];24(2):59-63. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/rdt/article/view/235

Edição

Seção

Medicina Baseada em Evidências