Percepção do paciente sobre a anestesia e o anestesiologista antes e depois do procedimento cirúrgico
Palavras-chave:
Anestesia, Ética, Cirurgia geral, Recursos humanos, Assistência perioperatóriaResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: A relação anestesiologista-paciente é estabelecida no pré-operatório e intraoperatório, oportunidades que proporcionam informações corretas sobre anestesia/anestesiologista, melhorando seus resultados. O objetivo foi avaliar a percepção dos pacientes sobre o anestesiologista antes da anestesia e se os cuidados anestésicos poderiam mudar essa percepção. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo prospectivo transversal com dados em 2007-2008, em hospital universitário terciário. MÉTODOS: Foram entrevistados 518 pacientes com 16 anos ou mais antes e depois da exposição à anestesia. Um questionário determinou as características do paciente e da percepção da anestesia/anestesiologista. RESULTADOS: Os pacientes tinham entre 16 e 89 anos e 59,8% possuíam ensino fundamental, 79,1% responderam que o anestesiologista é um médico especializado. O papel do anestesiologista foi associado à perda de consciência (35,5% pré-anestesia, 43,5% pós-anestesia), alívio de dor (29,7% pré-anestesia, 31,7% pós-anestesia), monitorização dos sinais vitais (17,6% pré-anestesia, 35% pós-anestesia; P < 0,05), e administração de medicamentos (10,8% pré-anestesia, 43,9% pós-anestesia; P < 0,05). O nível de confiança no médico foi considerado alto (82,2% e 89,8% no pré e pós-anestesia, respectivamente, P < 0,05) ou intermediário (5,8% e 6,6% no pré e pós-anestesia, respectivamente, P < 0,05). A assistência prestada pelo anestesiologista foi classificada como: elucidativa (52,8%), encorajadora (52,6%), indiferente (10,2%) e displicente (0,8%). CONCLUSÃO: A percepção sobre o papel do anestesiologista foi satisfatória, mas as melhorias nessa relação ainda são necessárias para se conseguirem melhores resultados. O atendimento anestésico foi importante para a informação, confiança e segurança do paciente sobre essa percepção. O anestesiologista não deve perder oportunidades de exercer excelentes cuidados profissionais para os pacientes, melhorando os resultados de sua anestesia e sua imagem.
Downloads
Referências
Atallah AN. Science, medical practice and ethics in the next millennium. Sao Paulo Med J. 1998;116(2):1649.
Shevde K, Panagopoulos G. A survey of 800 patients’ knowledge, attitudes, and concerns regarding anesthesia. Anesth Analg. 1991;73(2):190-8.
Duncan PG. The image of the anaesthetist. Eur J Anaesthesiol Suppl. 1993;7:3-7.
Lopes CA, Machado PRA, Castiglia YMM. O que pensa o paciente sobre o binômio anestesiologista-anestesia [What does the patient think about the binomial anesthesiologist-anesthesia]. Rev Bras Anestesiol. 1993;43(5):335-40.
Schaeffer RL, Mendenhall W, Ott L. Elementary Survey Sampling. 4th ed. California: Duxbury Press; 1990.
van Belle G, Fisher LD. Biostatistics: a methodology for the health sciences. New York: John Wiley; 1993.
Pereira MGA, Azevêdo ES. A relação médico-paciente em Rio Branco/ AC sob a ótica dos pacientes [Patient-physician relationship in Acre, Rio Branco, from the patient’s point of view]. Rev Assoc Med Bras (1992). 2005;51(3):153-7.
Zvara DA, Nelson JM, Brooker RF, et al. The importance of the postoperative anesthetic visit: do repeated visits improve patient satisfaction or physician recognition? Anesth Analg. 1996;83(4):793-7.
Hariharan S, Merritt-Charles L, Chen D. Patient perception of the role of anesthesiologists: a perspective from the Caribbean. J Clin Anesth. 2006;18(7):504-9.
Laffey JG, Coleman M, Boylan JF. Patients’ knowledge of perioperative care. Ir J Med Sci. 2000;169(2):113-8.
Soar Filho EJ. A interação médico-cliente [The client-doctor interaction]. Rev Assoc Med Bras (1992). 1998;44(1):35-42.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.