Competência narrativa em crianças deficientes auditivas e ouvintes

estudo transversal analítico

Autores

  • Alexandra Dezani Soares Universidade Federal de São Paulo
  • Bárbara Niegia Garcia de Goulart Universidade Federal de São Paulo
  • Brasilia Maria Chiari Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Perda auditiva, Narração, Transtornos da linguagem, Transtornos da comunicação, Patologia da fala e linguagem

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: A narrativa oral constitui elemento de avaliação do desenvolvimento lingüístico, entretanto, são escassos os dados padronizados para pacientes surdos. O objetivo foi comparar o uso das competências narrativas entre crianças deficientes auditivas e ouvintes. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal analítico no Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de São Paulo. MÉTODO: Foram avaliadas 21 crianças com deficiência auditiva de grau moderado a profundo bilateral (casos) e 21 crianças ouvintes sem alterações de linguagem (controles) pareadas por sexo, idade, grau de escolaridade e tipo de escola frequentada. Foi apresentada uma prancha com figuras em sequência lógico-temporal para cada criança, para elicitar uma narrativa, e foi medido o desempenho na estrutura da narrativa e coesão. Foram analisadas as frequências das variáveis, suas associações (teste de Mann-Whitney) e intervalos de confiança de 95%. RESULTADOS: As crianças surdas apresentaram desempenho pior, na estrutura da narrativa, uso de conjunções, medidas de coesão e pontuação geral da narrativa (P ≤ 0,05). Não houve diferença no número de proposições elaboradas e especificação de referentes nos dois grupos. Os surdos produziram maior proporção de proposições do tipo orientação (P = 0,001) e menor proporção dos tipos ações complicadoras (P = 0,015) e reação do personagem (P = 0,005). CONCLUSÃO: Os deficientes auditivos possuem alterações nos diferentes aspectos da linguagem, envolvendo forma, conteúdo e uso em relação a seus pares ouvintes. A competência narrativa também está relacionada ao tipo de escola e idade das crianças estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Dezani Soares, Universidade Federal de São Paulo

MSc. Speech-language pathologist, Hospital São Paulo, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brazil.

Bárbara Niegia Garcia de Goulart, Universidade Federal de São Paulo

PhD. Speech-language pathologist, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, and adjunct professor, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil.

Brasilia Maria Chiari, Universidade Federal de São Paulo

PhD. Full professor, Department of Speech-Hearing Sciences, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brazil.

Referências

Goulart BNG, Chiari BM. Prevalência de desordens de fala em escolares e fatores asso- ciados [Prevalence of speech disorders in schoolchildren and its associated factors]. Rev Saúde Pública = J Public Health. 2007;41(5):726-31.

Peña ED, Gillam RB, Malek M, et al. Dynamic assessment of school-age children´s narra- tive ability: an experimental investigation of classification accuracy. J Speech Lang Hear Res. 2006;49(5):1037-57.

Liles BZ. Cohesion in the narratives of normal and language-disordered children. J Speech Hear Res. 1985;28(1):123-33.

Norbury CF, Bishop DV. Narrative skills of children with communication impairments. Int J Lang Commun Disord. 2003;38(3):287-313.

Curenton SM, Justice LM. African American and Caucasian preschoolers’ use of decon- textualized language: literate language features in oral narratives. Lang Speech Hear Serv Sch. 2004;35(3):240-53.

Reilly J, Losh M, Bellugi U, Wulfeck B. “Frog, where are you?” Narratives in children with specific language impairment, early focal brain injury and Williams syndrome. Brain Lang. 2004;88(2):229-47.

Hay E, Moran C. Discourse formulation in children with closed head injury. Am J Speech Lang Pathol. 2005;14(4):324-36.

Fey ME, Catts HW, Proctor-Williams K, Tomblin JB, Zhang X. Oral and written story composition skills of children with language impairment. J Speech Lang Hear Res. 2004;47(6):1301-18.

Miilher LP, Ávila CRB. Variáveis lingüísticas e de narrativas no distúrbio de linguagem oral e escrita [Linguistic and narrative variables in oral and written language disorder]. Pró- Fono. 2006;18(2):177-88.

Sices L, Taylor HG, Freebairn L, Hansen A, Lewis B. Relationship between speech-sound disorders and early literacy skills in preschool-age children: impact of comorbid language impairment. J Dev Behav Pediatr. 2007;28(6):438-47.

Befi-Lopes DM, Bento ACP, Perissinoto J. Narração de histórias por crianças com distúrbio específico de linguagem [Narration of stories by children with specific language impair- ment]. Pró-fono. 2008;20(2):93-8.

Newman RM, McGregor KK. Teachers and laypersons discern quality differences be- tween narratives produced by children with or without SLI. J Speech Lang Hear Res. 2006;49(5):1022-36.

Nikolopoulos TP, Lloyd H, Starczewski H, Gallaway C. Using SNAP Dragons to monitor narrative abilities in young deaf children following cochlear implantation. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2003;67(5):535-41.

Nikolopoulos TP Archbold SM, Gregory S. Young deaf children with hearing aids or cochle- ar implants: early assessment package for monitoring progress. Int J Pediatr Otorhinola- ryngol. 2005;69(2):175-86.

Goulart BNG, Chiari BM. Testes de rastreamento x testes de diagnóstico: atualidades no contexto da atuação fonoaudiológica [Screening versus diagnostic tests: an update in the speech, language and hearing pathology practice]. Pró-Fono. 2007;19(2):223-32.

Costa MCM, Chiari BM. Verificação do desempenho de crianças deficientes auditivas oralizadas em teste de vocabulário [Verification of the performance of oralized hearing impaired children in a vocabulary test]. Pró-Fono. 2006;18(2):189-96.

Le Boeuf C. Raconte… 55 historiettes en images. Paris: L’Ecole; 1976.

Crosson J, Geers A. Analysis of narrative ability in children with cochlear implants. Ear Hear. 2001;22(5):381-94.

Soares AD, Chiari BM. Caracterização da narrativa oral de deficientes auditivos [Characterization of hearing-impairedïs oral narrative]. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2006;11(4):272-8.

Perroni MC. O desenvolvimento do discurso narrativo. 1a ed. São Paulo: Martins Fontes; 1992.

Chiari BM, Bragatto EL, Barbosa T, Strobilius R, Soares TCB. Avaliação da intencionalidade da comunicação em crianças deficientes auditivas e ouvintes entre 24 e 60 meses [Eva- luation of communicative intention and function in deaf and normally hearing children with ages between 24 and 60 months]. Pró-Fono. 2002;14(2):187-98.

Liles BZ. Episode organization and cohesive conjunctives in narratives of children with and without language disorder. J Speech Hear Res. 1987;30(2):185-96.

Spencer LJ, Barker BA, Tomblin JB. Exploring the language and literacy outcomes of pedia- tric cochlear implant users. Ear Hear. 2003;24(3):236-47.

Wake M, Poulakis Z, Hughes EK, Carey-Sargeant C, Rickards FW. Hearing impairment: a population study of age at diagnosis, severity, and language outcomes at 7-8 years. Arch Dis Child. 2005;90(3):238-44.

Moeller MP. Early intervention and language development in children who are deaf and hard of hearing. Pediatrics. 2000;106(3):E43.

Watkin P, McCann D, Law C, et al. Language ability in children with permanent hearing impairment: the influence of early management and family participation. Pediatrics. 2007;120(3):e694-701.

Yoshinaga-Itano C. Levels of evidence: universal newborn hearing screening (UNHS) and early hearing detection and intervention systems (EHDI). J Commun Disord. 2004;37(5):451-65.

Nicholas JG, Geers AE. Effects of early auditory experience on the spoken language of deaf children at 3 years of age. Ear Hear. 2006;27(3):286-98.

Yoshinaga-Itano C, Sedey AL, Coulter DK, Mehl AL. Language of early-and later-identified children with hearing loss. Pediatrics. 1998;102(5):1161-71.

Wang NM, Huang TS, Wu CM, Kirk KI. Pediatric cochlear implantation in Taiwan: long-term communication outcomes. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2007;71(11):1775-82.

Downloads

Publicado

2010-09-09

Como Citar

1.
Soares AD, Goulart BNG de, Chiari BM. Competência narrativa em crianças deficientes auditivas e ouvintes: estudo transversal analítico. Sao Paulo Med J [Internet]. 9º de setembro de 2010 [citado 15º de outubro de 2025];128(5):284-8. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1811

Edição

Seção

Artigo Original