Ensino médico em um hospital privado

perspectiva dos pacientes e acompanhantes

Autores

  • Arthur de Carvalho Jatobá e Sousa Universidade Católica de Brasília
  • Carolina da Rocha Machado Tajra Universidade Católica de Brasília
  • Rodolfo de Souza Coelho Universidade Católica de Brasília
  • Ciro Martins Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Ricardo Afonso Teixeira Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Estudantes de medicina, Educação médica, Hospitais privados, Satisfação do paciente, Questionários

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: O contato com pacientes tem implicações importantes na educação de estudantes de medicina. Estudos prévios revelam que pacientes em hospitais escola têm opiniões positivas sobre ensino médico. O objetivo foi avaliar a aceitação de ensino médico em um hospital privado não-universitário que planeja implementar um programa de ensino médico em futuro próximo. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal conduzido em hospital privado de 200 leitos, em Brasília. MÉTODOS: Em Brasília entre março e abril de 2005, foram aplicados questionários a pacientes e acompanhantes em três diferentes seções do hospital: unidade de terapia intensiva, enfermaria e sala de espera do pronto-socorro. RESULTADOS: O questionário foi respondido por 209 voluntários. A maioria, 178 (85%), permitiria a presença do estudante de medicina durante a consulta e dentre estes, 102 (57%) gostariam da presença do estudante. A aceitação à presença de estudantes foi maior em voluntários do sexo masculino (homens 93%; mulheres 81%; P = 0,026). Os voluntários da unidade de terapia intensiva foram os que mais gostariam da presença do estudante quando comparados aos outros dois grupos (enfermaria 48%; pronto-socorro 49%; unidade de terapia intensiva 74%; P = 0,011). CONCLUSÕES: Estudantes de medicina são não apenas bem aceitos, mas também desejados por muitos pacientes e acompanhantes durante consultas médicas. Esses achados podem ter grande valor para o plano de implementação de um programa de ensino médico em um hospital privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur de Carvalho Jatobá e Sousa, Universidade Católica de Brasília

Medical student at the Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brazil.

Carolina da Rocha Machado Tajra, Universidade Católica de Brasília

Medical student at the Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brazil.

Rodolfo de Souza Coelho, Universidade Católica de Brasília

MD. Physician and former medical student at the Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brazil.

Ciro Martins Gomes, Universidade Católica de Brasília

MD. Physician and former medical student at the Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brazil.

Ricardo Afonso Teixeira, Universidade Católica de Brasília

MD, PhD. Professor at the Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brazil.

Referências

Benson J, Quince T, Hibble A, Fanshawe T, Emery J. Impact on patients of expanded, general practice based, student teaching: observational and qualitative study. BMJ. 2005;331(7508):89.

O’Flynn N, Spencer J, Jones R. Consent and confidentiality in teaching in general practice: survey of patients’ views on presence of students. BMJ. 1997;315(7116):1142.

Cooke F, Galasko G, Ramrakha V, Richards D, Rose A, Watkins J. Medical students in general practice: how do patients feel? Br J Gen Pract. 1996;46(407):361-2.

Erdfelder E, Faul F, Buchner A. GPOWER: A general power analysis program. Behavior Re- search Methods, Instruments & Computers 1996;28(1):1-11. Available from: http://www. psychonomic.org/search/view.cgi?id=321. Accessed in 2009 (13 Mar).

Grayson MS, Klein M, Lugo J, Visintainer P. Benefits and costs to community-based phy- sicians teaching primary care to medical students. J Gen Intern Med. 1998;13(7): 485-8.

Kupersmith J. Quality of care in teaching hospitals: a literature review. Acad Med. 2005;80(5):458-66.

Haffling AC, Håkansson A. Patients consulting with students in general practice: survey of patients’ satisfaction and their role in teaching. Med Teach. 2008;30(6):622-9.

Downloads

Publicado

2009-03-03

Como Citar

1.
Sousa A de CJ e, Tajra C da RM, Coelho R de S, Gomes CM, Teixeira RA. Ensino médico em um hospital privado: perspectiva dos pacientes e acompanhantes. Sao Paulo Med J [Internet]. 3º de março de 2009 [citado 15º de outubro de 2025];127(2):101-4. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1855

Edição

Seção

Breve Comunicado