Maus-tratos em um ambiente acadêmico e percepção sobre o curso entre estudantes de medicina em São Paulo, Brasil

um estudo transversal

Autores

  • Maria Fernanda Tourinho Peres Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Fernanda Babler Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Juliana Naomy Lacerda Arakak Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Irene Yamamoto do Vale Quaresma Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Abraão Deyvid Alves de Lima Barreto Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Andréa Tenório Correia da Silva Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • José Eluf-Neto Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Violações dos direitos humanos, Agressão, Comportamento social, Bullying, Estudantes de medicina, Educação médica

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: Altas prevalências de maus-tratos entre estudantes de medicina vêm sendo descritas na literatura internacional desde a década de 1980. Estudos sobre a gravidade e recorrência da vitimização e seus efeitos na percepção dos alunos sobre o curso médico são escassos. Este estudo tem por objetivo estimar a prevalência de exposição a maus-tratos considerados graves e recorrentes e sua associação com a percepção dos estudantes de medicina sobre o curso médico. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em uma escola médica em São Paulo, Brasil. Trezentos e dezessete estudantes do primeiro ao sexto ano responderam ao questionário online. RESULTADOS: Foram encontradas altas prevalências de maus-tratos durante o curso. Dois terços dos estudantes consideraram os maus-tratos graves e cerca de um terço referiu vitimização recorrente. A ocorrência de maus-tratos considerados graves pelos estudantes esteve associada a sentimento de sobrecarga e desejo de abandonar o curso médico. CONCLUSÃO: A ocorrência de maus-tratos no ambiente acadêmico é frequente no Brasil. Os resultados sugerem que os maus-tratos percebidos como graves podem afetar negativamente a percepção dos estudantes sobre o curso

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Tourinho Peres, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD, MSc, PhD. Professor, Department of Preventive Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.

Fernanda Babler, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Medical Student, Undergraduate Research Training Program, Department of Preventive Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.

Juliana Naomy Lacerda Arakak, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Medical Student, Undergraduate Research Training Program, Department of Preventive Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.

Irene Yamamoto do Vale Quaresma, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Medical Student, Undergraduate Research Training Program, Department of Preventive Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.

Abraão Deyvid Alves de Lima Barreto, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Medical Student, Undergraduate Research Training Program, Department of Preventive Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.

Andréa Tenório Correia da Silva, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD, MSc. Doctoral Student, Postgraduate Program on Preventive Medicine, Department of Preventive Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.

José Eluf-Neto, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD, MSc, PhD. Full Professor, Department of Preventive Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brazil.

Referências

Baldwin DC Jr, Daugherty SR, Eckenfels EJ. Student perceptions of mistreatment and harassment during medical school. A survey of ten United States schools. West J Med. 1991;155(2):140-5.

Mangus RS, Hawkins CE, Miller MJ. Prevalence of harassment and discrimination among 1996 medical school graduates: a survey of eight US schools. JAMA. 1998;280(9):851-3.

Maida AM, Vásquez A, Herskovic V, et al. A report on student abuse during medical training. Med Teach. 2003;25(5):497-501.

Rautio A, Sunnari V, Nuutinen M, Laitala M. Mistreatment of university students most common during medical studies. BMC Med Educ. 2005;5:36.

Frank E, Carrera JS, Stratton T, Bickel J, Nora LM. Experiences of belittlement and harassment and their correlates among medical students in the United States: longitudinal survey. BMJ. 2006;333(7570):682.

Ahmer S, Yousafzai AW, Bhutto N, et al. Bullying of medical stu- dents in Pakistan: a cross-sectional questionnaire survey. PLoS One. 2008;3(12):e3889.

Heru A, Gagne G, Strong D. Medical student mistreatment results in symptoms of posttraumatic stress. Acad Psychiatry. 2009;33(4):302-6.

Paredes OL, Sanabria-Ferrand PA, González-Quevedo LA, Moreno Realphe SP. Bullying en las facultades de medicina colombianas: mito o realidad [Bullying in Colombian medicine faculties: myth or reality]. Rev Med. 2010;18(2):161-72.

Alzahrani HA. Bullying among medical students in a Saudi medical school. BMC Res Notes. 2012;5:335.

Gágyor I, Hilbert N, Chenot JF, et al. Frequency and perceived severity of negative experiences during medical education in Germany-- results of an online-survery of medical students. GMS Z Med Ausbild. 2012;29(4):Doc55.

Timm A. ‘It would not be tolerated in any other profession except medicine’: survey reporting on undergraduates’ exposure to bullying and harassment in their first placement year. BMJ Open. 2014;4(7):e005140.

Owoaje ET, Uchendu OC, Ige OK. Experiences of mistreatment among medical students in a university in south west Nigeria. Niger J Clin Pract. 2012;15(2):214-9.

Snadden D. Student health and abuse: what is going on out there? Med Teach. 2003;25(5):461-2.

Fried JM, Vermillion M, Parker NH, Uijtdehaage S. Eradicating medical student mistreatment: a longitudinal study of one institution’s efforts. Acad Med. 2012;87(9):1191-8.

Sheehan KH, Sheehan D V, White K, Leibowitz A, Baldwin DC Jr. A pilot study of medical student‘abuse’. Student perceptions of mistreatment and misconduct in medical school. JAMA. 1990;263(4):533-7.

Rosenberg DA. Medical student abuse. An unnecessary and preventable cause of stress. JAMA. 1984;251(6):739-42.

Richman JA, Flaherty JA, Rospenda KM, Christensen ML. Mental health consequences and correlates of reported medical student abuse. JAMA. 1992;267(5):692-4.

Haglund MEM, aan het Rot M, Cooper NS, et al. Resilience in the third year of medical school: a prospective study of the associations between stressful events occurring during clinical rotations and student well-being. Acad Med. 2009;84(2):258-68.

Cook AF, Arora VM, Rasinski KA, Curlin FA, Yoon JD. The prevalence of medical student mistreatment and its association with burnout. Acad Med. 2014;89(5):749-54.

Haviland MG, Yamagata H, Werner LS, et al. Student mistreatment in medical school and planning a career in academic medicine. Teach Learn Med. 2014;23(3):231-7.

Harris PA, Taylor R, Thielke R, et al. Research electronic data capture (REDCap)--a metadata-driven methodology and workflow process for providing translational research informatics support. J Biomed Inform. 2009;42(2):377-81.

Wyatt JC. When to use web-based surveys. J Am Med Inform Assoc. 2000;7(4):426-9.

Sheehan KB. E-mail survey response rates: a review. Journal of Computer-Medianted Communication. 2006;6(2). Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1083-6101.2001.tb00117.x/full. Accessed in 2015 (Nov 13).

Fnais N, Soobiah C, Chen MH, et al. Harassment and discrimination in medical training: a systematic review and meta-analysis. Acad Med. 2014;89(5):817-27.

Kay J. Traumatic deidealization and the future of medicine. JAMA. 1990;263(4):572-3.

West CP, Shanafelt TD. The influence of personal and environmental factors on professionalism in medical education. BMC Med Educ. 2007;7:29.

Guthrie E, Black D, Bagalkote H, et al. Psychological stress and burnout in medical students: a five-year prospective longitudinal study. J R Soc Med. 1998;91(5):237-43.

Costa EF, Santos SA, Santos AT, Melo EV, Andrade TM. Burnout Syndrome and associated factors among medical students: a cross- sectional study. Clinics (Sao Paulo). 2012;67(6):573-80.

Dyrbye LN, Thomas MR, Eacker A, et al. Race, ethnicity, and medical student well-being in the United States. Arch Intern Med. 2007;167(19):2103-9.

Dyrbye LN, Thomas MR, Shanafelt TD. Systematic review of depression, anxiety, and other indicators of psychological distress among U.S. and Canadian medical students. Acad Med. 2006;81(4):354-73.

Goebert D, Thompson D, Takeshita J, et al. Depressive symptoms in medical students and residents: a multischool study. Acad Med. 2009;84(2):236-41.

Jamali A, Tofangchiha S, Jamali R, et al. Medical students’ health- related quality of life: roles of social and behavioural factors. Med Educ. 2013;47(10):1001-12.

Roberts LW. Understanding depression and distress among medical students. JAMA. 2010;304(11):1231-3.

Schwenk TL, Davis L, Wimsatt LA. Depression, stigma, and suicidal ideation in medical students. JAMA. 2010;304(11):1181-90.

Dyrbye LN, Massie FS Jr, Eacker A, et al. Relationship between burnout and professional conduct and attitudes among US medical students. JAMA. 2010;304(11):1173-80.

Thomas MR, Dyrbye LN, Huntington JL, et al. How do distress and well-being relate to medical student empathy? A multicenter study. J Gen Intern Med. 2007;22(2):177-83.

Brasil. Ministérioda Educação. Conselho Nacionalde Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução no 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medici- na e dá outras Providências. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rc-es003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. Acessed in 2015 (Nov 13).

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

1.
Peres MFT, Babler F, Arakak JNL, Quaresma IY do V, Barreto ADA de L, Silva ATC da, Eluf-Neto J. Maus-tratos em um ambiente acadêmico e percepção sobre o curso entre estudantes de medicina em São Paulo, Brasil: um estudo transversal. Sao Paulo Med J [Internet]. 7º de abril de 2016 [citado 15º de outubro de 2025];134(2):130-7. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1007

Edição

Seção

Artigo Original