Teste de concordância de script nas escolas médicas no Brasil

possibilidades e limitações

Autores

  • Alexandre Roberti Universidade Federal de Goiás
  • Maria do Rosário Ferraz Roberti Universidade Federal de Goiás
  • Edna Regina Silva Pereira Universidade Federal de Goiás
  • Nilce Maria da Silva Campos Costa Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Estudantes de medicina, Educação médica, Currículo, Cognição

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: O uso rotineiro do teste de concordância de script (SCT) não é comum nas universidades brasileiras. Este estudo objetiva analisar a aplicação do SCT na graduação em medicina de uma universidade brasileira. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo quantitativo, analítico e descritivo na faculdade de medicina de uma universidade brasileira. MÉTODOS: Participaram 159/550 acadêmicos. O teste possuía dez casos clínicos em Medicina Interna, cada caso com cinco itens, classificados em uma escala de Likert de cinco pontos. O teste foi corrigido conforme gabarito validado por um painel de referência. RESULTADOS: Na fase pré-clínica, a média foi 51,6% e, na fase clínica, 63,4% da nota máxima. Comparando a média das respostas entre todos os anos, obteve-se diferença significante em 40% dos itens. O painel demarcou todas as possiblidades em cinco itens e em um item todos marcaram uma resposta. O índice alfa de Cronbach foi de 0,64. Demonstramos que os mais graduados obtiveram desempenho melhor. A construção de um SCT com questões discriminativas não foi fácil. O índice de confiabilidade baixo pode ter acontecido por: a) problemas na construção das questões; b) limitações do painel de referência; c) sistema de pontuação. CONCLUSÕES: O instrumento é de grande dificuldade de construção, aplicação e correção. Essas dificuldades podem inviabilizar a sua aplicação como método de avaliação em unidades com recursos limitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Roberti, Universidade Federal de Goiás

MD, MSc. Assistant Professor, School of Medicine, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brazil.

Maria do Rosário Ferraz Roberti, Universidade Federal de Goiás

MD, PhD. Associate Professor, School of Medicine, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brazil.

Edna Regina Silva Pereira, Universidade Federal de Goiás

MD, PhD. Associate Professor, School of Medicine, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brazil.

Nilce Maria da Silva Campos Costa, Universidade Federal de Goiás

RD, PhD. Associate Professor, School of Nutrition, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brazil.

Referências

Piovezan RD, Custódio O, Cendoroglo MS, Batista NA. Teste de concordância de scripts: uma proposta para a avaliação do raciocínio clínico em contextos de incerteza [Script concordance test: an approach to the evaluation of clinical reasoning in uncertain contexts]. Rev Bras Educ Med. 2010;34(1):5-12.

Fournier JP, Demeester A, Charlin B. Script concordance tests: guidelines for construction. BMC Med Inform Decis Mak. 2008;8:18.

Kreiter CD, Bergus G. The validity of performance-based measures of clinical reasoning and alternative approaches. Med Educ. 2009;43(4):320-5.

Lineberry M, Kreiter CD, Bordage G. Threats to validity in the use and interpretation of script concordance test scores. Med Educ. 2013;47(12):1175-83.

Aldekhayel SA, Alselaim NA, Magzoub ME, et al. Constructing a question bank based on script concordance approach as a novel assessment methodology in surgical education. BMC Med Educ. 2012;12:100.

Bland AC, Kreiter CD, Gordon JA. The psychometric properties of five scoring methods applied to the script concordance test. Acad Med. 2005;80(4):395-9.

Charlin B, Gagnon R, Pelletier J, et al. Assessment of clinical reasoning in the context of uncertainty: the effect of variability within the reference panel. Med Educ. 2006;40(9):848-54.

Duggan P, Charlin B. Summative assessment of 5th year medical students’ clinical reasoning by Script Concordance Test: requirements and challenges. BMC Med Educ. 2012;12:29.

Groves M, Dick ML, McColl G, Bilszta J. Analysing clinical reasoning characteristics using a combined methods approach. BMC Med Educ. 2013;13:144.

Humbert AJ, Johnson MT, Miech E, et al. Assessment of clinical reasoning: A Script Concordance test designed for pre-clinical medical students. Med Teach. 2011;33(6):472-7.

Nouh T, Boutros M, Gagnon R, et al. The script concordance test as a measure of clinical reasoning: a national validation study. Am J Surg. 2012;203(4):530-4.

Sibert L, Charlin B, Corcos J, et al. Stability of clinical reasoning assessment results with the Script Concordance test across two different linguistic, cultural and learning environments. Med Teach. 2002;24(5):522-7.

Sibert L, Darmoni SJ, Dahamna B, et al. On line clinical reasoning assessment with Script Concordance test in urology: results of a French pilot study. BMC Med Educ. 2006;6:45.

Brailovsky C, Charlin B, Beausoleil S, Coté S, Van der Vleuten C. Measurement of clinical reflective capacity early in training as a predictor of clinical reasoning performance at the end of residency: an experimental study on the script concordance test. Med Educ. 2001;35(5):430-6.

Collard A, Gelaes S, Vanbelle S, et al. Reasoning versus knowledge retention and ascertainment throughout a problem-based learning curriculum. Med Educ. 2009;43(9):854-65.

Lubarsky S, Charlin B, Cook DA, Chalk C, van der Vleuten CPM. Script concordance testing: a review of published validity evidence. Med Educ. 2011;45(4):329-38.

Cronbach L. Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika. 1951;16(3):297-334. Available from: http://kttm. hoasen.edu.vn/sites/default/files/2011/12/22/cronbach_1951_ coefficient_alpha.pdf. Accessed in 2015 (Sep 8).

Gagnon R, Charlin B, Coletti M, Sauvé E, van der Vleuten C. Assessment in the context of uncertainty: how many members are needed on the panel of reference of a script concordance test? Med Educ. 2005;39(3):284-91.

Downloads

Publicado

2016-04-07

Como Citar

1.
Roberti A, Roberti M do RF, Pereira ERS, Costa NM da SC. Teste de concordância de script nas escolas médicas no Brasil: possibilidades e limitações. Sao Paulo Med J [Internet]. 7º de abril de 2016 [citado 15º de outubro de 2025];134(2):116-20. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1011

Edição

Seção

Artigo Original