Desenvolvimento do raciocínio clínico na graduação médica em uma universidade brasileira
Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Estudantes de medicina, Educação médica, Currículo, CogniçãoResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: Tem-se compreensão parcial dos processos cognitivos relacionados ao desenvolvimento do raciocínio clínico, o que justifica as dificuldades no ensino dessa competência nos cursos de medicina. Este estudo tem como objetivo compreender como se desenvolve o raciocínio clínico em acadêmicos de medicina. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Pesquisa descritiva exploratória quantitativa e qualitativa, realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. MÉTODOS: A técnica de grupos focais foi utilizada entre 40 acadêmicos, que participaram de cinco grupos focais, com oito acadêmicos de cada ano, do primeiro ao quinto ano do curso médico. O material foi submetido a análise de conteúdo por categorias, posteriormente quantificado e submetido a análise estatística descritiva e teste de qui-quadrado para estatística inferencial. RESULTADOS: O conteúdo das falas dos participantes foi dividido em duas categorias: raciocínio clínico — na fase pré-clínica, o raciocínio clínico é baseado no conhecimento das disciplinas básicas e, na fase clínica, há uma mudança para o reconhecimento de padrões; conhecimento das disciplinas básicas — 80,6% percebem sua utilização, porém assinalam que o usam apenas em casos difíceis. CONCLUSÃO: Na fase pré-clínica, em uma escola médica com currículo tradicional, o raciocínio clínico é dependente dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas básicas e, na fase clínica, passa para o reconhecimento de padrões.
Downloads
Referências
Donnon T, Violato C. Medical students’ clinical reasoning skills as a function of basic science achievement and clinical competency measures: a structural equation model. Acad Med. 2006;81(10 Suppl):S120-3.
Fuks A, Boudreau JD, Cassell EJ. Teaching clinical thinking to first-year medical students. Med Teach. 2009;31(2):105-11.
Charlin B, Lubarsky S, Millette B, et al. Clinical reasoning processes: unravelling complexity through graphical representation. Med Educ. 2012;46(5):454-63.
Loftus S. Rethinking clinical reasoning: time for a dialogical turn. Med Educ. 2012;46(12):1174-8.
Groves M. Understanding clinical reasoning: the next step in working out how it really works. Med Educ. 2012;46(5):444-6.
Graber ML, Tompkins D, Holland JJ. Resources medical students use to derive a differential diagnosis. Med Teach. 2009;31(6):522-7.
Collard A, Gelaes S, Vanbelle S, et al. Reasoning versus knowledge retention and ascertainment throughout a problem-based learning curriculum. Med Educ. 2009;43(9):854-65.
Norman G. Research in clinical reasoning: past history and current trends. Med Educ. 2005;39(4):418-27.
Aldekhayel SA, Alselaim NA, Magzoub ME, et al. Constructing a question bank based on script concordance approach as a novel assessment methodology in surgical education. BMC Med Educ. 2012;12:100.
Schmidt HG, Norman GR, Boshuizen HP. A cognitive perspective on medical expertise: theory and implication. Acad Med. 1990;65(10):611-21.
Sibert L, Charlin B, Corcos J, et al. Stability of clinical reasoning assessment results with the Script Concordance test across two different linguistic, cultural and learning environments. Med Teach. 2002;24(5):522-7.
Croskerry P. A universal model of diagnostic reasoning. Acad Med. 2009;84(8):1022-8.
Charlin B, Tardif J, Boshuizen HP. Scripts and medical diagnostic knowledge: theory and applications for clinical reasoning instruction and research. Acad Med. 2000;75(2):182-90.
Kassirer JP. Teaching clinical reasoning: case-based and coached. Acad Med. 2010;85(7):1118-24.
Charlin B, Boshuizen HP, Custers EJ, Feltovich PJ. Scripts and clinical reasoning. Med Educ. 2007;41(12):1178-84.
Audétat MC, Laurin S, Sanche G, et al. Clinical reasoning difficulties: a taxonomy for clinical teachers. Med Teach. 2013;35(3):e984-9.
Chamberland M, St-Onge C, Setrakian J, et al. The influence of medical students’ self-explanations on diagnostic performance. Med Educ. 2011;45(7):688-95.
Woolley A, Kostopoulou O. Clinical intuition in family medicine: more than first impressions. Ann Fam Med. 2013;11(1):60-6.
Silva GAR. O processo de tomada de decisão na prática clínica: a medicina como estado da arte [The decision making process in clinical practice: medicine as a state of the art practice]. Rev Soc Bras Clin Med. 2013;11(1):75-9.
Réa-Neto A. Raciocínio clínico − o processo de decisão diagnóstica e terapêutica [Clinical reasoning - the diagnostic and therapeutic decision process]. Rev Assoc Med Bras (1992). 1998;44(4):301-11.
Ahopelto I, Mikkilä-Erdmann M, Olkinuora E, Kääpä P. A follow-up study of medical students’ biomedical understanding and clinical reasoning concerning the cardiovascular system. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2011;16(5):655-68.
Carneiro AV. O raciocínio clínico. Qual a sua natureza? Pode ensinar- se? Revista Portuguesa de Cardiologia. 2003;22(3):433-43. Available from: http://www.spc.pt/dl/rpc/artigos/461.pdf. Accessed in 2015 (Sep 8).
Brailovsky C, Charlin B, Beausoleil S, Coté S, Van der Vleuten C. Measurement of clinical reflective capacity early in training as a predictor of clinical reasoning performance at the end of residency: an experimental study on the script concordance test. Med Educ. 2001;35(5):430-6.
Mamede S, Schmidt HG, Penaforte JC. Effects of reflective practice on the accuracy of medical diagnoses. Med Educ. 2008;42(5):468-75.
Cooke M, Irby DM, Sullivan W, Ludmerer KM. American medical education 100 years after the Flexner report. N Engl J Med. 2006;355(13):1339-44.
Piovezan RD, Custódio O, Cendoroglo MS, Batista NA. Teste de concordância de scripts: uma proposta para a avaliação do raciocínio clínico em contextos de incerteza [Script concordance test: an approach to the evaluation of clinical reasoning in uncertain contexts]. Rev Bras Educ Méd. 2010;34(1):5-12.
Fournier JP, Demeester A, Charlin B. Script concordance tests: guidelines for construction. BMC Med Inform Decis Mak. 2008;8:18.
Dory V, Gagnon R, Vanpee D, Charlin B. How to construct and implement script concordance tests: insights from a systematic review. Med Educ. 2012;46(6):552-63.
Linn A, Khaw C, Kildea H, Tonkin A. Clinical reasoning - a guide to improving teaching and practice. Aust Fam Physician. 2012;41(1- 2):18-20.
Sibert L, Darmoni SJ, Dahamna B, et al. On line clinical reasoning assessment with Script Concordance test in urology: results of a French pilot study. BMC Med Educ. 2006;6:45.
Nouh T, Boutros M, Gagnon R, et al. The script concordance test as a measure of clinical reasoning: a national validation study. Am J Surg. 2012;203(4):530-4.
Bloom BS, Krathwohl DR, Masia BB. Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals: Longman; 1984.
Ferraz APCM, Belhot RV. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais [Bloom’s taxonomy and its adequacy to define instructional objective in order to obtain excellence in teaching]. Gest Prod. 2010;17(2):421-31.
Boshuizen HPA, Schmidt HG. On the role of biomedical knowledge in clinical reasoning by experts, intermediates and novices. Cognitive Science. 1992;16(2):153-84. Available from: http://csjarchive.cogsci.rpi.edu/1992v16/i02/p0153p0184/MAIN.PDF. Accessed in 2015 (Sep 8).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.