Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianças com síndrome da respiração oral
estudo transversal analítico
Palavras-chave:
Respiração bucal, Memória de curto prazo, Cognição, Baixo rendimento escolar, Saúde públicaResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: A síndrome da respiração oral é muito comum em crianças em idade escolar, e está possivelmente relacionada a dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar. Neste estudo, investigamos memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianças com respiração nasal e oral. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal analítico com grupo controle realizado em hospital uni-versitário público. MÉTODOS: 42 crianças (média = 8,7 anos) identificadas com respiração oral foram comparadas a um grupo controle (média = 8,4 anos) e pareadas por idade e escolaridade. Todos os participantes foram submetidos a entrevista clínica, audiometria tonal, avaliação otorrinolaringológica e avaliação cognitiva da memória operacional fonológica (números e pseudopalavras), compreensão de leitura e aritmética. RESULTADOS: Crianças com respiração oral tiveram desempenho significativamente inferior ao de respi-radores nasais em compreensão de leitura (P = 0,006), aritmética (P = 0,025) e memória operacional para pseudopalavras (P = 0,002), mas não para números (P = 0,76). CONCLUSÕES: Crianças com respiração oral apresentam baixo rendimento escolar e menor memória operacional fonológica em comparação ao grupo controle. Professores e profissionais da saúde devem atentar para a associação da respiração oral com a saúde física e cognitiva das crianças.
Downloads
Referências
Abreu RR, Rocha RL, Lamounier JA, Guerra, AF. Prevalence of mouth breathing among children. J Pediatr (Rio J). 2008;84(5):467-70.
Felcar JM, Bueno IR, Massan AC, Torezan RP, Cardoso JR. Prevalência de respiradores bucais em crianças de idade escolar [Prevalence of mouth breathing in children from an elementary school]. Cienc Saude Colet. 2010;15(2):437-44.
Abreu RR, Rocha RL, Lamounier JA, Guerra AF. Etiology, clinical manifestations and concurrent findings in mouth-breathing children. J Pediatr (Rio J). 2008;84(6):529-35.
Corrêa EC, Bérzin F. Mouth Breathing Syndrome: cervical muscles recruitment during nasal inspiration before and after respiratory and postural exercises on Swiss Ball. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2008;72(9):1335-43.
Faria PT, de Oliveira Ruellas AC, Matsumoto MA, Anselmo-Lima WT, Pereira FC. Dentofacial morphology of mouth breathing children. Braz Dent J. 2002;13(2):129-32.
Valera FC, Travitzki LV, Mattar SE, et al. Muscular, functional and orthodontic changes in pre school children with enlarged adenoids and tonsils. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2003;67(7):761-70.
Pereira FC, Motonaga SM, Faria PM, et al. Avaliação cefalométrica e miofuncional em respiradores bucais [Myofunctional and cephalometric evaluation of mouth breathers]. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. 2001;67(1):43-9. Available from: http:// www.bjorl.org/conteudo/acervo/acervo.asp?id=2724. Accessed in 2014 (Mar 13).
Conti PB, Sakano E, Ribeiro MA, Schivinski CI, Ribeiro JD. Assessment of the body posture of mouth-breathing children and adolescents. J Pediatr (Rio J). 2011;87(4):357-63.
Krakauer LH, Guilherme A. Relationship between mouth breathing and postural alterations of children: a descriptive analysis. Int J Orofacial Myology. 2000;26:13-23.
Silveira WD, Mello FC, Guimarães FS, Menezes SL. Postural alterations and pulmonary function of mouth-breathing children. Braz J Otorhinolaryngol. 2010;76(6):683-6.
Milanesi JM, Borin G, Corrêa EC, et al. Impact of the mouth breathing occurred during childhood in the adult age: biophotogrammetric postural analysis. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2011;75(8):999-1004.
Ziliotto KN, dos Santos MF, Monteiro VG, et al. Auditory processing assessment in children with obstructive sleep apnea syndrome. Braz Otorhinolaryngol. 2006;72(3):321-7.
Arévalo RT, Weckx LLM. Characterization of the voice of children with mouth breathing caused by four different etiologies using perceptual and acoustic analyses. Einstein. 2005;3(3):169-73. Available from: http://apps.einstein.br/revista/biblioteca/artigos/vol3/num_3/Vol3_ N3_P169.pdf. Accessed in 2014 (Mar 13).
Tavares JG, Silva EHAA. Considerações teóricas sobre a relação entre respiração oral e disfonia: (revisão) [Theoretical considerations on the relationship between mouth breathing and dysphonia]. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2008;13(4):405-10.
de Lábio RB, Tavares EL, Alvarado RC, Martins RH. Consequences of chronic nasal obstruction on the laryngeal mucosa and voice quality of 4- to 12-year-old children. J Voice. 2012;26(4):488-92.
Bourke R, Anderson V, Yang JS, et al. Cognitive and academic functions are impaired in children with all severities of sleep-disordered breathing. Sleep Med. 2011;12(4):489-96.
Sahin U, Ozturk O, Ozturk M, et al. Habitual snoring in primary school children: prevalence and association with sleep-related disorders and school performance. Med Princ Pract. 2009;18(6):458-65.
Suratt PM, Barth JT, Diamond R, et al. Reduced time in bed and obstructive sleep-disordered breathing in children are associated with cognitive impairment. Pediatrics. 2007;119(2):320-9.
Gathercole SE, Alloway TP, Willis C, Adams AM. Working memory in children with reading disabilities. J Exp Child Psychol. 2006;93(3):265-81.
Carretti B, Borella E, Cornoldi C, De Beni R. Role of working memory in explaining the performance of individuals with specific reading comprehension difficulties: A meta-analysis. Learning and Individual Differences. 2009;19(2):246-51. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1041608008001064. Accessed in 2014 (Mar 13).
Andersson U. The contribution of working memory to children’s mathematical word problem solving. Applied Cognitive Psychology. 2007;21(9):1201-16. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/ doi/10.1002/acp.1317/abstract. Accessed in 2014 (Mar 13).
Berg DH. Working memory and arithmetic calculation in children: the contributory roles of processing speed, short-term memory, and reading. J Exp Child Psychol. 2008;99(4):288-308.
Brodsky L, Koch RJ. Anatomic correlates of normal and diseased adenoids in children. Laryngoscope. 1992;102(11):1268-74.
Capovilla FC, Viggiano KQ, Capovilla AGS, et al. Como avaliar o desenvolvimento da compreensão de leitura de sentenças em surdos do Ensino Fundamental ao Médio, e analisar o processamento sintático para extração de significado: Versão original validada e normatizada do Teste de Competência de Leitura de Sentenças. In: Capovilla FC, Raphael WD, eds. Enciclopédia da Língua de Sinais Brasileira: o mundo do surdo em Libras. Família e relações familiares e casa. São Paulo: Edusp; 2005. p. 405-849.
Stein LM. TDE: teste de desempenho escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo; 1994.
Bogossian MADS, Santos MJ. Adaptação brasileira: teste Illinois de habilidades psicolingüísticas. Florianópolis: Tamasa; 1977.
Kessler TM. Estudo da memória operacional em pré-escolares [dissertation]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.