Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianças com síndrome da respiração oral

estudo transversal analítico

Autores

  • Rita Cristina Sadako Kuroishi Universidade de São Paulo (USP)
  • Ricardo Basso Garcia Universidade de São Paulo (USP)
  • Fabiana Cardoso Pereira Valera Universidade de São Paulo (USP)
  • Wilma Terezinha Anselmo-Lima Universidade de São Paulo (USP)
  • Marisa Tomoe Hebihara Fukuda Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Respiração bucal, Memória de curto prazo, Cognição, Baixo rendimento escolar, Saúde pública

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: A síndrome da respiração oral é muito comum em crianças em idade escolar, e está possivelmente relacionada a dificuldades de aprendizagem e baixo rendimento escolar. Neste estudo, investigamos memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianças com respiração nasal e oral. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal analítico com grupo controle realizado em hospital uni-versitário público. MÉTODOS: 42 crianças (média = 8,7 anos) identificadas com respiração oral foram comparadas a um grupo controle (média = 8,4 anos) e pareadas por idade e escolaridade. Todos os participantes foram submetidos a entrevista clínica, audiometria tonal, avaliação otorrinolaringológica e avaliação cognitiva da memória operacional fonológica (números e pseudopalavras), compreensão de leitura e aritmética. RESULTADOS: Crianças com respiração oral tiveram desempenho significativamente inferior ao de respi-radores nasais em compreensão de leitura (P = 0,006), aritmética (P = 0,025) e memória operacional para pseudopalavras (P = 0,002), mas não para números (P = 0,76). CONCLUSÕES: Crianças com respiração oral apresentam baixo rendimento escolar e menor memória operacional fonológica em comparação ao grupo controle. Professores e profissionais da saúde devem atentar para a associação da respiração oral com a saúde física e cognitiva das crianças.

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Biografia do Autor

Rita Cristina Sadako Kuroishi, Universidade de São Paulo (USP)

BSc, MSc. Speech Therapist, Department of Ophthalmology, Otolaryngology and Head and Neck Surgery, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil

Ricardo Basso Garcia, Universidade de São Paulo (USP)

BA, MA, PhD. Collaborator in the Department of Psychology, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil.

Fabiana Cardoso Pereira Valera, Universidade de São Paulo (USP)

MD, MSc, PhD. Professor, Department of Ophthalmology, Otolaryngology and Head and Neck Surgery, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil

Wilma Terezinha Anselmo-Lima, Universidade de São Paulo (USP)

MD, MSc, PhD. Full Professor, Department of Ophthalmology, Otolaryngology and Head and Neck Surgery, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil.

Marisa Tomoe Hebihara Fukuda, Universidade de São Paulo (USP)

BSc, MSc, PhD. Professor, Department of Ophthalmology, Otolaryngology and Head and Neck Surgery, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil.

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Publicado

2015-03-03

Como Citar

1.
Kuroishi RCS, Garcia RB, Valera FCP, Anselmo-Lima WT, Fukuda MTH. Déficits de memória operacional, compreensão de leitura e habilidades aritméticas em crianças com síndrome da respiração oral: estudo transversal analítico. Sao Paulo Med J [Internet]. 3º de março de 2015 [citado 15º de outubro de 2025];133(2):78-83. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1040

Edição

Seção

Artigo Original