Desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento médico-paciente para a melhoria do atendimento aos pacientes com desordens do desenvolvimento do sexo

um estudo qualitativo

Autores

  • Mariana Telles-Silveira Universidade Federal de São Paulo
  • Felicia Knobloch Universidade Federal de São Paulo
  • Claudio Elias Kater Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Transtornos do desenvolvimento sexual, Hiperplasia suprarrenal congênita, Educação médica, Relações médico-paciente, Comunicação interdisciplinar

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: Pacientes com desordens do desenvolvimento do sexo (DDS) e seus familiares devem ser atendidos em centros de atenção integral, por equipe multidisciplinar. A efetivação desse projeto no cotidiano da clínica-escola apresenta vários desafios: 1) dificuldades nas relações entre equipe médica, paciente e família, 2) diferenças etárias, étnicas e culturais, 3) preconceitos relacionados às DDS, e 4) angústia dos médicos. Relatamos o desenvolvimento de uma estratégia de trabalho do psicólogo, que teve como foco a criação de dispositivos que contribuíssem para o aprimoramento da relação entre equipe médica, paciente e família, preparando o staff clínico para administrar o tratamento de pacientes adultos com DDS. DESENHO E LOCAL: Estudo qualitativo prospectivo. MÉTODOS: De fevereiro de 2010 até abril de 2015, realizamos uma pesquisa qualitativa no Ambulatório de Adrenal da Escola Paulista de Medicina (São Paulo, Brasil), baseada em entrevistas, discussões de equipe e dinâmica de grupo com médicos residentes, pós-graduandos e assistentes. RESULTADOS: A implementação do projeto possibilitou aos residentes construir uma história de atendimento diferenciado com seus pacientes, facilitando o diálogo entre eles e permitindo que temas-tabus fossem abordados. O fato de ter sido atendido seguidamente pelo mesmo residente possibilitou ao paciente a sensação de cuidado, individualidade, continuidade e a sensação de que havia interesse, por parte do médico, sobre a sua história. CONCLUSÃO: A presença do psicólogo no cotidiano do ambulatório permitiu que aspectos subjetivos fossem incluídos na rotina das consultas médicas, ampliando a noção de saúde e cuidado aos pacientes com DDS, facilitando o vínculo e dando suporte para as dificuldades encontradas.

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Biografia do Autor

Mariana Telles-Silveira, Universidade Federal de São Paulo

MSc. Postgraduate Fellow and Associate Psychologist, Division of Endocrinology, Department of Medicine, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), São Paulo, SP, Brazil.

Felicia Knobloch, Universidade Federal de São Paulo

PhD. Assistant Professor of Psychology, School of Human and Health Sciences, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brazil.

Claudio Elias Kater, Universidade Federal de São Paulo

MD, PhD. Associate Professor of Medicine and Head of the Division of Endocrinology, Department of Medicine, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), São Paulo, SP, Brazil.

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Publicado

2016-08-02

Como Citar

1.
Telles-Silveira M, Knobloch F, Kater CE. Desenvolvimento de uma estratégia de relacionamento médico-paciente para a melhoria do atendimento aos pacientes com desordens do desenvolvimento do sexo: um estudo qualitativo. Sao Paulo Med J [Internet]. 2º de agosto de 2016 [citado 14º de março de 2025];134(4):300-5. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1104

Edição

Seção

Artigo Original