Educação continuada em desenvolvimento infantil para profissionais da atenção primária em saúde

estudo prospectivo do tipo antes-e-depois

Autores

  • Amira Consuêlo Melo Figueiras Universidade Federal do Pará
  • Rosana Fiorini Puccini Universidade Federal do Pará
  • Edina Mariko Koga Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Atenção primária à saúde, Conhecimentos, atitudes e prática em saúde, Avaliação de programas e projetos de saúde, Educação continuada

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: Alterações do desenvolvimento em crianças frequentemente têm sido tardiamente identificadas por profissionais de saúde que atuam na atenção básica. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de um programa de educação permanente sobre desenvolvimento infantil nos conhecimentos e práticas desses profissionais. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo de coorte única prospectivo (antes-e-depois), realizado no município de Belém, Pará, Brasil. MÉTODOS: 221 (82,2%) profissionais da rede básica de saúde que participaram do programa de educação permanente sobre desenvolvimento infantil foram avaliados antes e após a implantação do programa, através de testes sobre seus conhecimentos em desenvolvimento infantil com 19 questões para médicos e 14 para enfermeiros, e questionários sobre sua prática profissional. RESULTADOS: Um a três anos após o programa, a média de perguntas certas dos testes aumentou de 11,5 para 14,3 entre os médicos do Programa da Família Saudável (PFS); 13,0 para 14,3 entre os médicos de Unidades Municipais de Saúde (UMS); 8,3 para 10,0 entre os enfermeiros de PFS e 7,8 para 9,4 entre os enfermeiros de UMS. Nas entrevistas com mães atendidas por esses profissionais, verificou-se que, antes do programa, apenas 21,7% informaram que foram indagadas sobre o desenvolvimento dos seus filhos, 24,7% relataram que o profissional perguntou ou observou o desenvolvimento da sua criança e 11,1% receberam orientação sobre como estimulá-las; após o programa, esses percentuais aumentaram para 34,5%, 54,2% e 30,3%, respectivamente. CONCLUSÃO: Profissionais que participaram do programa apresentaram melhor desempenho quanto aos conhecimentos e práticas sobre desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

Amira Consuêlo Melo Figueiras, Universidade Federal do Pará

MD, PhD. Adjunct Professor, Discipline of Pediatrics, School of Medicine, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brazil.

Rosana Fiorini Puccini, Universidade Federal do Pará

MD, PhD. Titular Professor, Department of Pediatrics, Escola Paulista de Medicina — Universidade Federal de São Paulo (EPMUnifesp), São Paulo, Brazil.

Edina Mariko Koga Silva, Universidade Federal do Pará

MD, PhD. Physician in the Discipline of Emergency Medicine and Evidence-Based Medicine, Escola Paulista de Medicina — Universidade Federal de São Paulo (EPMUnifesp), São Paulo, Brazil.

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

1.
Figueiras ACM, Puccini RF, Silva EMK. Educação continuada em desenvolvimento infantil para profissionais da atenção primária em saúde: estudo prospectivo do tipo antes-e-depois. Sao Paulo Med J [Internet]. 8º de agosto de 2014 [citado 12º de março de 2025];132(4):211-8. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1220

Edição

Seção

Artigo Original