Liderança, gestão e aprendizagem de trabalho em equipe através de projeto extracurricular para estudantes de medicina
estudo descritivo
Palavras-chave:
Ensino, Educação de graduação em medicina, Liderança, Educação médica, CurrículoResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: Profissionalismo na medicina requer formação para o mundo globalizado. Nosso objetivo é descrever um projeto que introduz os estudantes de medicina em atividades laboratoriais, comunitárias e hospitalares, oferecendo experiência em gestão de pessoas, liderança e trabalho em equipe. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo descritivo do processo aplicado a uma escola medica filantrópica de Curitiba, Paraná. MÉTODO: Inclusão de práticas de gestão e liderança como parte do programa de graduação médica. RESULTADOS: Os grupos de trabalho eram constituídos por 15 estudantes. Após seis meses de participação, o estudante podia ser eleito como subcoordenador, responsável por gerenciar tarefas e representar a equipe junto aos setores do hospital e na comunidade. Na faculdade de medicina, frequentemente, o envolvimento dos alunos em atividades práticas restringe-se à observação, não existem demandas sobre a sua responsabilidade ou sua interação com outros alunos e atores. Entretanto, serão cobrados por isso, resultando em efeito adverso sobre todos os envolvidos. O espaço de aprendizagem aqui descrito visa preencher essa lacuna, trazendo os alunos para mais perto do cotidiano e das experiências dos profissionais de saúde. CONCLUSÃO: Ser médico exige, ao lado de gestão e liderança, competências transferíveis, comunicação e pensamento crítico. Atributos adquiridos pela experiência do trabalho em equipe sob supervisão qualificada do corpo docente, quando os estudantes devem desenvolver habilidades para lidar e resolver conflitos, aprender a compartilhar a liderança, preparar outras pessoas para ajudar e substituir, adotar uma abordagem baseada na mútua responsabilidade e na análise de desempenho.
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