Liderança, gestão e aprendizagem de trabalho em equipe através de projeto extracurricular para estudantes de medicina

estudo descritivo

Autores

  • Maria Lucia da Silva Germano Jorge Faculdade Evangélica do Paraná
  • Izabel Cristina Meister Coelho Faculdade Evangélica do Paraná
  • Mariana Martins Paraizo Faculdade Evangélica do Paraná
  • Ester Fogel Paciornik Faculdade Evangélica do Paraná

Palavras-chave:

Ensino, Educação de graduação em medicina, Liderança, Educação médica, Currículo

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: Profissionalismo na medicina requer formação para o mundo globalizado. Nosso objetivo é descrever um projeto que introduz os estudantes de medicina em atividades laboratoriais, comunitárias e hospitalares, oferecendo experiência em gestão de pessoas, liderança e trabalho em equipe. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo descritivo do processo aplicado a uma escola medica filantrópica de Curitiba, Paraná. MÉTODO: Inclusão de práticas de gestão e liderança como parte do programa de graduação médica. RESULTADOS: Os grupos de trabalho eram constituídos por 15 estudantes. Após seis meses de participação, o estudante podia ser eleito como subcoordenador, responsável por gerenciar tarefas e representar a equipe junto aos setores do hospital e na comunidade. Na faculdade de medicina, frequentemente, o envolvimento dos alunos em atividades práticas restringe-se à observação, não existem demandas sobre a sua responsabilidade ou sua interação com outros alunos e atores. Entretanto, serão cobrados por isso, resultando em efeito adverso sobre todos os envolvidos. O espaço de aprendizagem aqui descrito visa preencher essa lacuna, trazendo os alunos para mais perto do cotidiano e das experiências dos profissionais de saúde. CONCLUSÃO: Ser médico exige, ao lado de gestão e liderança, competências transferíveis, comunicação e pensamento crítico. Atributos adquiridos pela experiência do trabalho em equipe sob supervisão qualificada do corpo docente, quando os estudantes devem desenvolver habilidades para lidar e resolver conflitos, aprender a compartilhar a liderança, preparar outras pessoas para ajudar e substituir, adotar uma abordagem baseada na mútua responsabilidade e na análise de desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia da Silva Germano Jorge, Faculdade Evangélica do Paraná

MSc, PhD. Researcher, Department of Research and Post-graduation, Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brazil.

Izabel Cristina Meister Coelho, Faculdade Evangélica do Paraná

MD, Msc, PhD. Researcher, Department of Research and Post-graduation, Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brazil.

Mariana Martins Paraizo, Faculdade Evangélica do Paraná

MSc. Student, Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brazil.

Ester Fogel Paciornik, Faculdade Evangélica do Paraná

MSc, PhD. Researcher, Department of Research and Post-graduation, Faculdades Pequeno Príncipe, Curitiba, Paraná, Brazil.

Referências

Frenk J, Chen L, Bhutta ZA, et al. Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world. Lancet. 2010;376(9756):1923-58.

Gloubermann S, Zimmerman B. Complicated and complex systems: what would successful reform of medicare look like? Canada: Commission on the Future of Health Care in Canada; 2002. Available from: http://c.ymcdn. com/sites/www.plexusinstitute.org/resource/collection/6528ED29- 9907-4BC7-8D00-8DC907679FED/ComplicatedAndComplexSystems- ZimmermanReport_Medicare_reform.pdf. Accessed in 2013 (Sep 25).

Epstein RM, Hundert EM. Defining and assessing professional competence. JAMA. 2002;287(2):226-35.

Mueller PS. Incorporating professionalism into medical education: the Mayo Clinic experience. Keio J Med. 2009;58(3):133-43.

Flexner A. Medical Education in the United States and Canada. A report to the Carnegie Foundation for the advancement of teaching. New York: Carnegie Foundation; 1910. Available from: http://www. carnegiefoundation.org/sites/default/files/elibrary/Carnegie_ Flexner_Report.pdf. Accessed in 2013 (Sep 25).

Cooke M, Irby DM, Sullivan W, Ludmerer KM. American medical education 100 years after the Flexner report. N Engl J Med. 2006;355(13):1339-44.

Fagundes NC, Burnham TF. Discutindo a relação entre espaços e aprendizagem na formação de profissionais de saúde [Discussing the relation between space and learning in the training of health professional]. Interface Comun Saúde Educ. 2004/2005;9(16):105-14.

Grigsby RK, Hefner DS, Souba WW, Kirch DG. The future-oriented department chair. Acad Med. 2004;79(6):571-7.

de Souza PA, Zeferino AM, Ros Mda A. Changes in medicine course curricula in Brazil encouraged by the Program for the Promotion of Medical School Curricula (PROMED). BMC Med Educ. 2008;8:54.

Pruskil S, Burgwinkel P, Georg W, Keil T, Kiessling C. Medical students’ attitudes towards science and involvement in research activities: a comparative study with students from a reformed and a traditional curriculum. Med Teach. 2009;31(6):e254-9.

Shields HM. Teaching well matters: tips for becoming a successful medical teacher. Gastroenterology. 2012;143(5):1129-32.

Burgoyne LN, O’Flynn, S, Boylan GB. Undergraduate medical research: the student perspective. Med Educ Online. 2010;15.

Khan OA, Guerrant R, Sanders J, et al. Global health education in U.S. medical schools. BMC Med Educ. 2013;13:3.

Farnsworth TJ, Frantz AC, McCune RW. Community-based distributive medical education: advantaging society. Med Educ Online. 2012;17:8432.

Blank D. A propósito de cenários e atores: de que peça estamos falando: Uma luz diferente sobre o cenário da prática dos médicos em formação [On settings and actors: what play are we talking about: a different light on the practice setting of doctors-to-be]. Rev Bras Ed Méd. 2006;30(1):27-31.

Parsonnet J, Gruppuso PA, Kanter SL, Bonninger M. Required vs. elective research and in-depth scholarship programs in the medical student curriculum. Acad Med. 2010;85(3):405-8.

Downloads

Publicado

2014-10-10

Como Citar

1.
Jorge ML da SG, Coelho ICM, Paraizo MM, Paciornik EF. Liderança, gestão e aprendizagem de trabalho em equipe através de projeto extracurricular para estudantes de medicina: estudo descritivo. Sao Paulo Med J [Internet]. 10º de outubro de 2014 [citado 14º de março de 2025];132(5):303-6. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1229

Edição

Seção

Artigo Original