Uso de substantivos e verbos na narrativa oral de deficientes auditivos e ouvintes entre 5 e 11 anos de idade
Palavras-chave:
Linguagem infantil, Desenvolvimento da linguagem, Surdez, Transtornos da comunicação, NarraçãoResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: Substantivos e verbos indicam ações na comunicação oral. Na ocorrência de perda auditiva, a aquisição da linguagem oral pode ser comprometida a tal ponto que o uso apropriado deles pode constituir importante desafio. O objetivo deste estudo é comparar o uso de substantivos e verbos na narrativa oral de deficientes auditivos e de ouvintes. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal analítico no Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de São Paulo. MÉTODOS: 21 crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial de grau moderado a profundo bilateral e 21 crianças com audição normal (controles) pareadas por sexo, ano de escolaridade e tipo de escola. Uma prancha com figuras foi apresentada para cada criança para elicitar uma narrativa e medir o desempenho na produção de substantivos e verbos. RESULTADOS: 22 (52,4%) eram do sexo masculino. A idade média foi de 8 anos (desvio padrão, DP = 1,5). Ao comparar a média entre os grupos de meninos e meninas, não encontramos diferença significativa no uso de substantivos, porém entre os verbos, encontramos diferença significante no uso do imperativo (P = 0,041): mais frequente entre os meninos (média = 2,91). Não houve diferença significativa no uso de substantivos e verbos entre crianças surdas e ouvintes, em relação ao tipo de escola. No caso do uso do modo indicativo, houve uma tendência a diferença (P = 0,058). CONCLUSÕES: Crianças com deficiência auditiva oralizadas e submetidas à fonoterapia obtiveram desempenho semelhante a de seus pares ouvintes quanto ao uso de verbos e substantivos.
Downloads
Referências
Yoon PJ. Hearing loss and cochlear implantation in children. Adv Pediatr. 2011;58(1):277-96.
Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM. Principles of neural science. 1st ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1996.
Holzinger D, Fellinger J, Beitel C. Early onset of family centred intervention predicts language outcomes in children with hearing loss. Int J Pediatr Otorhinolaryngol. 2011;75(2):256-60.
Soares AD, Goulart BN, Chiari BM. Narrative competence among hearing-impaired and normal-hearing children: analytical cross- sectional study. Sao Paulo Med J. 2010;128(5):284-8.
Nikolopoulos TP, Vlastarakos PV. Treating options for deaf children. Early Hum Dev. 2010;86(11):669-74.
Abramson JH. WINPEPI updated: computer programs for epidemiologists, and their teaching potential. Epidemiol Perspect Innov. 2011;8(1):1.
Le Boeuf C. Raconte 55 historiettes en images. Paris: L’École; 1976.
Patatas OHG, Chiari BM. Reconto e compreensão de leitura em um grupo de indivíduos com sudez [Recall and reading comprehension of a group of individuals with hearing loss. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2006;11(2):96-105.
Tonietto L, Villavicencio A, Siqueira M, Parente MAMP, Sperb TM. A especificidade semântica como fator determinante na aquisição de verbos [The semantic specificity as a determining factor in the acquisition of verbs]. Psico. 2008;39(3):343-51. Available from: http:// revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/ viewFile/3910/3378. Accessed in 2012 (Aug 15).
Befi-Lopes DM, Cáceres AM, Araújo K. Aquisição de verbos em pré- escolares falantes do português brasileiro. Verb acquisition in Brazilian Portuguese speaking preschoolers. Rev CEFAC. 2007;9(4):444-52.
Tomasello M. The item-based nature of children’s early syntactic development. Trends Cogn Sci. 2000;4(4):156-63.
Keren-Portnoy T. Facilitation and practice in verb acquisition. J Child Lang. 2006;33(3):487-518.
Araújo K, Befi-Lopes DM. Extensão média do enunciado de crianças entre 2 e 4 anos de idade: diferenças no uso de palavras e morfemas. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2004;9(3):156-63.
Befi-Lopes DM, Cáceres AM. Análise da diversidade de verbos enunciados na fala espontânea de pré-escolares brasileiros [Verb diversity analysis in the spontaneous speech of Brazilian preschoolers]. Pro-Fono 2010;22(1):3-6.
Borges LC, Salomão NMR. Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social [Language acquisition: explanations of the social interaction perspective]. Psicol Reflex Crit. 2003;16(2): 327-36.
Le Normand MT, Parisse C, Cohen H. Lexical diversity and productivity in French preschoolers: developmental, gender and sociocultural factors. Clin Linguist Phon. 2008;22(1):47-58.
Dadalto EV, Goldfeld M. Características comuns à narrativa oral de crianças na pré-alfabetização. Common characteristics of verbal narratives of children in pre-literacy. Rev CEFAC. 2009;11(1):42-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.