Relação entre a bateria Montreal-Toulouse de avaliação da linguagem, versão brasileira, e escolaridade, idade e hábitos de leitura e escrita
um estudo transversal
Palavras-chave:
Testes de linguagem, Escolaridade, Fatores etários, Afasia, AdultoResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: Há uma preocupação crescente com o entendimento de como as variáveis sociodemográficas podem interferir no funcionamento cognitivo, especialmente na linguagem. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho na Bateria Montreal-Toulouse de Avaliação da Linguagem, em sua versão brasileira (MTL-BR), e a escolaridade, a idade e a frequência de hábitos de leitura e escrita (FHLE). TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal conduzido em ambientes universitários e de trabalho do Rio Grande do Sul, Brasil. MÉTODOS: A Bateria MTL-BR foi administrada em um grupo de 233 adultos saudáveis, de 19 a 75 anos de idade (M = 45,04, desvio padrão, DP = 15,47), com no mínimo cinco anos de estudo formal (M = 11,47, DP = 4,77). RESULTADOS: O modelo de regressão linear múltipla (stepwise) mostrou que, para a maioria das tarefas, os anos de escolaridade, de idade e FHLE são melhores preditores de desempenho quando analisados em conjunto do que separadamente. Quando analisada isoladamente, a escolaridade foi o melhor preditor para o desempenho nas tarefas linguísticas, principalmente nas tarefas que envolvem habilidades de leitura e escrita. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que os anos de escolaridade, idade e FHLE parecem influenciar o desempenho na MTL-BR, principalmente a escolaridade. Esses dados são relevantes para a realização de diagnóstico mais preciso de pacientes que sofreram lesão cerebral a fim de evitar falsos positivos.
Downloads
Referências
Lecours AR, Mehler J, Parente MA, et al. Illiteracy and brain damage--1. Aphasia testing in culturally contrasted populations (control subjects). Neuropsychologia. 1987;25(1B):231-45.
Pineda DA, Mejía SE, Rosselli M, et al. Variabilidad en la prueba de Boston para el diagnóstico de las afasias en adultos laboralmente activos [Variability of the Boston test for the diagnosis of aphasia in active working adults]. Rev Neurol. 1998;26(154):962-70.
Ardila A, Ostrosky-Solis F, Rosselli M, Gómez C. Age-related cognitive decline during normal aging: the complex effect of education. Arch Clin Neuropsychol. 2000;15(6):495-513.
Brucki SMD, Mansur LL, Carthery-Goulart MT, Nitrini R. Educação formal, alfabetismo em saúde e mini-exame do estado mental [Formal education, health literacy and Mini-Mental State Examination]. Dement Neuropsychol. 2011;5(1):26-30.
Freitas S, Simões MR, Alves L, Santana I. Montreal Cognitive Assessment: influence of sociodemographic and health variables. Arch Clin Neuropsychol. 2012;27(2):165-75.
Pineda DA, Rosselli M, Ardila A, et al. The Boston Diagnostic Aphasia Examination-Spanish version: the influence of demographic variables. J Int Neuropsychol Soc. 2000;6(7):802-14.
Ganguli M, Snitz BE, Lee CW, et al. Age and education effects and norms on a cognitive test battery from a population-based cohort: the Monongahela-Youghiogheny Healthy Aging Team. Aging Ment Health. 2010;14(1):100-7.
Ortiz KZ, Costa FP. Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto [M1-Alpha test in normal subjects with low educational level: a pilot study]. J Soc Bras Fonoaudiol. 2011;23(3):220-6.
Soares EC, Ortiz KZ. Influence of schooling on language abilities of adults without linguistic disorders. Sao Paulo Med J. 2009;127(3):134-9.
Snitz BE, Unverzagt FW, Chang CC, et al. Effects of age, gender, education and race on two tests of language ability in community-based older adults. Int Psychogeriatr. 2009;21(6):1051-62.
Tsapkini K, Vlahou CH, Potagas C. Adaptation and validation of standardized aphasia tests in different languages: Lessons from the Boston Diagnostic Aphasia Examination – Short Form in Greek. Behav Neurol. 2010;22(3-4):111-9.
Kempler D, Teng EL, Dick M, Taussig IM, Davis DS. The effects of age, education, and ethnicity on verbal fluency. J Int Neuropsychol Soc. 1998;4(6):531-8.
Neils J, Baris JM, Carter C, et al. Effects of age, education, and living environment on Boston Naming Test performance. J Speech Hear Res. 1995;38(5):1143-9.
Van der Elst W, Van Boxtel MP, Van Breukelen GJ, Jolles J. Normative data for the Animal, Profession and Letter M Naming verbal fluency tests for Dutch speaking participants and the effect of age, education, and sex. J Int Neuropsychol Soc. 2006;12(1):80-9.
Manly J, Jacobs D, Touradji P, Small SA, Stern Y. Reading level attenuates differences in neuropsychological test performance between African American and White elders. J Int Neuropsychol Soc. 2002;8(3):341-8.
Dotson VM, Kitner-Triolo MH, Evans MK, Zonderman AB. Effects of race and socioeconomic status on the relative influence of education and literacy on cognitive functioning. J Int Neuropsychol Soc. 2009;15(4):580-9.
Lachman ME, Agrigoroaei S, Murphy C, Tun PA. Frequent cognitive activity compensates for education differences in episodic memory. Am J Geriatr Psychiatry. 2010;18(1):4-10.
Manly JJ, Byrd DA, Touradji P, Stern Y. Acculturation, reading level, and neuropsychological test performance among African American elders. Appl Neuropsychol. 2004;11(1):37-46.
Cunha NB, Santos AAA. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários [Reading comprehension and writing production among undergraduates]. Psicol Reflex Crit. 2006;19(2):237-45.
Stotsky S. Research on reading/writing relationships: a synthesis and suggested directions. Language Arts. 1983;60(5):627-43. Available from: http://www.jstor.org/discover/10.2307/41961512?uid=3737664&uid=2129&uid=2&uid=70&uid=4&sid=21103557699791. Accessed in 2014 (Sep 9).
Goodglass H, Kaplan E, Barresi B. The assessment of aphasia and related disorders. Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins; 2001.
Nespoulous JL, Lecours AR, Lafond D. MT 86 - Protocole Montréal-Toulouse d’examen linguistique de l’aphasie. Isbergues: Ortho Edition; 1986.
Radanovic M, Mansur LL, Scaff M. Normative data for the Brazilian population in the Boston Diagnostic Aphasia Examination: influence of schooling. Braz J Med Biol Res. 2004;37(11):1731-8.
Huber W, Poeck K, Willmes K. The Aachen Aphasia Test. Adv Neurol. 1984;42:291-303.
Kertesz A. Western Aphasia Battery test manual. New York: Grune & Stratton; 1982.
Parente MAMP, Ortiz KZ, Soares ECS, et al. Bateria Montreal-Toulouse de Avaliação da Linguagem – Bateria MTL-Brasil. São Paulo: Vetor Editora [in press].
Pagliarin KC, Ortiz KZ, Parente MA, et al. Montreal-Toulouse language assessment battery for aphasia: validity and reliability evidence. NeuroRehabilitation. 2014;34(3):463-71.
Beck AT, Steer RA, Brown GK. Manual do Inventário de Depressão de Beck - BDI-II. Gorenstein C, Yuan-Pang W, Argimon IIL, Werlang BSG [adaptação brasileira]. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2012.
Juby A, Tench S, Baker V. The value of clock drawing in identifying executive cognitive dysfunction in people with a normal Mini-Mental State Examination score. CMAJ. 2002;167(8):859-64.
Chaves ML, Izquierdo I. Differential diagnosis between dementia and depression: a study of efficiency increment. Acta Neurol Scan. 1992;85(6):378-82.
Kochhann R, Varela JS, Lisboa CSM, Chaves MLF. The mini mental state examination review of cutoff points adjusted for schooling in a large Southern Brazilian sample [Mini exame do estado mental: revisão de pontos de corte ajustados para a escolaridade em uma grande amostra do sul do Brasil]. Dement Neuropsychol. 2010;4(1):35-41.
Fonseca RP, Zimmermann N, Oliveira CR, et al. Métodos em avaliação neuropsicológica: pressupostos gerais, neurocognitivos, neuropsicolinguísticos e psicométricos no uso e desenvolvimento de instrumentos. In: Fukushima SS. Métodos em psicobiologia, neurociêcias e comportamento. São Paulo: ANPEPP; 2012.
Pawlowski J, Remor E, Parente MAMP, et al. The influence of reading and writing habits associated with education on the neuropsychological performance of Brazilian adults. Reading and Writing. 2012;25(9):2275-89. Available from: http://link.springer.com/ article/10.1007%2Fs11145-012-9357-8. Accessed in 2014 (Sep 9).
Manly JJ, Jacobs DM, Sano M, et al. Effect of literacy on neuropsychological test performance in nondemented, education-matched elders. J Int Neuropsychol Soc. 1999;5(3):191-202.
Kliegel M, Zimprich D, Rott C. Life-long intellectual activities mediate the predictive effect of early education on cognitive impairment in centenarians: a retrospective study. Aging Ment Health. 2004;8(5):430-7.
Stern Y. Cognitive reserve. Neuropsychologia. 2009;47(10):2015-28.
Labos E, Del Rio M, Zabala K. Perfil de desempeño linguístico en el adulto mayor. Revista Argentina de Neuropsicología. 2009;13:1-13. Available from: http://www.academia.edu/7564486/Perfil_de_desempeno_linguistico_en_el_adulto_mayor. Accessed in 2014 (Sep 9).
James LE, Burke DM, Austin A, Hulme E. Production and perception of “verbosity” in younger and older adults. Psychol Aging. 1998;13(3):355-67.
Juncos-Rabadán O, Pereiro AX, Rodríguez MS. Narrative speech in aging: quantity, information content, and cohesion. Brain Lang. 2005;95(3):423-34.
Korolija N. Coherence-inducing strategies in conversations amongst the aged. Journal of Pragmatics. 2000;32(4):425-62. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378216699000582. Accessed in 2014 (Sep 9).
Arbuckle TY, Nohara-LeClair M, Pushkar D. Effect of off-target verbosity on communication efficiency in a referential communication task. Psychol Aging. 2000;15(1):65-77.
Roberts B, Kisner K. Temporal cycles in speech production. Language and Cognitive Processes. 2000;15(2):129-57. Available from: http:// www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/016909600386075#. VA9NGfmtksY. Accessed in 2014 (Sep 9).
Brandão L, Parente MAMP. Os estudos de linguagem do idoso neste último século. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. 2001;3:37-53. Available from: file:///C:/Users/Dell/Downloads/4668-14935-1-PB.pdf. Accessed in 2014 (Sep 9).
Duong A, Giroux F, Tardif A, Ska B. The heterogeneity of picture-supported narratives in Alzheimer’s disease. Brain Lang. 2005;93(2):173-84.
Wittig F. Estructura narrativa en el discurso oral de adultos mayores [Narrative structure in oral discourse by elder speakers]. Rev Signos. 2004;37(56):91-101.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.