Relação entre a bateria Montreal-Toulouse de avaliação da linguagem, versão brasileira, e escolaridade, idade e hábitos de leitura e escrita

um estudo transversal

Autores

  • Karina Carlesso Pagliarin
  • Gigiane Gindri Hospital Nossa Senhora da Conceição
  • Karin Zazo Ortiz Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Maria Alice Mattos Pimenta Parente Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Yves Joanette Université de Montréal
  • Jean-Luc Nespoulous Université de Toulouse-Le Mirail
  • Rochele Paz Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Testes de linguagem, Escolaridade, Fatores etários, Afasia, Adulto

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: Há uma preocupação crescente com o entendimento de como as variáveis sociodemográficas podem interferir no funcionamento cognitivo, especialmente na linguagem. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre o desempenho na Bateria Montreal-Toulouse de Avaliação da Linguagem, em sua versão brasileira (MTL-BR), e a escolaridade, a idade e a frequência de hábitos de leitura e escrita (FHLE). TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal conduzido em ambientes universitários e de trabalho do Rio Grande do Sul, Brasil. MÉTODOS: A Bateria MTL-BR foi administrada em um grupo de 233 adultos saudáveis, de 19 a 75 anos de idade (M = 45,04, desvio padrão, DP = 15,47), com no mínimo cinco anos de estudo formal (M = 11,47, DP = 4,77). RESULTADOS: O modelo de regressão linear múltipla (stepwise) mostrou que, para a maioria das tarefas, os anos de escolaridade, de idade e FHLE são melhores preditores de desempenho quando analisados em conjunto do que separadamente. Quando analisada isoladamente, a escolaridade foi o melhor preditor para o desempenho nas tarefas linguísticas, principalmente nas tarefas que envolvem habilidades de leitura e escrita. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que os anos de escolaridade, idade e FHLE parecem influenciar o desempenho na MTL-BR, principalmente a escolaridade. Esses dados são relevantes para a realização de diagnóstico mais preciso de pacientes que sofreram lesão cerebral a fim de evitar falsos positivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Carlesso Pagliarin

PhD. Postdoctoral student, Speech Pathology and Audiology Department, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil.

Gigiane Gindri, Hospital Nossa Senhora da Conceição

PhD. Speech Therapist at Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil.

Karin Zazo Ortiz, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

PhD. Speech Therapist and Associate Professor, Speech Pathology and Audiology Department, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brazil.

Maria Alice Mattos Pimenta Parente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

PhD. Senior Professor, Psychology Department, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil.

Yves Joanette, Université de Montréal

VPhD. Speech Therapist and Professor, Centre de Recherche de l’Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal (CRIUGM), Faculté de Médecine, Université de Montréal, Montreal, Canada.

Jean-Luc Nespoulous, Université de Toulouse-Le Mirail

PhD. Emeritus Professor in Language Sciences, Laboratoire Jacques-Lordat, Université de Toulouse-Le Mirail, Toulouse, France.

Rochele Paz Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

PhD. Speech Therapist, Psychologist and Associate Professor, Psychology Department, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil.

Referências

Lecours AR, Mehler J, Parente MA, et al. Illiteracy and brain damage--1. Aphasia testing in culturally contrasted populations (control subjects). Neuropsychologia. 1987;25(1B):231-45.

Pineda DA, Mejía SE, Rosselli M, et al. Variabilidad en la prueba de Boston para el diagnóstico de las afasias en adultos laboralmente activos [Variability of the Boston test for the diagnosis of aphasia in active working adults]. Rev Neurol. 1998;26(154):962-70.

Ardila A, Ostrosky-Solis F, Rosselli M, Gómez C. Age-related cognitive decline during normal aging: the complex effect of education. Arch Clin Neuropsychol. 2000;15(6):495-513.

Brucki SMD, Mansur LL, Carthery-Goulart MT, Nitrini R. Educação formal, alfabetismo em saúde e mini-exame do estado mental [Formal education, health literacy and Mini-Mental State Examination]. Dement Neuropsychol. 2011;5(1):26-30.

Freitas S, Simões MR, Alves L, Santana I. Montreal Cognitive Assessment: influence of sociodemographic and health variables. Arch Clin Neuropsychol. 2012;27(2):165-75.

Pineda DA, Rosselli M, Ardila A, et al. The Boston Diagnostic Aphasia Examination-Spanish version: the influence of demographic variables. J Int Neuropsychol Soc. 2000;6(7):802-14.

Ganguli M, Snitz BE, Lee CW, et al. Age and education effects and norms on a cognitive test battery from a population-based cohort: the Monongahela-Youghiogheny Healthy Aging Team. Aging Ment Health. 2010;14(1):100-7.

Ortiz KZ, Costa FP. Aplicação do teste M1-Alpha em sujeitos normais com baixa escolaridade: estudo piloto [M1-Alpha test in normal subjects with low educational level: a pilot study]. J Soc Bras Fonoaudiol. 2011;23(3):220-6.

Soares EC, Ortiz KZ. Influence of schooling on language abilities of adults without linguistic disorders. Sao Paulo Med J. 2009;127(3):134-9.

Snitz BE, Unverzagt FW, Chang CC, et al. Effects of age, gender, education and race on two tests of language ability in community-based older adults. Int Psychogeriatr. 2009;21(6):1051-62.

Tsapkini K, Vlahou CH, Potagas C. Adaptation and validation of standardized aphasia tests in different languages: Lessons from the Boston Diagnostic Aphasia Examination – Short Form in Greek. Behav Neurol. 2010;22(3-4):111-9.

Kempler D, Teng EL, Dick M, Taussig IM, Davis DS. The effects of age, education, and ethnicity on verbal fluency. J Int Neuropsychol Soc. 1998;4(6):531-8.

Neils J, Baris JM, Carter C, et al. Effects of age, education, and living environment on Boston Naming Test performance. J Speech Hear Res. 1995;38(5):1143-9.

Van der Elst W, Van Boxtel MP, Van Breukelen GJ, Jolles J. Normative data for the Animal, Profession and Letter M Naming verbal fluency tests for Dutch speaking participants and the effect of age, education, and sex. J Int Neuropsychol Soc. 2006;12(1):80-9.

Manly J, Jacobs D, Touradji P, Small SA, Stern Y. Reading level attenuates differences in neuropsychological test performance between African American and White elders. J Int Neuropsychol Soc. 2002;8(3):341-8.

Dotson VM, Kitner-Triolo MH, Evans MK, Zonderman AB. Effects of race and socioeconomic status on the relative influence of education and literacy on cognitive functioning. J Int Neuropsychol Soc. 2009;15(4):580-9.

Lachman ME, Agrigoroaei S, Murphy C, Tun PA. Frequent cognitive activity compensates for education differences in episodic memory. Am J Geriatr Psychiatry. 2010;18(1):4-10.

Manly JJ, Byrd DA, Touradji P, Stern Y. Acculturation, reading level, and neuropsychological test performance among African American elders. Appl Neuropsychol. 2004;11(1):37-46.

Cunha NB, Santos AAA. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários [Reading comprehension and writing production among undergraduates]. Psicol Reflex Crit. 2006;19(2):237-45.

Stotsky S. Research on reading/writing relationships: a synthesis and suggested directions. Language Arts. 1983;60(5):627-43. Available from: http://www.jstor.org/discover/10.2307/41961512?uid=3737664&uid=2129&uid=2&uid=70&uid=4&sid=21103557699791. Accessed in 2014 (Sep 9).

Goodglass H, Kaplan E, Barresi B. The assessment of aphasia and related disorders. Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins; 2001.

Nespoulous JL, Lecours AR, Lafond D. MT 86 - Protocole Montréal-Toulouse d’examen linguistique de l’aphasie. Isbergues: Ortho Edition; 1986.

Radanovic M, Mansur LL, Scaff M. Normative data for the Brazilian population in the Boston Diagnostic Aphasia Examination: influence of schooling. Braz J Med Biol Res. 2004;37(11):1731-8.

Huber W, Poeck K, Willmes K. The Aachen Aphasia Test. Adv Neurol. 1984;42:291-303.

Kertesz A. Western Aphasia Battery test manual. New York: Grune & Stratton; 1982.

Parente MAMP, Ortiz KZ, Soares ECS, et al. Bateria Montreal-Toulouse de Avaliação da Linguagem – Bateria MTL-Brasil. São Paulo: Vetor Editora [in press].

Pagliarin KC, Ortiz KZ, Parente MA, et al. Montreal-Toulouse language assessment battery for aphasia: validity and reliability evidence. NeuroRehabilitation. 2014;34(3):463-71.

Beck AT, Steer RA, Brown GK. Manual do Inventário de Depressão de Beck - BDI-II. Gorenstein C, Yuan-Pang W, Argimon IIL, Werlang BSG [adaptação brasileira]. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2012.

Juby A, Tench S, Baker V. The value of clock drawing in identifying executive cognitive dysfunction in people with a normal Mini-Mental State Examination score. CMAJ. 2002;167(8):859-64.

Chaves ML, Izquierdo I. Differential diagnosis between dementia and depression: a study of efficiency increment. Acta Neurol Scan. 1992;85(6):378-82.

Kochhann R, Varela JS, Lisboa CSM, Chaves MLF. The mini mental state examination review of cutoff points adjusted for schooling in a large Southern Brazilian sample [Mini exame do estado mental: revisão de pontos de corte ajustados para a escolaridade em uma grande amostra do sul do Brasil]. Dement Neuropsychol. 2010;4(1):35-41.

Fonseca RP, Zimmermann N, Oliveira CR, et al. Métodos em avaliação neuropsicológica: pressupostos gerais, neurocognitivos, neuropsicolinguísticos e psicométricos no uso e desenvolvimento de instrumentos. In: Fukushima SS. Métodos em psicobiologia, neurociêcias e comportamento. São Paulo: ANPEPP; 2012.

Pawlowski J, Remor E, Parente MAMP, et al. The influence of reading and writing habits associated with education on the neuropsychological performance of Brazilian adults. Reading and Writing. 2012;25(9):2275-89. Available from: http://link.springer.com/ article/10.1007%2Fs11145-012-9357-8. Accessed in 2014 (Sep 9).

Manly JJ, Jacobs DM, Sano M, et al. Effect of literacy on neuropsychological test performance in nondemented, education-matched elders. J Int Neuropsychol Soc. 1999;5(3):191-202.

Kliegel M, Zimprich D, Rott C. Life-long intellectual activities mediate the predictive effect of early education on cognitive impairment in centenarians: a retrospective study. Aging Ment Health. 2004;8(5):430-7.

Stern Y. Cognitive reserve. Neuropsychologia. 2009;47(10):2015-28.

Labos E, Del Rio M, Zabala K. Perfil de desempeño linguístico en el adulto mayor. Revista Argentina de Neuropsicología. 2009;13:1-13. Available from: http://www.academia.edu/7564486/Perfil_de_desempeno_linguistico_en_el_adulto_mayor. Accessed in 2014 (Sep 9).

James LE, Burke DM, Austin A, Hulme E. Production and perception of “verbosity” in younger and older adults. Psychol Aging. 1998;13(3):355-67.

Juncos-Rabadán O, Pereiro AX, Rodríguez MS. Narrative speech in aging: quantity, information content, and cohesion. Brain Lang. 2005;95(3):423-34.

Korolija N. Coherence-inducing strategies in conversations amongst the aged. Journal of Pragmatics. 2000;32(4):425-62. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378216699000582. Accessed in 2014 (Sep 9).

Arbuckle TY, Nohara-LeClair M, Pushkar D. Effect of off-target verbosity on communication efficiency in a referential communication task. Psychol Aging. 2000;15(1):65-77.

Roberts B, Kisner K. Temporal cycles in speech production. Language and Cognitive Processes. 2000;15(2):129-57. Available from: http:// www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/016909600386075#. VA9NGfmtksY. Accessed in 2014 (Sep 9).

Brandão L, Parente MAMP. Os estudos de linguagem do idoso neste último século. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento. 2001;3:37-53. Available from: file:///C:/Users/Dell/Downloads/4668-14935-1-PB.pdf. Accessed in 2014 (Sep 9).

Duong A, Giroux F, Tardif A, Ska B. The heterogeneity of picture-supported narratives in Alzheimer’s disease. Brain Lang. 2005;93(2):173-84.

Wittig F. Estructura narrativa en el discurso oral de adultos mayores [Narrative structure in oral discourse by elder speakers]. Rev Signos. 2004;37(56):91-101.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

1.
Pagliarin KC, Gindri G, Ortiz KZ, Parente MAMP, Joanette Y, Nespoulous J-L, Fonseca RP. Relação entre a bateria Montreal-Toulouse de avaliação da linguagem, versão brasileira, e escolaridade, idade e hábitos de leitura e escrita: um estudo transversal. Sao Paulo Med J [Internet]. 7º de julho de 2015 [citado 10º de março de 2025];133(4):298-306. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1373

Edição

Seção

Artigo Original