O uso de dados epidemiológicos como base para o desenvolvimento de um currículo médico

Autores

  • José Lúcio Martins Machado Universidade Cidade de São Paulo
  • Sonia Regina Pereira de Souza Universidade Cidade de São Paulo
  • Sylvia Michelina Fernandes Brenna Universidade Cidade de São Paulo
  • Regina Albanese Pose Universidade Cidade de São Paulo
  • Valdes Roberto Bollela Universidade Cidade de São Paulo
  • Joaquim Edson Vieira Universidade Cidade de São Paulo

Palavras-chave:

Currículo, Epidemiologia, Educação de graduação em medicina, Determinação de necessidades de cuidados de saúde, Conhecimentos, atitudes e prática em saúde

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: A epidemiologia pode auxiliar os educadores a enfrentar o desafio de estabelecer diretrizes para o conteúdo dos currículos em escolas médicas. O objetivo foi desenvolver objetivos de aprendizagem para um currículo médico por meio de um banco de dados epidemiológicos. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo descritivo avaliando dados de morbidade e mortalidade, realizado por universidade particular em São Paulo. MÉTODOS: O banco de dados epidemiológicos com morbidade e mortalidade registrados como resumo de causas de morte e o Disability-Adjusted Life Year (DALY) da Organização Mundial de Saúde foi utilizado. A pontuação desenvolvida considerou probabilidades de mortalidade e morbidade. RESULTADOS: A pontuação apresenta uma classificação dessas condições de saúde para ser utilizada por uma comissão responsável pelo desenho curricular, considerando seus quartis superior e inferior, designando, respectivamente, maior e menor impacto na morbidade e mortalidade. Dados de três países foram utilizados para comparação internacional, mostrando resultados distintos. As pontuações resultantes indicaram temas a serem desenvolvidos pela taxonomia educacional. CONCLUSÃO: A frequência das condições de saúde e seu tratamento estatístico possibilitaram a identificação de temas que devem ser plenamente desenvolvidos em educação médica. A classificação sugere também limites entre tópicos que devem ser desenvolvidos em profundidade, incluindo o conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e atitudes, a respeito de tópicos que podem ser concisamente apresentados ao nível de conhecimento.

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Biografia do Autor

José Lúcio Martins Machado, Universidade Cidade de São Paulo

MD, PhD. Professor of Medicine and Dean, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, Brazil.

Sonia Regina Pereira de Souza, Universidade Cidade de São Paulo

MD, PhD. Assistant Professor, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, Brazil.

Sylvia Michelina Fernandes Brenna, Universidade Cidade de São Paulo

MD, PhD. Assistant Professor, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, Brazil.

Regina Albanese Pose, Universidade Cidade de São Paulo

MSc. Mathematician, Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) “Prof. Eduardo Marcondes”, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Valdes Roberto Bollela, Universidade Cidade de São Paulo

MD, PhD. Assistant Professor, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), São Paulo, Brazil.

Joaquim Edson Vieira, Universidade Cidade de São Paulo

MD, PhD. Researcher, Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) “Prof. Eduardo Marcondes”, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

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Publicado

2012-03-03

Como Citar

1.
Machado JLM, Souza SRP de, Brenna SMF, Pose RA, Bollela VR, Vieira JE. O uso de dados epidemiológicos como base para o desenvolvimento de um currículo médico. Sao Paulo Med J [Internet]. 3º de março de 2012 [citado 14º de março de 2025];130(2):109-14. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1426

Edição

Seção

Breve Comunicado