Adaptação transcultural do Questionário Social e Emocional na Demência para a população brasileira

Autores

  • Tatiana Belfort Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Jessica Bramham University College Dublin
  • José Pedro Simões Neto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maria Fernanda Barroso de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Raquel Luiza dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcela Moreira Lima Nogueira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Bianca Torres Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Rachel Dias Lopes da Rosa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcia Cristina Nascimento Dourado Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Conscientização, Comparação transcultural, Questionários, Demência, Emoções

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: O comprometimento do funcionamento social e emocional pode afetar as ha-bilidades de comunicação e relações interpessoais das pessoas com demência e de seus cuidadores. Este estudo tem como objetivo apresentar as etapas envolvidas na adaptação transcultural do Questionário Social e Emocional (SEQ) para a população brasileira. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo de adaptação transcultural, realizado no Centro de Doença de Alzhei-mer e Transtornos Relacionados de uma universidade pública. MÉTODOS: O processo adotado neste estudo exige seis etapas consecutivas: tradução inicial, síntese de tradução, “retrotradução”, comitê de julgadores, pré-teste da versão final e a submissão ao autor original. RESULTADOS: Em geral, os itens apresentaram equivalência semântica, idiomática, conceitual e viven-cial. Durante o primeiro pré-teste, pessoas com demência e seus cuidadores apresentaram dificuldades de compreensão de expressões nos itens referentes à sociabilidade, que foram interpretadas com duplo sentido. Novas alterações foram feitas para maior adequação à população-alvo, sendo em seguida reali-zado um novo pré-teste, que demonstrou a pertinência das adequações, originando então a versão final do instrumento. Não foi encontrada correlação entre o desempenho no questionário pelas pessoas com demência e a escolaridade (P = 0.951). CONCLUSÃO: A versão em português brasileiro do Social Emotional Questionnaire foi bem compreen-dida e, apesar das diferenças culturais e linguísticas, os constructos da versão original foram mantidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Belfort, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

BSc. Master’s Student, Center for Alzheimer’s Disease and Related Disorders, Institute of Psychiatry, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brazil.

Jessica Bramham, University College Dublin

PhD. Senior Lecturer, Clinical Neuropsychology, School of Psychology, University College Dublin, Dublin, Ireland

José Pedro Simões Neto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

PhD. Professor, Department of Sociology and Political Science, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brazil.

Maria Fernanda Barroso de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

MSc. Doctoral Student, Center for Alzheimer’s Disease and Related Disorders, Institute of Psychiatry, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brazil.

Raquel Luiza dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

MSc. Doctoral Student, Center for Alzheimer’s Disease and Related Disorders, Institute of Psychiatry, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brazil.

Marcela Moreira Lima Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

BSc. Master’s Student, Center for Alzheimer’s Disease and Related Disorders, Institute of Psychiatry, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brazil.

Bianca Torres, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

BSc. Psychologist and Specialist in Aging Studies, Center for Alzheimer’s Disease and Related Disorders, Institute of Psychiatry, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brazil.

Rachel Dias Lopes da Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

BSc. Psychologist and Specialist in Aging Studies, Center for Alzheimer’s Disease and Related Disorders, Institute of Psychiatry, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brazil.

Marcia Cristina Nascimento Dourado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

PhD. Collaborating Professor, Center for Alzheimer’s Disease and Related Disorders, Institute of Psychiatry, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brazil.

Referências

Dourado MC, Mograbi DC, Santos RL, et al. Awareness of disease in dementia: factor structure of the assessment scale of psychosocial impact of the diagnosis of dementia. J Alzheimers Dis. 2014;41(3):947-56.

Dourado M, Laks J, Rocha M, et al. Consciência da doença na demência: resultados preliminares em pessoas com doença de Alzheimer leve e moderada [Awareness of disease in dementia: preliminary results in patients with mild and moderate Alzheimer’s disease]. Arq Neuropsiquiatr. 2005;63(1):114-8.

Clare L, Whitaker CJ, Nelis SM, et al. Multidimensional assessment of awareness in early-stage dementia: a cluster analytic approach. Dement Geriatr Cogn Disord. 2011;31(5):317-27.

Al-Aloucy MJ, Cotteret R, Thomas P, et al. Unawareness of memory impairment and behavioral abnormalities in patients with Alzheimer’s disease: relation to professional health care burden. J Nutr Health Aging. 2011;15(5):356-60.

Sousa MFB, Santos RL, Brasil D, Dourado M. Consciência da doença na demência do tipo Alzheimer: uma revisão sistemática de estudos longitudinais [Awareness of disease in dementia of the Alzheimer type: a systematic review of longitudinal studies]. J Bras Psiquiatr. 2011;60(1):50-6.

Clare L, Rowlands J, Bruce E, Surr C, Downs M. ‘I don’t do like I used to do’: a grounded theory approach to conceptualising awareness in people with moderate to severe dementia living in long-term care. Soc Sci Med. 2008;66(11):2366-77.

Nelis SM, Clare L, Martyr A, et al. Awareness of social and emotional functioning in people with early-stage dementia and implications for carers. Aging Ment Health. 2011;15(8):961-9.

Shimokawa A, Yatomi N, Anamizu S, et al. Comprehension of emotions: comparison between Alzheimer type and vascular type dementias. Dement Geriatr Cogn Disord. 2000;11(5):268-74.

Mendez MF, Shapira JS. Loss of emotional insight in behavioral variant of frontotemporal dementia or “frontal anosodiaphoria”. Conscious Cogn. 2011;20(4):1690-6.

Sturm VE, Rosen HJ, Allison S, Miller BL, Levenson RW. Self-conscious emotion deficits in frontotemporal lobar degeneration. Brain. 2006;129(Pt 9):2508-16.

Bramham J, Morris RG, Hornak J, Bullock P, Polkey CE. Social and emotional functioning following bilateral and unilateral neurosurgical prefrontal cortex lesions. J Neuropsychol. 2009;3(Pt 1):125-43.

Belfort T, Sousa MFB, Santos RL, et al. Consciência do déficit na Doença de Alzheimer: diferenças entre os domínios cognitivo e funcional [Awareness of deficit in Alzheimer’s disease: the differences between the cognitive and functional domain]. J Bras Psiquiatr. 2013;62(3):217-24.

Sardinha A, Levitan MN, Lopes FL, et al. Tradução e adaptação transcultural do Questionário de Atividade Física Habitual [Translation and cross-cultural adaptation of the Habitual Physical Activity Questionnaire]. Rev Psiquiatr Clín (São Paulo). 2010;37(1):16-22.

Wall SE, Huw Williams W, Morris RG, Bramham J. The development of a new measure of social-emotional functioning for young adolescentes. Clin Child Psychol Psychiatry. 2011;16(3):301-15.

Morris RG, Bramham J, Smith E, Tchanturia A. Empathy and social functioning in anorexia nervosa before and after recovery. Cogn Neuropsychiatry. 2014;19(1):47-57.

Beaton DE, Bombardier C, Guillemin F, Ferraz MB. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine (Phila PA 1976). 2000;25(24):3186-91.

Mattos P, Segenreich D, Saboya E, et al. Adaptação transcultural para o português da escala Adult Self-Report Scale para avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) em adultos [Transcultural adaptation of the Adult Self-Report Scale into Portuguese for evaluation of adult attention-deficit/hyperactivity disorder (ADHD)]. Rev Psiquiatr Clín (São Paulo). 2006;33(4):188-94.

Reichenheim ME, Moraes CL. Operacionalização de adaptação transcultural de instrumentos de aferição usados em epidemiologia [Operationalizing the cross-cultural adaptation of epidemiological measurement instruments]. Rev Saúde Pública. 2007;41(4):665-73.

Florencio LL, Chaves TC, Branisso LB, et al. 12 item Allodynia Symptom Checklist/Brasil: adaptação transcultural, consistência interna e reprodutibilidade [12 item Allodynia Symptom Checklist/Brasil: cross-cultural adaptation, internal consistency and reproducibility]. Arq Neuropsiquiatr. 2012;70(11):852-6.

Amaral M, Paula RL, Drummond A, Dunn L, Mancini MC. Tradução do questionário Children Helping Out – Responsibilities, Expectations and Supports (CHORES) para o português - Brasil: equivalências semântica, idiomática, conceitual, experiencial e administração em crianças e adolescentes normais e com paralisia cerebral [Translation of the Children Helping Out - Responsibilities, Expectations and Supports (CHORES) questionnaire into Brazilian-Portuguese: semantic, idiomatic, conceptual and experiential equivalences and application in normal children and adolescents and in children with cerebral palsy]. Rev Bras Fisioter. 2012;16(6):515-22.

Novelli MMPC, Dal Rovere HH, Nitrini R, Caramelli P. Cross-cultural adaptation of the quality of life assessment scale on Alzheimer disease. Arq Neuropsiquiatr. 2005;63(2A):201-6.

American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. (DSM IV-TR) Washington: American Psychiatric Press, 2000.

Maia ALG, Godinho C, Ferreira ED, et al. Aplicação da versão brasileira da escala de avaliação clínica da demência (Clinical Dementia Rating – CDR) em amostras de pacientes com demência [Application of the Brazilian version of the CDR scale in samples of dementia patients]. Arq Neuropsiquiatr. 2006;64(2B):485-9.

Bertolucci PHF, Brucki SMD, Campacci SR, Juliano Y. O mini-exame do estado mental em uma populaçäo geral: impacto da escolaridade [The mini-mental state examination in a general population: impact of educational status]. Arq Neuropsiquiatr. 1994;52(1):1-7.

Rzezak P, Antunes HKM, Tufik S, Mello MT. Tradução e adaptação transcultural do “Game Dice Task” para população brasileira [Translation and cultural adaptation of the Game Dice Task to Brazilian population]. Arq Neuropsiquiatr. 2012;70(12):929-33.

Kachani AT, Barbosa ALR, Brasiliano S, et al. Tradução, adaptação transcultural para o português (Brasil) e validação de conteúdo da Body Checking Cognitions Scale (BCCS) [Portuguese (Brazil) translation, cross-cultural adaptation and content validity of Body Checking Cognitions Scale – BCCS]. Rev Psiquiatr Clín (São Paulo). 2011;38(1):13-8.

Downloads

Publicado

2015-07-07

Como Citar

1.
Belfort T, Bramham J, Simões Neto JP, Sousa MFB de, Santos RL dos, Nogueira MML, Torres B, Rosa RDL da, Dourado MCN. Adaptação transcultural do Questionário Social e Emocional na Demência para a população brasileira. Sao Paulo Med J [Internet]. 7º de julho de 2015 [citado 10º de março de 2025];133(4):358-66. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1427

Edição

Seção

Breve Comunicado