Processamento auditivo em crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade

Autores

  • Cristina Ferraz Borges Murphy Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Fernanda Pontes Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Luciene Stivanin Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Erica Picoli Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Eliane Schochat Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Menores de rua, Problemas sociais, Potenciais evocados auditivos do tronco encefálico, Transtornos da percepção auditiva, Cognição

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: Crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social apresentam uma série de problemas de saúde. Apesar disso, ainda é controversa a afirmação sobre a existência de alterações cognitivas e/ou sensoriais. O objetivo deste estudo foi investigar aspectos relacionados ao processamento auditivo, através da aplicação de testes de potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) e avaliação comportamental do processamento auditivo em crianças em situação de rua, comparando a um grupo controle. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal no Laboratório de Processamento Auditivo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. MÉTODOS: Os testes de processamento auditivo foram aplicados em um grupo de 27 indivíduos, subdivididos em grupos de 11 crianças (7 a 10 anos) e 16 adolescentes (11 a 16 anos) de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social, e comparado a um grupo controle, formado por 21 crianças, subdivididas em grupos de 10 crianças e 11 adolescentes, pareados por idade, sem queixas. Também se aplicou os PEATE para investigação da integridade da via auditiva. RESULTADOS: Para ambas as faixas etárias, foram encontradas diferenças significantes entre grupos estudo e controle para a maioria dos testes aplicados, sendo que o grupo estudo apresentou desempenho estatisticamente pior do que o controle para todos os testes, exceto para o teste pediatric speech intelligibility. Apenas uma criança apresentou resultado alterado para os PEATE. CONCLUSÕES: Os resultados demonstraram pior desempenho do grupo estudo (crianças e adolescentes) para os testes comportamentais de processamento auditivo, apesar de estes apresentarem integridade da via auditiva em nível de tronco encefálico, demonstrada pela normalidade nos resultados do PEATE.

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Biografia do Autor

Cristina Ferraz Borges Murphy, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD, PhD. Speech Therapist and Postdoctoral Researcher in the field of auditory processing at Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brazil.

Fernanda Pontes, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD. Speech Therapist, Department of Physical Therapy, Speech Therapy and Occupational Therapy, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), Botucatu, São Paulo, Brazil.

Luciene Stivanin, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD. Speech Therapist and Postgraduate Student in Rehabilitation Science, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brazil.

Erica Picoli, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD. Speech Therapist, Department of Physical Therapy, Speech Therapy and Occupational Therapy, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), Botucatu, São Paulo, Brazil.

Eliane Schochat, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD, PhD. Associate Professor, Department of Physical Therapy, Speech Therapy and Occupational Therapy, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

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Publicado

2012-05-05

Como Citar

1.
Murphy CFB, Pontes F, Stivanin L, Picoli E, Schochat E. Processamento auditivo em crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade. Sao Paulo Med J [Internet]. 5º de maio de 2012 [citado 10º de março de 2025];130(3):151-8. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1447

Edição

Seção

Artigo Original