Mentores também precisam de suporte

um estudo sobre suas dificuldades e recursos na escola médica

Autores

  • Marina de Castro Nascimento Gonçalves Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Patricia Lacerda Bellodi Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Tutoria, Mentores, Educação médica, Psicologia, Pesquisa qualitativa

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVOS: Mentores têm sido reconhecidos como elementos importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes de Medicina. Entretanto, poucas investigações buscam compreendê-los em seu desenvolvimento, necessidades e dificuldades. Nosso objetivo foi investigar as percepções de um grupo de mentores sobre as dificuldades vivenciadas ao longo do tempo e os recursos utilizados para enfrentá-las. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo qualitativo e de caráter exploratório, com mentores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). No Programa Tutores, mentores acompanham e orientam alunos ao longo do curso, sendo responsáveis por grupos heterogêneos de alunos em relação ao ano acadêmico. MÉTODO: Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com 14 mentores da FMUSP. RESULTADOS: Muitos mentores reconheceram como dificuldades as dúvidas iniciais com o papel, a frustração com a adesão dos alunos e a sobrecarga de tarefas do cotidiano. Para enfrentá-las, eles utilizam recursos externos, sua própria experiência de vida e o modo pessoal de abordar as situações. Uma parcela dos mentores não reconheceu dificuldades, para eles ou para os alunos. CONCLUSÕES: Como em outros programas, muitas das dificuldades percebidas pelos mentores mostram ser derivadas do próprio contexto da formação médica. Entretanto, diferentemente de outras experiências, os mentores FMUSP não se ressentem da falta de suporte para a sua função, estando este presente regularmente na estrutura e dinâmica do programa. A “dificuldade em perceber dificuldades”, apresentada por alguns mentores, demanda investigações posteriores para melhor e maior compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina de Castro Nascimento Gonçalves, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MSc. Psychologist, Postgraduate Program on Preventive Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Patricia Lacerda Bellodi, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

PhD. Psychologist and Mentoring Program Coordinator, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Referências

Awaya A, McEwan H, Heyler D, et al. Mentoring as a journey. Teaching and Teacher Education. 2003;19(1):45-56. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X02000938. Accessed in 2012 (Feb 16).

Buddeberg-Fischer B, Herta KD. Formal mentoring programmes for medical students and doctors--a review of the Medline literature. Med Teach. 2006;28(3):248-57.

Daloz L. Effective teaching and mentoring: realizing the transformational power of adult learning experiences. San Francisco: Jossey-Bass Higher and Adult Education Series; 1986.

Souba WW. Mentoring young academic surgeons, our most precious asset. J Surg Res. 1999;82(2):113-20.

Rodenhauser P, Rudisill JR, Dvorak R. Skills for mentors and protégés applicable to psychiatry. Academic Psychiatry. 2000;24(1):14-27. Available from: http://ap.psychiatryonline.org/article.aspx?articleID=47206. Accessed in 2012 (Feb 16).

Smith LS, McAllister LE, Snype Crawford C. Mentoring benefits and issues for public health nurses. Public Health Nurs. 2001; 18(2):101-7.

Johnson WB. The intentional mentor: strategies and guidelines for the practice of mentoring. Professional Psychology: Research and Practice. 2002;33(1):88-96. Available from: http://www. indiana.edu/~acoustic/s685/johnson-mentor.pdf. Accessed in 2012 (Feb 16).

Jackson VA, Palepu A, Szalacha L, et al. “Having the right chemistry”: a qualitative study of mentoring in academic medicine. Acad Med. 2003;78(3):328-34.

Frei E, Stamm M, Buddeberg-Fischer B. Mentoring programs for medical students-a review of the PubMed literature 2000-2008. BMC Med Educ. 2010;10:32.

Stenfors-Hayes T, Kalén S, Hult H, et al. Being a mentor for undergraduate medical students enhances personal and professional development. Med Teach. 2010;32(2):148-53.

Dobie S, Smith S, Robins L. How assigned faculty mentors view their mentoring relationships: an interview study of mentors in medical education. Mentoring & Tutoring: Partnership in Learning. 2010;18(4):337-59. Available from: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13611267.2010.511842#preview. Accessed in 2012 (Feb 16).

Bellodi PL, Martins MA. Tutoria: mentoring na formação médica. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2005.

Patton MQ. Qualitative evaluation and research methods. California: Sage Publications; 1990.

Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2007.

Ramani S, Gruppen L, Kachur EK. Twelve tips for developing effective mentors. Med Teach. 2006;28(5):404-8.

Centeno AM. How to enjoy your mentee’s success and learn from it. Med Educ. 2002;36(12):1214-5.

Colares MFA, Castro M, Peres CM, et al. Percepções de estudantes de medicina e de mentores sobre um programa de tutoria (mentoring) desenvolvido em grupos [Group mentoring for junior medical students: perceptions of mentees and mentors]. Rev Bras Educ Med. 2009;33(4):670-5.

Sambunjak D, Straus SE, Marusic A. A systematic review of qualitative research on the meaning and characteristics of mentoring in academic medicine. J Gen Intern Med. 2010;25(1):72-8.

Barker ER. Mentoring-a complex relationship. J Am Acad Nurse Pract. 2006;18(2):56-61.

Berk RA. Where’s the chemistry in mentor-mentee academic relationships? Try speed mentoring. International Journal of Mentoring and Coaching. 2010;8(1):85-138.

Bellodi PL, Cardillo GZ. O aluno da FMUSP e seus colegas. In: Gonçalves EL, Mascaretti LAS, Bellodi PL, eds. Perfil do aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2000. Available from: http://www.fm.usp.br/cedem/peqedu/perfil20005.php. Accessed in 2012 (Mar 15).

Hauer KE, Teherani A, Dechet A, Aagaard EM. Medical students’ perceptions of mentoring: a focus-group analysis. Med Teach. 2005;27(8):732-4.

Rose GL, Rukstalis MR, Schuckit MA. Informal mentoring between faculty and medical students. Acad Med. 2005;80(4):344-8.

Kram KE. Mentoring at work: developmental relationships in organizational life. Glenview: Scott Foresman; 1985.

Zerzan JT, Hess R, Schur E, Phillips RS, Rigotti N. Making the most of mentors: a guide for mentees. Acad Med. 2009;84(1):140-4.

Cottrell DJ, McCrorie P, Perrin F. The personal tutor system: an evaluation. Med Educ. 1994;28(6):544-9.

Malik S. Students, tutors and relationships: the ingredients of a successful student support scheme. Med Educ. 2000;34(8):635-41.

Baldwin PJ, Dodd M, Wrate RM. Young doctors’ health--II. Health and health behaviour. Soc Sci Med. 1997;45(1):41-4.

Center C, Davis M, Detre T, et al. Confronting depression and suicide in physicians: a consensus statement. JAMA. 2003;289(23):3161-6.

Meleiro AMAS. O médico como paciente. São Paulo: Segmento Farma; 2005.

Woessner R, Honold M, Stehr SN, Steudel WI. Support and faculty mentoring programmes for medical students in Germany, Switzerland and Austria. Med Educ. 2000;34(6):480-2.

Ehrich LC, Hansford B, Tennent L. Formal mentoring programs in education and other professions: a review of the literature. The Journal of Leadership for Effective & Equitable Organizations. 2004;40(4):518-40. Available from: http://eaq.sagepub.com/content/40/4/518.short. Accessed in 2012 (Feb 17).

Freeman R. Mentoring in general practice. Oxford: Butterworth- Heinemann; 1998.

Taherian K, Shekarchian M. Mentoring for doctors. Do its benefits outweigh its disadvantages? Med Teach. 2008;30(4):e95-9.

Downloads

Publicado

2012-07-07

Como Citar

1.
Gonçalves M de CN, Bellodi PL. Mentores também precisam de suporte: um estudo sobre suas dificuldades e recursos na escola médica. Sao Paulo Med J [Internet]. 7º de julho de 2012 [citado 10º de março de 2025];130(4):252-8. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1493

Edição

Seção

Breve Comunicado