Afasia e herpes vírus
estudo de caso
Palavras-chave:
Meningoencefalite, Encefalite por herpes simples, Afasia, Linguagem, Cognição, AdolescenteResumo
CONTEXTO: Meningoencefalite em idade precoce, de qualquer etiologia, é fator de risco para o desenvolvimento de sequelas posteriores, que podem ser de origem física, psíquica, comportamental ou cognitiva. Anomia é uma manifestação linguística frequente nesses casos e outras alterações de linguagem raramente são descritas. O objetivo do estudo foi descrever as manifestações linguísticas e cognitivas pós-meningoencefalite herpética de um paciente com 13 anos de idade e oito anos de escolaridade. RELATO DE CASO: O paciente passou por avaliação fonoaudiológica nove meses após o diagnóstico neurológico. A bateria de avaliação incluiu o Protocolo de Avaliação de Linguagem Montreal Toulouse (MT Beta-86 modificado), a descrição da prancha Roubo dos Biscoitos do Teste de Boston para o diagnóstico da afasia, avaliação informal do raciocínio lógico-matemático e os subtestes neuropsicológicos da escala WAIS-III que avaliam a memória de trabalho. O paciente apresentou afasia mista, alteração da memória de curto prazo e da memória de trabalho e discalculia. Apresentou também alterações cognitivas e linguísticas graves. O diagnóstico precoce tem fundamental importância para o tratamento oportuno e a reabilitação dessa infecção neurológica e também para minimizar as alterações cognitivas causadas pela doença.
Downloads
Referências
Whitley RJ, Lakeman F. Herpes simplex virus infections of the central nervous system: therapeutic and diagnostic considerations. Clin Infect Dis. 1995;20(2):414-20.
Pewter SM, Williams WH, Haslam C, Kay JM. Neuropsychological and psychiatric profiles in acute encephalitis in adults. Neuropsychol Rehabil. 2007;17(4-5):478-505.
Okuda B, Kawabata K, Tachibana H, Sugita M, Tanaka H. Postencephalitic pure anomic aphasia: 2-year follow-up. J Neurol Sci. 2001;187(1-2):99-102.
Lambon Ralph MA, Cipolotti L, Manes F, Patterson K. Taking both sides: do unilateral anterior temporal lobe lesions disrupt semantic memory? Brain. 2010;133(11):3243-55.
Lowe C, Knapp S, Lambon Ralph MA. Relative preservation of ‘animate’ knowledge in an atypical presentation of herpes simplex virus encephalitis. Neurocase. 2005;11(3):157-66.
Laiacona M, Capitani E, Caramazza A. Category-specific semantic deficits do not reflect the sensory/functional organization of the brain: a test of the “sensory quality” hypothesis. Neurocase. 2003;9(3):221-31.
Sartori G, Negri G, Mariani I, Prioni S. Relevance of semantic features and category specificity. Cortex. 2004;40(1):191-3.
Siri S, Kensinger EA, Cappa SF, Hood KL, Corkin S. Questioning the living/nonliving dichotomy: evidence from a patient with an unusual semantic dissociation. Neuropsychology. 2003;17(4):630-45.
Whitley RJ, Cobbs CG, Alford CA Jr, et al. Diseases that mimic herpes simplex encephalitis. Diagnosis, presentation, and outcome. NIAD Collaborative Antiviral Study Group. JAMA. 1989;262(2):234-9.
Nespolous JL, Lecours AR, Lafond D, et al. Protocole Montréal- Toulouse d’examen linguistique de l’aphasie MT 86, module standard initial: MIB. Montréal: Laboratoire Théophile-Alajouanine; 1986.
Soares EC, Ortiz KZ. Influence of schooling on language abilities of adults without linguistic disorders. Sao Paulo Med J. 2009; 127(3):134-9.
Goodglass H, Kaplan EF. The Assessment of Aphasia and Related Disorders. 2nd ed. Philadelphia: Lea & Febiger; 1983.
Berch DB, Krikorian R, Huha EM. The Corsi block-tapping task: methodological and theoretical considerations. Brain Cogn. 1998;38(3):317-38.
Wechsler D. WAIS-III: administration and scoring manual. 3rd ed. San Antonio: Psychological Corporation; 1997.
Basso A, Marangolo P. Cognitive neuropsychological rehabilitation: The emperor’s new clothes? Neuropsychological Rehabilitation. 2000;10(3):219-29. Available from: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/096020100389138#preview. Accessed in 2011 (Aug 9).
Berndt RS, Mitchum CC, Wayland S. Patterns of sentence comprehension in aphasia: a consideration of three hypotheses. Brain Lang. 1997;60(2):197-221.
Ellis AW, Young AW. Human cognitive neuropsychology: a textbook with readings. London: Lawrence Erlbaum Associates; 1988.
Biedermann B, Nickels L. Homographic and heterographic homophones in speech production: does orthography matter? Cortex. 2008;44(6):683-97.
Levelt WJM. Speaking: from intention to articulation. Cambridge: MIT Press; 1989.
Figueiredo VLM, Nascimento E. Desempenhos nas duas tarefas dos subteste dígitos do WISC-III e do WAIS-III [Performances in the forward and backward digit span in the WISC-III and WAIS-III]. Psicol Teor Pesqui. 2007;23(3):313-8.
Noppeney U, Price CJ. Functional imaging of the semantic system: retrieval of sensory-experienced and verbally learned knowledge. Brain Lang. 2003;84(1):120-33.
Souza CAC. Déficits variados após lesões neurológicas bacterianas ou virais: implicações clínicas, periciais e psicossociais. Psychiatry Online Brasil. 2003;8(11). Available from: http://www.polbr.med.br/ano03/artigo1103_b.php. Accessed in 2011 (Aug 9).
De Luccia G, Ortiz KZ. Desempenho da população brasileira no processamento numérico e de cálculo através da bateria EC 301: estudo piloto [Performance of a Brazilian population in the EC 301 calculation and number processing battery: a pilot study]. Arq Neuropsiquiatr. 2009;67(2b):432-8.
Miyake A, Carpenter PA, Just MA. A capacity approach to syntactic comprehension disorders: making normal adults perform like aphasic patients. Cognitive Neuropsychology. 1994;11(6):671-717. Available from: http://www.informaworld.com/smpp/content~db=all~content=a781392836~frm=abslink. Accessed in 2011 (Aug 9).
Basso A, Caporali P, Faglione S. Spontaneous recovery from acalculia. J Int Neuropsychol Soc. 2005;11(1):99-107.
Baldo JV, Dronkers NF. Neural correlates of arithmetic and language comprehension: a common substrate? Neuropsychologia. 2007;45(2):229-35.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.