Usando cenas selecionadas de filmes brasileiros para ensino a respeito dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, na educação médica
Palavras-chave:
Cinema como assunto, Intoxicação alcoólica, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Comportamento aditivo, Educação médicaResumo
CONTEXTO E OBJETIVOS: Temas como o abuso de álcool e drogas, dificuldades nos relacionamentos, psicoses, autismo e transtornos de personalidade são largamente usados em filmes. Os filmes têm sido cada vez mais utilizados para ensinar psiquiatria e condições psiquiátricas em diferentes ambientes culturais. Existem muitos artigos sobre cinema e psiquiatria. Mas nenhum desses apresenta metodologia sobre como selecionar o material. Os autores se propuseram a buscar representação do uso problemático de álcool e drogas no período de retomada do cinema brasileiro (1994-2008). TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo qualitativo em duas universidades do estado de São Paulo. MÉTODOS: As cenas foram retiradas de filmes disponíveis em locadoras, e foram avaliados utilizando um protocolo desenvolvido especificamente. Foi avaliado o realismo e a aplicabilidade didática de cada cena. Um autor selecionou 70 cenas a partir de 50 filmes (notas de realismo e aplicabilidade didática ≥ 8) para posterior avaliação de outros dois autores. Diferenças nas notas dos três juízes foram avaliadas usando testes não-paramétricos (P < 0,001). Cenas com uma nota alta (≥ 8) foram definidas como “cenas de qualidade”. RESULTADOS: Trinta e nove cenas de 27 filmes foram identificadas como “cenas de qualidade”. Álcool, maconha, cocaína, alucinógenos e inalantes são mostrados nessas cenas. Sinais e sintomas de intoxicação, uso abusivo/nocivo e dependência foram encontrados. CONCLUSÕES: Foi produzido rico material para ensino, tanto na graduação quanto na pós-graduação, da psicopatologia relacionada ao uso de álcool e drogas. Além disso, foi possível demonstrar como alguns comportamentos relacionados ao uso de drogas estão arraigados em certos filmes e grupos brasileiros.
Downloads
Referências
Dalgalarrondo P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.
Singer M. Drugs and development: the global impact of drug use and trafficking on social and economic development. Int J Drug Policy. 2008;19(6):467-78.
Meloni JN, Laranjeira R. Custo social e de saúde do consumo do álcool [The social and health burden of alcohol abuse]. Rev Bras Psiquiatr. 2004;26(Suppl 1):SI7-SI10.
Pinsky I, Jundi SARJ. O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens: revisão da literatura internacional: [revisão] [Alcohol advertising and alcohol consumption among youngsters: review of the international literature: [review]]. Rev Bras Psiquiatr. 2008;30(4):362-74.
Maia JMC, Castilho SM, Maia MC, Neto FL. Psicopatologia no cinema brasileiro: um estudo introdutório [Brazilian movies and psychopathology]. Rev Psiquiatr Clin (São Paulo). 2005;32(6):319-23.
Byrne P. Psychiatry and the media. Advances in Psychiatric Treatment. 2003;9:135-43. Available from: http://apt.rcpsych.org/content/9/2/135.full. Accessed in 2012 (Apr 19).
Greenberg HR. La-la land meets DSM-IV: the pleasures and pitfalls of celluloid diagnostics. Psychiatr Serv. 2003;54(6):807-8.
Byrne P. Trainspotting and the depiction of addiction. Psychiatric Bulletin. 1997;21:173-5. Available from: http://pb.rcpsych.org/content/21/3/173.full.pdf. Accessed in 2012 (Apr 19).
Ousager J, Johannessen H. Humanities in undergraduate medical education: a literature review. Acad Med. 2010;85(6):988-98.
Cape G. Movies as a vehicle to teach addiction medicine. Int Rev Psychiatry. 2009;21(3):213-7.
Kerr-Corrêa F, Igami TZ, Hiroce V, Tucci AM. Patterns of alcohol use between genders: a cross-cultural evaluation. J Affect Disord. 2007;102(1-3):265-75.
Tarsitani L, Brugnoli R, Pancheri P. Cinematic clinical psychiatry cases in graduate medical education. Med Educ. 2004;38(11):1187.
Garrison D. The use of movies to facilitate family engagement in psychiatry hospitalization. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2007;46(9):1218-21.
Gharaibeh NM. The psychiatrist’s image in commercially available American movies. Acta Psychiatr Scand. 2005;111(4):316-9.
Bhagar HA. Should cinema be used for medical student education in psychiatry? Med Educ. 2005;39(9):972-3.
Fritz GK, Poe RO. The role of a cinema seminar in psychiatric education. Am J Psychiatry. 1979;136(2):207-10.
Ramsay R. Psychiatry and the public. Psychiatric Bulletin. 1991;15:795. Available from: http://pb.rcpsych.org/content/15/12/795.full.pdf+html. Accessed in 2012 (Apr 19).
Skochelak SE. A decade of reports calling for change in medical education: what do they say? Acad Med. 2010;85(9 Suppl):S26-33.
Hyler SE, Moore J. Teaching psychiatry? Let Hollywood help! Suicide in the cinema. Academic Psychiatry. 1996;20(4):212-9. Available from: http://ap.psychiatryonline.org/article.aspx?Volume=20&page=212&journalID=17. Accessed in 2012 (Apr 19).
Ventura S, Onsman A. The use of popular movies during lectures to aid teaching and learning of undergraduate pharmacology. Med Teach. 2009;31(7):662-4.
Lumlertgul N, Kijpaisalratana N, Pityaratstian N, Wangsaturaka D. Cinemeducation: a pilot student project using movies to help students learn medical professionalism. Med Teach. 2009;31(7):e327-32.
Baños JE. How literature and popular movies can help in medical education: applications for teaching the doctor-patient relationship. Med Educ. 2007;41(9):918.
Akram A, O’Brien A, O’Neill A, Latham R. Crossing the line--learning psychiatry at the movies. Int Rev Psychiatry. 2009;21(3):267-8.
Walter G, McDonald A, Rey JM, Rosen A. Medical student knowledge and attitudes regarding ECT prior to and after viewing ECT scenes from movies. J ECT. 2002;18(1):43-6.
Peluso ETP, Blay SL. Public perception of alcohol dependence. Rev Bras Psiquiatr. 2008;30(1):19-24.
Ronzani TM, Higgins-Biddle J, Furtado EF. Stigmatization of alcohol and other drug users by primary care providers in Southeast Brazil. Soc Sci Med. 2009;69(7):1080-4.
Nagib L. O cinema da retomada: depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo: Editora 34; 2002.
Datta V. Madness and the movies: an undergraduate module for medical students. Int Rev Psychiatry. 2009;21(3):261-6.
Jukić V, Brecić P, Savić A. Movies in education of psychiatry residents. Psychiatr Danub. 2010;22(2):304-7.
Sierles FS. Using film as the basis of an American culture course for first-year psychiatry residents. Acad Psychiatry. 2005;29(1):100-4.
Welsh CJ. OD’s and DT’s: using movies to teach intoxication and withdrawal syndromes to medical students. Acad Psychiatry. 2003;27(3):182-6.
Leung KS, Cottler LB. Ecstasy and other club drugs: a review of recent epidemiologic studies. Curr Opin Psychiatry. 2008;21(3):234-41.
Carvalho HB, Seibel SD. Crack cocaine use and its relationship with violence and HIV. Clinics (Sao Paulo). 2009;64(9):857-66.
Nappo SA, Sanchez Z, De Oliveira LG. Crack, AIDS, and women in São Paulo, Brazil. Subst Use Misuse. 2011;46(4):476-85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.