Usando cenas selecionadas de filmes brasileiros para ensino a respeito dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, na educação médica

Autores

  • João Mauricio Castaldelli-Maia Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo
  • Hercílio Pereira Oliveira Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo
  • Arthur Guerra Andrade Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo
  • Francisco Lotufo-Neto Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo
  • Dinesh Bhugra Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo

Palavras-chave:

Cinema como assunto, Intoxicação alcoólica, Transtornos relacionados ao uso de substâncias, Comportamento aditivo, Educação médica

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVOS: Temas como o abuso de álcool e drogas, dificuldades nos relacionamentos, psicoses, autismo e transtornos de personalidade são largamente usados em filmes. Os filmes têm sido cada vez mais utilizados para ensinar psiquiatria e condições psiquiátricas em diferentes ambientes culturais. Existem muitos artigos sobre cinema e psiquiatria. Mas nenhum desses apresenta metodologia sobre como selecionar o material. Os autores se propuseram a buscar representação do uso problemático de álcool e drogas no período de retomada do cinema brasileiro (1994-2008). TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo qualitativo em duas universidades do estado de São Paulo. MÉTODOS: As cenas foram retiradas de filmes disponíveis em locadoras, e foram avaliados utilizando um protocolo desenvolvido especificamente. Foi avaliado o realismo e a aplicabilidade didática de cada cena. Um autor selecionou 70 cenas a partir de 50 filmes (notas de realismo e aplicabilidade didática ≥ 8) para posterior avaliação de outros dois autores. Diferenças nas notas dos três juízes foram avaliadas usando testes não-paramétricos (P < 0,001). Cenas com uma nota alta (≥ 8) foram definidas como “cenas de qualidade”. RESULTADOS: Trinta e nove cenas de 27 filmes foram identificadas como “cenas de qualidade”. Álcool, maconha, cocaína, alucinógenos e inalantes são mostrados nessas cenas. Sinais e sintomas de intoxicação, uso abusivo/nocivo e dependência foram encontrados. CONCLUSÕES: Foi produzido rico material para ensino, tanto na graduação quanto na pós-graduação, da psicopatologia relacionada ao uso de álcool e drogas. Além disso, foi possível demonstrar como alguns comportamentos relacionados ao uso de drogas estão arraigados em certos filmes e grupos brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Mauricio Castaldelli-Maia, Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo

MD. Preceptor, Discipline of Psychiatry, Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Santo André, São Paulo. Researcher in the Grupo Interdisciplinar de Estudos em Álcool e Drogas (GREA), Instituto de Psiquiatria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Hercílio Pereira Oliveira, Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo

MD, MSc. Psychiatrist, Department of Psychiatry, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Arthur Guerra Andrade, Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo

MD, PhD. Full Professor, Department of Psychiatry, Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Santo André, São Paulo, and Associate Professor, Department of Psychiatry, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Francisco Lotufo-Neto, Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo

MD, PhD. Associate Professor, Department of Psychiatry, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Dinesh Bhugra, Faculdade de Medicina do ABC and Faculdade de Medicina de São Paulo

MA, MSc, MBBS, FRCP, FRCPsych, MPhil, PhD. Professor of Mental Health and Cultural Diversity, Institute of Psychiatry, King’s College, London, United Kingdom.

Referências

Dalgalarrondo P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2a ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.

Singer M. Drugs and development: the global impact of drug use and trafficking on social and economic development. Int J Drug Policy. 2008;19(6):467-78.

Meloni JN, Laranjeira R. Custo social e de saúde do consumo do álcool [The social and health burden of alcohol abuse]. Rev Bras Psiquiatr. 2004;26(Suppl 1):SI7-SI10.

Pinsky I, Jundi SARJ. O impacto da publicidade de bebidas alcoólicas sobre o consumo entre jovens: revisão da literatura internacional: [revisão] [Alcohol advertising and alcohol consumption among youngsters: review of the international literature: [review]]. Rev Bras Psiquiatr. 2008;30(4):362-74.

Maia JMC, Castilho SM, Maia MC, Neto FL. Psicopatologia no cinema brasileiro: um estudo introdutório [Brazilian movies and psychopathology]. Rev Psiquiatr Clin (São Paulo). 2005;32(6):319-23.

Byrne P. Psychiatry and the media. Advances in Psychiatric Treatment. 2003;9:135-43. Available from: http://apt.rcpsych.org/content/9/2/135.full. Accessed in 2012 (Apr 19).

Greenberg HR. La-la land meets DSM-IV: the pleasures and pitfalls of celluloid diagnostics. Psychiatr Serv. 2003;54(6):807-8.

Byrne P. Trainspotting and the depiction of addiction. Psychiatric Bulletin. 1997;21:173-5. Available from: http://pb.rcpsych.org/content/21/3/173.full.pdf. Accessed in 2012 (Apr 19).

Ousager J, Johannessen H. Humanities in undergraduate medical education: a literature review. Acad Med. 2010;85(6):988-98.

Cape G. Movies as a vehicle to teach addiction medicine. Int Rev Psychiatry. 2009;21(3):213-7.

Kerr-Corrêa F, Igami TZ, Hiroce V, Tucci AM. Patterns of alcohol use between genders: a cross-cultural evaluation. J Affect Disord. 2007;102(1-3):265-75.

Tarsitani L, Brugnoli R, Pancheri P. Cinematic clinical psychiatry cases in graduate medical education. Med Educ. 2004;38(11):1187.

Garrison D. The use of movies to facilitate family engagement in psychiatry hospitalization. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2007;46(9):1218-21.

Gharaibeh NM. The psychiatrist’s image in commercially available American movies. Acta Psychiatr Scand. 2005;111(4):316-9.

Bhagar HA. Should cinema be used for medical student education in psychiatry? Med Educ. 2005;39(9):972-3.

Fritz GK, Poe RO. The role of a cinema seminar in psychiatric education. Am J Psychiatry. 1979;136(2):207-10.

Ramsay R. Psychiatry and the public. Psychiatric Bulletin. 1991;15:795. Available from: http://pb.rcpsych.org/content/15/12/795.full.pdf+html. Accessed in 2012 (Apr 19).

Skochelak SE. A decade of reports calling for change in medical education: what do they say? Acad Med. 2010;85(9 Suppl):S26-33.

Hyler SE, Moore J. Teaching psychiatry? Let Hollywood help! Suicide in the cinema. Academic Psychiatry. 1996;20(4):212-9. Available from: http://ap.psychiatryonline.org/article.aspx?Volume=20&page=212&journalID=17. Accessed in 2012 (Apr 19).

Ventura S, Onsman A. The use of popular movies during lectures to aid teaching and learning of undergraduate pharmacology. Med Teach. 2009;31(7):662-4.

Lumlertgul N, Kijpaisalratana N, Pityaratstian N, Wangsaturaka D. Cinemeducation: a pilot student project using movies to help students learn medical professionalism. Med Teach. 2009;31(7):e327-32.

Baños JE. How literature and popular movies can help in medical education: applications for teaching the doctor-patient relationship. Med Educ. 2007;41(9):918.

Akram A, O’Brien A, O’Neill A, Latham R. Crossing the line--learning psychiatry at the movies. Int Rev Psychiatry. 2009;21(3):267-8.

Walter G, McDonald A, Rey JM, Rosen A. Medical student knowledge and attitudes regarding ECT prior to and after viewing ECT scenes from movies. J ECT. 2002;18(1):43-6.

Peluso ETP, Blay SL. Public perception of alcohol dependence. Rev Bras Psiquiatr. 2008;30(1):19-24.

Ronzani TM, Higgins-Biddle J, Furtado EF. Stigmatization of alcohol and other drug users by primary care providers in Southeast Brazil. Soc Sci Med. 2009;69(7):1080-4.

Nagib L. O cinema da retomada: depoimentos de 90 cineastas dos anos 90. São Paulo: Editora 34; 2002.

Datta V. Madness and the movies: an undergraduate module for medical students. Int Rev Psychiatry. 2009;21(3):261-6.

Jukić V, Brecić P, Savić A. Movies in education of psychiatry residents. Psychiatr Danub. 2010;22(2):304-7.

Sierles FS. Using film as the basis of an American culture course for first-year psychiatry residents. Acad Psychiatry. 2005;29(1):100-4.

Welsh CJ. OD’s and DT’s: using movies to teach intoxication and withdrawal syndromes to medical students. Acad Psychiatry. 2003;27(3):182-6.

Leung KS, Cottler LB. Ecstasy and other club drugs: a review of recent epidemiologic studies. Curr Opin Psychiatry. 2008;21(3):234-41.

Carvalho HB, Seibel SD. Crack cocaine use and its relationship with violence and HIV. Clinics (Sao Paulo). 2009;64(9):857-66.

Nappo SA, Sanchez Z, De Oliveira LG. Crack, AIDS, and women in São Paulo, Brazil. Subst Use Misuse. 2011;46(4):476-85.

Downloads

Publicado

2012-11-11

Como Citar

1.
Castaldelli-Maia JM, Oliveira HP, Andrade AG, Lotufo-Neto F, Bhugra D. Usando cenas selecionadas de filmes brasileiros para ensino a respeito dos transtornos relacionados ao uso de substâncias, na educação médica. Sao Paulo Med J [Internet]. 11º de novembro de 2012 [citado 14º de março de 2025];130(6):380-91. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1521

Edição

Seção

Artigo Original