Sintomas psiquiátricos comuns em professores das escolas públicas de Palmas, Tocantins, Brasil
Um estudo observacional transversal
Palavras-chave:
Ensino, Saúde mental, Trabalho, Prevalência, DocentesResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: Professores estão sob grande risco de estresse físico e mental devido às dificuldades materiais e psicológicas do seu trabalho. Este estudo visa avaliar a prevalência dos sintomas psiquiátricos comuns medidos pela escala Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), que sugere presença do diagnóstico de transtorno psiquiátrico, em professores de escolas públicas de Palmas, Tocantins, Brasil, no ano de 2012. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo observacional transversal em Palmas, Tocantins, Brasil. MÉTODO: Avaliamos 110 professores municipais na cidade de Palmas, Tocantins, Brasil. Eles foram randomicamente selecionados por uma lista de funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Palmas. Todos responderam ao questionário SRQ-20 depois darem consentimento. RESULTADOS: Entre os anos de 2008 a 2011, foram observados 24 casos de abstenção ao trabalho por doenças mentais. Nós excluímos um caso e 109 professores responderam ao questionário SRQ-20. Dos 109 professores avaliados, 54 tinham ≥ 7 pontos no SRQ-20. Esse dado sugere que 49,5% dos professores têm sintomas suficientes para se considerar o diagnóstico de transtorno mental e a necessidade de tratamento. CONCLUSÃO: Nosso estudo observou que a prevalência de doenças mentais em professores é tão alta como encontrada na literatura. Nossos resultados sugerem que o reconhecimento dos transtornos mentais é baixo e que as estatísticas atuais falham em alcançar o setor de saúde ocupacional.
Downloads
Referências
Gasparini SM, Barreto SM, Assunção AA. Prevalência de transtornos mentais comuns em professores da rede municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil [Prevalence of common mental disorders among school teachers in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil]. Cad Saude Publica. 2006;22(12):2679-91.
Chan DW. Hardiness and its role in thestress-burnout relationship among prospective Chinese teachers in Hong Kong. Teaching and Teacher Education. 2003;19(4):381-95. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X03000234. Accessed in 2014 (Jul14).
Gray-Stanley JA, Muramatsu N. Work stress, burnout, and social and personal resources among direct care workers. Res Dev Disabil. 2011;32(3):1065-74.
Clark C, Pike C, McManus S, et al. The contribution of work and non-work stressors to common mental disorders in the 2007 Adult Psychiatric Morbidity Survey. Psychol Med. 2012;42(4):829-42.
Boran A, Shawaheen M, Khader Y, Amarin Z, Hill Rice V. Work-related stress among health professionals in northern Jordan. Occup Med (Lond). 2012;62(2):145-7.
Abramovay M, Ruas MG. Violências nas escolas. 1a ed. Brasília: Unesco; 2002. Available from: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001339/133967por.pdf. Accessed in 2014 (Jul 14).
Gonçalves DM, Stein AT, Kapczinski F. Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR [Performance of the Self-Reporting Questionnaire as a psychiatric screening questionnaire: a comparative study with Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR]. Cad Saude Publica. 2008;24(2):380-90.
Harding TW, de Arango MV, Baltazar J, et al. Mental disorders in primary health care: a study of their frequency and diagnosis in four developing countries. Psychol Med. 1980;10(2):231-41.
Mari JJ, Williams P. A comparison of the validity of two psychiatric screening questionnaires (GHQ-12 and SRQ-20) in Brazil, using Relative Operating Characteristic (ROC) analysis. Psychol Med. 1985;15(3):651-9.
National Statistical Service (NSS). Working together for an informed Australia. Sample Size Calculator. Available from: http://www.nss. gov.au/nss/home.nsf/pages/Sample+size+calculator. Accessed in 2014 (Jul 14).
Tuettemann E. Teaching: stress and satisfaction. Issues in Educational Research 1991;1(1):31-42. Available from: http://www.iier.org.au/iier1/tuettemann.html. Accessed in 2014 (Jul14).
Delcor NS, Araújo TM, Reis EJ, et al. Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil [Labor and health conditions of private school teachers in Vitória da Conquista, Bahia, Brazil]. Cad Saude Publica. 2004;20(1):187-96.
da Silva LG, da Silva MC. Condições de trabalho e saúde de professores pré-escolares da rede pública de ensino de Pelotas, RS, Brasil [Working and health conditions of preschool teachers of the public school network of Pelotas, State of Rio Grande do Sul, Brazil]. Cien Saude Colet. 2013;18(11):3137-46.
Dinas PC, Koutedakis Y, Flouris AD. Effects of exercise and physical activity on depression. Ir J Med Sci. 2011;180(2):319-25.
Rimer J, Dwan K, Lawlor DA, et al. Exercise for depression. Cochrane Database Syst Rev. 2012;7:CD004366.
Zschucke E, Gaudlitz K, Ströhle A. Exercise and physical activity in mental disorders: clinical and experimental evidence. J Prev Med Public Health. 2013;46Suppl 1:S12-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.