Avaliação, diagnóstico e tratamento da surdez – conhecimento e conduta de médicos com atuação em neonatologia e/ou pediatria de um hospital-escola terciário

Autores

  • Patrícia Colozza Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Adriana Ribeiro Tavares Anastasio Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Questionários, Pediatria, Audição, Surdez, Diagnóstico precoce

Resumo

 

CONTEXTO E OBJETIVO: A deficiência auditiva na criança é uma das desordens humanas cujo impacto tem efeito devastador produzindo sérias conseqüências no desenvolvimento da fala e linguagem. O diagnóstico precoce da perda auditiva deve ser objetivo de uma equipe interdisciplinar e ser seguido imediatamente por programas de intervenção precoce. O objetivo foi investigar o conhecimento e condutas de pediatras e residentes em pediatria de um hospital-escola terciário em relação à surdez. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal, hospital terciário do Estado de São Paulo. MÉTODOS: Oitenta e oito questionários distribuídos para pediatras e residentes em pediatria. RESULTADOS: Analisados 36 questionários. A maioria dos entrevistados (61,1%) foi de residentes em pediatria e/ou neonatologia. Oitenta e três por cento realizavam alguma conduta especial com bebês de alto risco para surdez, e 55% referiram não ter conhecimento sobre técnicas de triagem auditiva. A maioria desconhecia as classificações de grau e tipo de perda auditiva. Para 47,2%, a criança poderia utilizar o aparelho auditivo a partir de seis meses. A maioria referiu que a criança poderia realizar reabilitação auditiva nos primeiros seis meses de vida e todos os entrevistados responderam que é função do médico ter preocupação com a comunicação da criança. CONCLUSÕES: Mesmo a maioria adotando condutas especiais com bebês de alto risco para surdez, não se investigava rotineiramente a audição. Todos os entrevistados julgaram ser função do médico se preocupar com a comunicação da criança.

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Biografia do Autor

Patrícia Colozza, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Trainee in Speech Therapy at Hospital de Base, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), São José do Rio Preto, São Paulo, Brazil.

Adriana Ribeiro Tavares Anastasio, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

MD, PhD. Audiologist and professor in the Department of Ophthalmology, Otorhinolaryngology and Head and Neck Surgery, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Universidade de São Paulo (USP), Brazil.

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Publicado

2009-03-03

Como Citar

1.
Colozza P, Anastasio ART. Avaliação, diagnóstico e tratamento da surdez – conhecimento e conduta de médicos com atuação em neonatologia e/ou pediatria de um hospital-escola terciário . Sao Paulo Med J [Internet]. 3º de março de 2009 [citado 15º de outubro de 2025];127(2):61-5. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1861

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Artigo Original