Influência da escolaridade na linguagem de adultos sem queixas linguísticas
Palavras-chave:
Linguagem, Escolaridade, Testes de linguagem, Estudo de avaliação, AdultoResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: Para que a avaliação de linguagem seja adequada, faz-se necessário verificar a influência de variáveis sócio-demográficas que possam interferir no desempenho linguístico de indivíduos sem queixas linguísticas e de sujeitos com alterações de linguagem. O objetivo do estudo foi avaliar a influência da escolaridade e da idade no resultado do teste de avaliação de linguagem de Montreal Toulouse (MT Beta-86 Modificado) em pessoas sem queixas linguísticas. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal, desenvolvido entre março de 2006 a agosto de 2007, no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. MÉTODOS: Foram selecionados 80 sujeitos voluntários. A escolaridade variou em três faixas: A (1-4 anos), B (5-8 anos) e C (9 anos e acima). A idade variou entre 17 e 80 anos. Todos os sujeitos foram submetidos ao protocolo de avaliação de linguagem Montreal Toulouse (MT Beta-86 Modificado). RESULTADOS: Foram verificadas diferenças estatisticamente significantes segundo a escolaridade nas tarefas de compreensão oral, leitura, compreensão gráfica, denominação, disponibilidade lexical, ditado, denominação gráfica de ações e leitura de números. Em relação à idade, verificamos diferenças estatisticamente significantes nas tarefas de ditado e disponibilidade lexical. CONCLUSÕES: As provas do teste Montreal Toulouse (MT Beta-86 Modificado) parecem ser sensíveis à variação de escolaridade e idade. Estas variáveis devem ser levadas em consideração quando o teste é utilizado para avaliação de sujeitos com lesão cerebral.
Downloads
Referências
Soares ECS, Ortiz KZ. Influence of brain lesion and educational background on language tests in aphasic subjects. Dementia & Neuropsychologia. 2008;2(4):321-7. Available from: http://www.demneuropsy.com.br/imageBank/PDF/dnv02n04a15.pdf. Accessed in 2009 (Jul 1).
Thulborn KR, Carpenter PA, Just MA. Plasticity of language-related brain function during recovery from stroke. Stroke. 1999;30(4):749-54.
Goodglass H, Kaplan E. The assessment of aphasia and related disorders. 2nd ed. Philadel- phia: Lea & Febiger; 1983.
Schuell H. Minnesota test for differential diagnosis of aphasia. Minneapolis: University of Minnesota Press; l965.
Porch B. Porch index of communicative ability. Palo Alto: Consulting Psychologists Press; 1971.
Kertesz A. The western aphasia battery: test manual, stimulus cards, test booklets (test kit). New York: Grune & Stratton; 1982.
De Renzi E, Vignolo LA. The token test: A sensitive test to detect receptive disturbances in aphasics. Brain. 1962;85:665-78.
Radanovic M, Mansur LL, Scaff M. Normative data for the Brazilian population in the Boston Diagnostic Aphasia Examination: influence of schooling. Braz J Med Biol Res. 2004;37(11):1731-8.
Pineda DA, Mejía SE, Rosselli M, Ardila A, Romero MG, Pérez C. Variabilidad en la prueba de Boston para el diagnóstico de las afasias en adultos laboralmente activos [Variabili- ty of the Boston test for the diagnosis of aphasia in active working adults]. Rev Neurol. 1998;26(154):962-72.
Dabrowska E, Street J. Individual differences in language attainment: Comprehension of passive sentences by native and non-native English speakers. Language Science. 2006;28(6):604-15. Available from: http://cat.inist.fr/?aModele=afficheN&cpsidt=18204430. Accessed in 2009 (Jun 19).
Diniz LFM, Cruz MF, Torres VM, Cosenza RM. O teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey: normas para uma população brasileira [The Rey auditory-verbal learning test: norms for a brazilian sample]. Rev Bras Neurol. 2000;36(3):79-83.
Mansur LL, Radanovic M, Taquemori L, Greco L, Araújo GC. A study of the abilities in oral lan- guage comprehension of the Boston Diagnostic Aphasia Examination -- Portuguese version: a reference guide for the Brazilian population. Braz J Med Biol Res. 2005;38(2):277-92.
Finlayson MA, Johnson KA, Reitan RM. Relationship of level of education to neuropsycho- logical measures in brain-damaged and non-brain damaged adults. J Consult Clin Psychol. 1977;45(4):536-42.
Rosselli M, Ardila A, Rosas P. Neuropsychological assessment in illiterates. II. Language and praxic abilities. Brain Cogn. 1990;12(2):281-96.
See ST, Ryan EB. Cognitive mediation of adult age differences in language performance. Psychol Aging. 1995;10(3):458-68.
McCurry SM, Gibbons LE, Uomoto JM, et al. Neuropsychological test performance in a cognitively intact sample of older Japanese American adults. Arch Clin Neuropsychol. 2001;16(5):447-59.
Bertolucci PHF, Brucki SMD, Campacci SR, Juliano Y. O mini-exame do estado mental em uma população geral: impacto da escolaridade [The mini-mental state examination in a general population: impact of educational status]. Arq Neuropsiquiatr. 1994;52(1):1-7.
Pineda DA, Rosselli M, Ardila A, Mejia SE, Romero MG, Perez C. The Boston Diagnostic Aphasia Examination-Spanish version: the influence of demographic variables. J Int Neu- ropsychol Soc. 2000;6(7):802-14.
Lecours AR, Mehler J, Parente MA, et al. Illiteracy and brain damage 2. Manifestations of unilateral neglect in testing “auditory comprehension” with iconographic materials. Brain Cogn. 1987;6(3):243-65.
Mansur LL, Radanovic M, Araujo GC, Taquemori LY, Greco LL. Teste de nomeação de Boston: desempenho de uma população de São Paulo [Boston naming test: performance of Brazi- lian population from São Paulo]. Pró-Fono. 2006;18(1):13-20.
Ortiz KZ, Ferreira CP, Bento ACP. Aplicação do teste Beta 86 (protocolo Mt modificado) em analfabetos [Use of Beta 86 test in illiterate adults]. Fono Atual. 2006;8(35):65-73.
Tree JJ, Hirsh KW. Sometimes faster, sometimes slower: associative and competi- tor priming in picture naming with young and elderly participants. Journal of Neuro- linguistics. 2003;16(6):489-514. Available from: http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6VDV-458WW51-1&_user=10&_rdoc=1&_fmt=&_orig=search&_sort=d&view=c&_acct=C000050221&_version=1&_urlVersion=0&_userid=10&md5=e917337c791b10044a400278d9547918. Accessed in 2009 (Jun 19).
Radanovic M, Mansur LL. Performance of a Brazilian population sample in the Boston Diag- nostic Aphasia Examination: a pilot study. Braz J Med Biol Res. 2002;35(3):305-17.
Nitrini R, Lefèvre BH, Mathias SC, et al. Testes neuropsicológicos de aplicação simples para o diagnóstico de demência [Neuropsychological tests of simple application for dementia diagnosis dementia]. Arq Neuropsiquiatr. 1994;52(4):457-65.
Brucki SMD, Malheiros SMF, Okamoto IH, Bertolucci PHF. Dados normativos para o teste de fluência verbal categoria animais em nosso meio [Normative data for the animals category verbal fluency test in our environment]. Arq Neuropsiquiatr. 1997;55(1):56-61.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.