Influência da escolaridade na linguagem de adultos sem queixas linguísticas

Autores

  • Ellen Cristina Siqueira Soares Universidade Federal de São Paulo
  • Karin Zazo Ortiz Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Linguagem, Escolaridade, Testes de linguagem, Estudo de avaliação, Adulto

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: Para que a avaliação de linguagem seja adequada, faz-se necessário verificar a influência de variáveis sócio-demográficas que possam interferir no desempenho linguístico de indivíduos sem queixas linguísticas e de sujeitos com alterações de linguagem. O objetivo do estudo foi avaliar a influência da escolaridade e da idade no resultado do teste de avaliação de linguagem de Montreal Toulouse (MT Beta-86 Modificado) em pessoas sem queixas linguísticas. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo transversal, desenvolvido entre março de 2006 a agosto de 2007, no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo. MÉTODOS: Foram selecionados 80 sujeitos voluntários. A escolaridade variou em três faixas: A (1-4 anos), B (5-8 anos) e C (9 anos e acima). A idade variou entre 17 e 80 anos. Todos os sujeitos foram submetidos ao protocolo de avaliação de linguagem Montreal Toulouse (MT Beta-86 Modificado). RESULTADOS: Foram verificadas diferenças estatisticamente significantes segundo a escolaridade nas tarefas de compreensão oral, leitura, compreensão gráfica, denominação, disponibilidade lexical, ditado, denominação gráfica de ações e leitura de números. Em relação à idade, verificamos diferenças estatisticamente significantes nas tarefas de ditado e disponibilidade lexical. CONCLUSÕES: As provas do teste Montreal Toulouse (MT Beta-86 Modificado) parecem ser sensíveis à variação de escolaridade e idade. Estas variáveis devem ser levadas em consideração quando o teste é utilizado para avaliação de sujeitos com lesão cerebral.

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Biografia do Autor

Ellen Cristina Siqueira Soares, Universidade Federal de São Paulo

MSc. Doctoral student at Speech Pathology Department, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brazil.

Karin Zazo Ortiz, Universidade Federal de São Paulo

PhD. Professor at Speech Pathology Department, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brazil.

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Publicado

2009-05-05

Como Citar

1.
Soares ECS, Ortiz KZ. Influência da escolaridade na linguagem de adultos sem queixas linguísticas. Sao Paulo Med J [Internet]. 5º de maio de 2009 [citado 14º de março de 2025];127(3):134-9. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1870

Edição

Seção

Artigo Original