O ensino da saúde coletiva na graduação médica

estudo de caso em três universidades do Paraná

Autores

  • João José Batista de Campos Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Eduardo Mangeon Elias Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Cordoni Junior Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Currículo, Educação médica, Saúde pública, Educação de graduação em medicina, Educação superior

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: Historicamente, as diferentes concepções de saúde coletiva influenciaram tanto no ensino específico desse campo do saber como na formação geral do médico. Partindo desse pressuposto, o trabalho teve como objetivo estudar o ensino da saúde coletiva na graduação médica, buscando apreender suas configurações e as implicações delas nas propostas curriculares de três universidades do Paraná (Brasil). TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Pesquisa qualitativa desenvolvida na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Positivo (UnicenP). MÉTODOS: Este estudo incluiu uma análise documental dos projetos pedagógicos e de como estes são na realidade vivida por aqueles que trabalham com eles. Onze gestores e 18 professores foram entrevistados, bem como quatro grupos de estudantes, que se reuniram nos três cursos de medicina. RESULTADOS: Evidenciaram a inserção de 5% a 20% dos temas da Saúde Coletiva nos currículos, dependendo das estratégias de ensino, mas configurando-se sempre em abordagens acadêmicas fortemente vinculadas aos serviços de saúde, uma realidade que é fortalecida pelo grau de adiantamento do Sistema Único de Saúde em ambas as cidades (Curitiba e Londrina). CONCLUSÕES: Independentemente da natureza da universidade, da configuração burocrática e acadêmica do curso e dos diferentes modos de inserção docente, a Saúde Coletiva se faz presente e se assume com considerável relevância para a formação médica, ainda que não se constitua um eixo articulador da graduação em Medicina.

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Biografia do Autor

João José Batista de Campos, Universidade Estadual de Londrina

MD, PhD. Professor in the Department of Public Health, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brazil.

Paulo Eduardo Mangeon Elias, Universidade Estadual de Londrina

MD, PhD. Professor in the Department of Preventive Medicine, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Luiz Cordoni Junior, Universidade Estadual de Londrina

MD, PhD. Senior Professor in the Department of Public Health, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brazil.

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Publicado

2009-11-11

Como Citar

1.
Campos JJB de, Elias PEM, Cordoni Junior L. O ensino da saúde coletiva na graduação médica: estudo de caso em três universidades do Paraná. Sao Paulo Med J [Internet]. 11º de novembro de 2009 [citado 10º de março de 2025];127(6):335-41. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1916

Edição

Seção

Artigo Original