Fatores de risco associados a alterações de desenvolvimento em crianças de alto risco acompanhadas em ambulatório multidisciplinar
Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Fatores de risco, Intervenção precoce (Educação), Atenção primária à saúde, Baixo peso ao nascerResumo
CONTEXTO E OBJETIVOS: O conhecimento dos fatores de risco associados a distúrbios do desenvolvimento é fundamental para a qualidade dos cuidados prestados à criança. O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre fatores de risco para atraso de desenvolvimento e as alterações observadas em crianças acompanhadas num ambulatório multidisciplinar. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo retrospectivo desenvolvido em ambulatório multidisciplinar de referência, Embu, São Paulo, Brasil. MÉTODO: Revisaram todos os prontuários das crianças acompanhadas por mais de três meses entre 1995 e 2003. Fatores de risco analisados: baixo peso ao nascer, idade gestacional, tempo de permanência no berçário, asfixia perinatal, idade materna < 18 anos, infecção congênita, malformação e baixa escolaridade materna. A alteração do desenvolvimento foi definida pela realização de testes padronizados e pela avaliação dos profissionais envolvidos. Análise estatística: na comparação das variáveis categóricas, utilizou-se o Teste Qui-Quadrado. Para análise multivariada, utilizou-se o modelo de regressão logística. RESULTADOS: 211 crianças foram acompanhadas por mais de três meses. Alterações do desenvolvimento ocorreram em 111 crianças (52,6%). Na análise univariada, baixo peso ao nascer, asfixia perinatal, tempo de permanência no berçário > 5 dias, prematuridade e mães > 18 anos apresentaram relação significante com alterações do desenvolvimento. Na análise multivariada, asfixia perinatal, baixo peso ao nascer e idade materna mantiveram essa associação. CONCLUSÕES: Especial atenção deve ser dada ao desenvolvimento das crianças com baixo peso ao nascer e/ou história de intercorrências neonatais. O baixo peso ao nascer deve ser considerado importante marcador ao definir-se diretrizes para o acompanhamento do desenvolvimento das crianças.
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