Publicações de pesquisas de campo em saúde
omissão de hipóteses e apresentação de conclusões do senso comum
Palavras-chave:
Educação médica, Conhecimento, Métodos, Pesquisa qualitativa, Projetos de pesquisaResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: A literatura médica deve se constituir de conhecimentos aplicáveis à educação profissional. Não obstante, a profusão de artigos nas bases de dados provoca inquietação entre os estu- dantes. Os autores consideraram a premissa de que a produção científica de campo em saúde segue uma descrição mecânica dos fenômenos sem clareza de questões motoras. O alvo foi interpretar material dos pareceres aplicados por estudantes de medicina ao analisarem artigos de periódicos indexados. DESENHO E LOCAL: Projeto de pesquisa exploratório, procurando significados latentes referentes a problemas metodológicos em uma amostra de artigos. Foi realizado em uma faculdade de medicina brasileira. MÉTODOS: Amostra construída intencionalmente com artigos de pesquisas originais de campo em saúde, publicados nos cinco anos precedentes. Resultados da investigação vieram de análise de conteúdo dos textos, realizada pelo professor com seus alunos. RESULTADOS: (1) Omissão da enunciação de hipóteses é prática equivocada: os artigos não mostraram clareza nas hipóteses para evidenciar que seus autores conheciam epistemologicamente os métodos esco- lhidos. (2) Premissa de que a prática da ciência normal pode deixar de pensar hipóteses: trabalhos sem hipóteses explícitas fizeram supor que eram meros repetidores dos modelos dominantes. (3) Apresentações do senso comum como sendo conclusões científicas: as pesquisas trouxeram fechamentos não-amarrados com o que teria mobilizado os investigadores inicialmente. CONCLUSÕES: Ausência de hipóteses formais faz produções científicas ficarem vulneráveis quando postas sob discussão epistemológica. Conclusões de artigos científicos são confundidas freqüentemente com afirmações do senso comum. Pesquisas quantitativas são sugeridas para estudar freqüências desses pontos metodológicos duvidosos.
Downloads
Referências
Peluso MAM, Tavares H, D’elia G. Assessment of medical courses in Brazil using student-completed questionnaires. Is it reliable? Rev Hosp Clin Fac Med São Paulo. 2000;55(2):55-60.
Millan LR, Azevedo RS, Rossi E, De Marco OL, Millan MP, de Arruda PC. What is behind a student’s choice for becoming a doctor? Clinics. 2005;60(2):143-50.
Zlowodzki M, Jonsson A, Bhandari M. Common pitfalls in the conduct of clinical research. Med Princ Pract. 2006;15(1):1-8.
Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualita- tiva: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 2a ed. Petrópolis: Editora Vozes; 2003.
Turato ER. Introdução à metodologia da pesquisa clínico- qualitativa – definição e principais características. Revista Portuguesa de Psicossomática. 2000;2(1):93-108. Available from: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/287/28720111.pdf. Accessed in 2006 (Jun 22).
Patton MQ. Qualitative Research & Evaluation Methods. 3rd ed. Thousand Oaks: Sage Publications; 2001.
Turato ER. Qualitative and quantitative methods in health: definitions, differences and research subjects. Rev Saúde Pública. 2005;39(3):1-8. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v39n3/en_24808.pdf. Accessed in 2006 (Jun 22).
Scientific Electronic Library Online – SciELO Brazil. São Paulo: Fapesp/Bireme. Available from: http://www.scielo.br. Accessed in 2006 (Jun 22).
Webster N. Random House Webster’s Unabridged Dictionary - CD-Rom version 2.1. New York: Prentice Hall; 1997.
Comte A, Lenzer G, Lenzer G. Auguste Comte and Positivism: The Essential Writings (History of Ideas Series). New Brunswick: Transaction Publishers; 1998.
Nietzsche F. Writings from the Late Notebooks [notebook 7, end of 1886 - spring 1887]. Cambridge: Cambridge University Press; 2003.
Drake S. Discoveries and Opinions of Galileo. New York: Doubleday & Company; 1957.
Einstein A, Infeld L. The Evolution of Physics: from Early Concepts to Relativity and Quanta. New York: Simon and Schuster; 1967.
University of Cambridge. Trinity College Cambridge. College History. Picture of the Month: Standing on the Shoulders of Giants. [updated May 1, 2003] Available from: http://www.trin.cam.ac.uk/index.php?pageid=194&picid=7. Accessed in 2006 (Jun 22).
Kuhn TS. The Structure of Scientific Revolutions. 3rd ed. Chicago: University of Chicago Press; 1996.
Alves R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola; 2000.
Jekel J, Katz DL, Elmore JG. Epidemiology, Biostatistics, and Preventive Medicine. 2nd ed. Philadelphia: Saunders; 2001.
Popper K. The Logic of Scientific Discovery. New York: Rout- ledge; 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.