A educação formal e as atitudes dos enfermeiros em relação ao álcool e o alcoolismo em uma amostra brasileira

Autores

  • Sandra Cristina Pillon Universidade Federal de São Paulo — Escola Paulista de Medicina; Hospital São Paulo; Sociedade Paulista para o Desenvolvimento de Medicina
  • Ronaldo Ramos Laranjeira Universidade Federal de São Paulo — Escola Paulista de Medicina; Hospital São Paulo; Sociedade Paulista para o Desenvolvimento de Medicina

Palavras-chave:

Atitudes, Enfermeiros, Enfermagem, Álcool, Educação

Resumo

CONTEXTO E OBJETIVO: Os enfermeiros constituem um dos maiores grupos de profissionais de saúde que compartilham a responsabilidade pela assistência de enfermagem prestada aos pacientes de modo geral, incluindo-se os usuários de substâncias psicoativas. O objetivo foi avaliar os conteúdos teóricos e práticos adquiridos na graduação e pós-graduação pelos enfermeiros e suas percepções sobre os alcoolistas. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado na Universidade Federal de São Paulo — Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM) e Hospital São Paulo. METODOS: A amostra foi composta por enfermeiros, estudantes e docentes de enfermagem. O instrumento para a coleta de dados foi composto por informações sócio-demográficas; Escala de Atitudes e Crenças dos Enfermeiros e um questionário para identificar os conteúdos sobre o uso do álcool e conseqüências durante a formação educacional. RESULTADOS: 86% (n = 319) sujeitos participaram do estudo (59,7% enfermeiros assistenciais, 22,7% docentes de enfermagem e 17,6% estudantes de enfermagem). 70% dos participantes receberam poucas ou nenhuma informação a respeito dos problemas orgânicos, familiares e sociais relacionados ao álcool; 87% receberam pouca ou nenhuma informação sobre as populações de risco ou específicas e 95% receberam pouca ou nenhuma informação referente às intervenções de enfermagem aos pacientes alcoolistas. CONCLUSÃO: A educação formal sobre o uso do álcool e suas conseqüências apresenta limitações, principalmente no âmbito da assistência, em oferecer cuidados adequados e nos manejos dos pacientes com problemas ou dependentes de álcool.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cristina Pillon, Universidade Federal de São Paulo — Escola Paulista de Medicina; Hospital São Paulo; Sociedade Paulista para o Desenvolvimento de Medicina

MD, PhD. Professor of the Department of Psychiatric Nursing and Human Sciences, Nursing School of Ribeirão Preto, University of São Paulo; Collaborating Center of the World Health Organization (WHO) for development of Nursing Research, São Paulo, Brazil.

Ronaldo Ramos Laranjeira, Universidade Federal de São Paulo — Escola Paulista de Medicina; Hospital São Paulo; Sociedade Paulista para o Desenvolvimento de Medicina

Ronaldo Ramos Laranjeira, MD, PhD. Professor of the Department of Psychiatry and Medical Psychology, Universidade Federal de São Paulo — Escola Paulista de Medicina, São Paulo, Brazil.

Referências

Sullivan EJ, Hale RE. Nurses’ beliefs about the etiology and treatment of alcohol abuse: a national study. J Stud Alcohol. 1987;48(5):456-60.

Starkey PJ. Nurses’ attitudes toward alcoholism. AORN J. 1980;31(5):819, 822-3.

Naegle MA. Targets for change in alcohol and drug education for nursing roles. Alcohol Health Res World. 1989;13(1):52-5.

Foster JH, Onyeukwu C. The attitudes of forensic nurses to substance using service users. J Psychiatr Ment Health Nurs. 2003;(10):578–84.

Murphy SA. The urgency of substance abuse education in schools of nursing. J Nurs Educ. 1989;28(6):247-51.

Ramos LH, Pillon SC, Cavalcante MBG, Vilar Luiz M, Padredi FM, Laranjeira RR. O ensino sobre dependência química em cursos de graduação de Enfermagem no Brasil - 1998. Teaching on drug addiction in the Brazilian nursing undergraduate schools]. Acta Paul enfermagem. 2001;14(3):35-43.

Pillon S, Laranjeira R, Dunn J. Nurses’ attitudes towards alcoholism: factor analysis of three commonly used scales. Sao Paulo Med J. 1998;116(2)1661-6.

Nursing Education in Alcohol and Drug Abuse: Project NEADA. Available from URL: http://www.mc.vanderbilt.edu/vumc/cen- ters/varc/fdpdp/fdpdp_oth_res.html. Accessed in 2005 (Jun 9).

Burkhalter P. Alcoholism, drug abuse and drug addiction: a study of nursing education. J Nurs Educ. 1975;14(2):30–6.

Vander Bilt J, Hall MN, Shaffer HJ, Storti S, Church OM. Assessment of substance abuse training needs among nurses (Part I): Evaluating skill, knowledge and training character- istics. Journal of Substance Misuse for Nursing, Health and Social. 1997,2(3):150-7.

Advisory Council on Misuse of Drugs. Problem Drug Use: A Review of Training. London: HMSO Her Majesty’s Stationery Office; 1990.

Assunção AN. Alcoolismo e ensino de Enfermagem: con- vergências e divergências entre o discurso e a prática. (Thesis). Florianópolis: Universidade Federal de Pelotas; 2000.

Edwards G, Marshall EJ, Cook CH. O tratamento do al- coolismo: um guia para profissionais da saúde. 3rd ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1999.

Tolor A, Tamerin JS. The attitudes toward alcoholism instru- ment: a measure of attitudes toward alcoholics and the nature and causes of alcoholism. Br J Addict Alcohol Other Drugs. 1975;70(3):223-31.

Seaman J, Mannello T. Nurses’ Attitudes Toward Alcohol and Alco- holism - The Seaman - Mannello Scale. In: Seaman J, Mannello T, editors. The community health nurse and alcohol related problems: Instructior´s curriculum planning guide 1978. Arlington, USA: National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism; 1978.

Travelbee J. Interpersonal aspects of nursing. Philadelphia: Davis; 1971.

Farinazzo A, Beraldo M. Formação com qualificação: o enfer- meiro integrante da equipe interdisciplinar como cuidador do dependente químico. Qualifications: the nurse in the interdis- ciplinary team as which deals with the drug addict]. Mundo Saúde. 2001;25(3):266-71.

English National Board for Nursing, Midwifery and Health Visiting.Education and Training Needs of Nurses, Midwives and Health Visitors in the Field of Substance Misuse’. London: ENB; 1995.

Rassool GH, Gafoor M. Addiction Nursing: Perspectives in professional and clinical practice. London: Nelson Thornes; 1997.

Downloads

Publicado

2005-07-07

Como Citar

1.
Pillon SC, Laranjeira RR. A educação formal e as atitudes dos enfermeiros em relação ao álcool e o alcoolismo em uma amostra brasileira. Sao Paulo Med J [Internet]. 7º de julho de 2005 [citado 12º de março de 2025];123(4):175-80. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/2344

Edição

Seção

Artigo Original