Secreção de prolactina após a administração de agonista do hormônio liberador das gonadotropinas na fase pré-ovulatória de ciclos de inseminação intra-uterina
Palavras-chave:
Gonadorrelina, Indução da ovulação, Infertilidade, Inseminação artificial, ProlactinaResumo
CONTEXTO E OBJETIVO: A administração de um agonista do hormônio liberador das gonadotropinas no momento pré-ovulatório é uma opção para desencadear a ovulação nos ciclos de reprodução assistida. O objetivo deste trabalho é investigar o padrão da secreção de prolactina após a administração de dose única de agonista no momento pré-ovulatório. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo descritivo realizado em um centro de referência terciário. PARTICIPANTES: 15 pacientes normo-ovulatórias submetidas a indução da ovulação para inseminação intra-uterina. MÉTODOS: A estimulação ovariana foi realizada com gonadotropinas da mulher menopausada (75 UI por via intramuscular diariamente). Na presença de pelo menos um folículo de 17 mm (observado por ultra-sonografia), administrou-se 0,5 mg de acetato de buserelina. Foram colhidas amostras de sangue para determinação dos níveis de prolactina no momento da injeção do agonista e 4, 8, 12, 24 e 48 horas depois. RESULTADOS: Observou-se aumento significante nas concentrações séricas de prolactina 4, 8 e 12 horas após a administração do análogo, com um pico após 8 horas. CONCLUSÃO: A administração de uma dose única de análogo agonista no momento pré-ovulatório de pacientes estimuladas com gonadotropinas da mulher menopausada promove aumento significante nas concentrações séricas de prolactina.
Downloads
Referências
Lewit N, Kol S, Manor D, Itskovitz-Eldor J. Com- parison of gonadotrophin-releasing hormone analogues and human chorionic gonadotrophin for the induction of ovulation and prevention of ovarian hyperstimula- tion syndrome: a case-control study. Hum Reprod. 1996;11(7):1399-402.
Tay CC. Use of gonadotrophin-releasing hormone agonists to trigger ovulation. Hum Fertil. 2002;5(1):G35-7; discussion G38-9. G41-8.
Van Loon GR. Bromocriptine-induced inhibition of plasma dopamine, noradrenaline and adrenaline responses to LH-RF.
Nature. 1978;275(5678):331-2.
Zhang YW, Yen SS. Prolactin-releasing action of LRF: a central cathecholamine mediated event? Life Sci. 1984;34(7):653-7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.