Staggered spondaic word test in epileptic patients
Palavras-chave:
Epilepsia, Percepção Auditiva, Processamento, Auditivo, CentralResumo
CONTEXTO: O processamento da informação auditiva na infância pode ser alterado se houver algum fator predisponente durante o desenvolvimento. As alterações neurológicas são um fator de risco para distúrbios no processamento da informação auditiva. Nesta perspectiva, crianças com epilepsia teriam um fator de risco e poderiam apresentar alterações do processamento auditivo. OBJETIVO: Avaliar o processamento auditivo central de pacientes epilépticos por meio do teste Staggered Spondaic Word Test (SSW), a fim de verificar se estes pacientes apresentavam alteração e se o tipo de crise ¾ parcial ou generalizada ¾ interferiria na ocorrência e no tipo da desordem. LOCAL: Universidade Federal de São Paulo e Hospital Israelita Albert Einstein. AMOSTRA: 38 crianças e adolescentes, na faixa etária compreendida entre 7 e 16 anos, com diagnóstico neurológico de epilepsia, reunidos em dois grupos: um formado por 23 pacientes que apresentavam crise parcial e outro formado por 15 pacientes que apresentavam crise generalizada. VARIÁVEIS ESTUDADAS: Desempenho dos indivíduos no teste dicótico de dissílabos alternados (Staggered Spondaic Word Test ¾ SSW) x tipo de crise epiléptica ¾ parcial ou generalizada. RESULTADOS: A maior parte dos pacientes com epilepsia apresentou alteração do processamento auditivo central, identificadas no teste SSW. Não houve diferenças em relação ao tipo de crise, generalizada ou parcial, tendo ambos os grupos apresentado desempenho similar, porém diferente do encontrado na população normal. Em relação às tendências de erros, também não foram observadas diferenças de desempenho, entre os indivíduos com crise epiléptica parcial ou generalizada, tendo sido encontrados todos os tipos de alterações, sem se caracterizar a ocorrência de uma alteração específica para algum dos grupos estudados. CONCLUSÕES: Neste estudo ficou demonstrada a alta prevalência de alterações no processamento dos sons verbais parcialmente sobrepostos em tarefa dicótica em pacientes epilépticos.
Downloads
Referências
Broadbent DE. The role of auditory localization in attention and memory span. J Exp Psychol 1954;47:191-6.
Kimura D. A note on cerebral dominance in hearing. Acta Otolaryngol 1963;56:617-8.
Bellis TJ. Assessment and management of central auditory processing disorders in the educational setting: from science to practice. San Diego: Singular; 1996.
Pereira LD. Processamento auditivo central: abordagem passo a passo. In: Pereira LD, Schochat E, editors. Processamento auditivo central: manual de avaliação. São Paulo: Lovise; 1997. p.49-59.
Giordani B, Berent S, Sackellares C, et al. Intelligence test per- formance of patients with partial and generalized seizures. Epilepsia 1985; 26:37-42.
Smith DB, Craft BR, Collins J, Mattson RH, Cramer J. Behavioral characteristics of epilepsy patients compared with normal controls. Epilepsia 1986; 27:760-8.
Aldenkamp AP, Alpherts WCJ, Blennow G, et al. Withdrawal of antiepileptic medication in children - effects on cognitive function. The multicenter Holmfrid study. Neurology 1993;43:41-50.
Santos MFC. Audiometria verbal: teste de reconhecimento de dissílabos através de tarefa dicótica. MSc Dissertation. Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina. São Paulo, 1993.
Câmara CC. Teste de escuta dicótica de dissílabos (SSW) em crianças com e sem evidências de problemas escolares e/ou alterações das habilidades auditivas. MSc Dissertation. Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina. São Paulo, 1998.
Katz J, Ivey GR. Spondaic procedures in central testing. In: Laufer W, Gabbay MS, Saralyn G, Katz J, editors. Handbook of clinical audiology. 4th ed. Lippincott Williams & Wilkins; 1994.
Borges ACLC. Adaptação do teste SSW para a língua portuguesa. Nota preliminar. Acta AWHO 1986;1:38-40.
Matsumoto H, Ajmone-Marsan C. Cortical cellular phenomena in experimental epilepsy: interictal manifestations. Exp Neurol 1964;9:286-304.
Engel Jr J, Brown WJ, Kuhl DE, Phelps ME, Mazziotta JC, Crandall PH. Pathological findings underlying focal temporal lobe hypometabolism in partial epilepsy. Ann Neurol 1982;12:518-28.
Cherlow DG, Dymond AM, Crandall PH, Walter RD, Serafetinides EA. Evoked response and after-discharge thresh- olds to electrical stimulation in temporal lobe epileptics. Arch Neurol 1977;34:527-31.
Meldrum BS, Brierley JB. Neuronal loss and gliosis in the hip- pocampus following repetitive epileptic seizures induced in ado- lescent baboons by allylglycine. Brain Res 1972;48:361-5.
Schwartzkroin PA, Prince DA. Cellular and field potential prop- erties of epileptogenic hippocampal slices. Brain Res 1978;147:117-30.
McLardy T. Ammonshorn pathology and epileptic dyscontrol. Nature 1969;221:877-8.
Dymond AM, Crandall PH. Oxygen availability and blood flow in the temporal lobes during spontaneous epileptic seizures in man. Brain Res 1976;102:191-6.
Engel Jr. J, Rausch R, Lieb JP, Kuhl DE, Crandall PH. Correla- tion of criteria used for localization epileptic foci in patients considered for surgical therapy of epilepsy. Ann Neurol 1981;9:215-24.
Gevins AS, Zeitlin GM, Doyle JC, et al. Electroencephalogram correlates of higher cortical functions. Science 1979;203:665-8.
Musiek FE, Pinheiro ML. Frequency pattern in cochlear, brainstem and cerebral lesions. Audiology 1987;26:79-88.
Deonna TW, Roulet E, Fontan D, Marcoz JP. Speech and oromotor deficits of epileptic origin in benign partial epilepsy of childhood with rolandic spikes. Relationship to the acquired alphasia-epilepsy syndrome. Neuropediatrics 1993;24:83-7.
Staden U, Isaacs E, Boyd SG, Brandl U, Neville BG. Language dysfunction in children with rolandic epilepsy. Neuropediatrics 1998;29:242-8.
Glowinski H. Cognitive deficits in temporal lobe epilepsy: an investigation of memory functioning. J Nerv Ment Dis 1973;157:129-37.
Delaney RC, Rosen AJ, Mattson RH, Novelly RA. Memory function in focal epilepsy: a comparison of non-surgical, uni- lateral temporal lobe and frontal lobe samples. Cortex 1980;16:103-7.
Farwell JR, Dodrill CB, Batzael LW. Neuropsychological abili- ties of children with epilepsy. Epilepsia 1985;26:39.
Jambaque I, Dellatolas G, Dulac O, Ponsot G, Signoret JL. Verbal and visual memory impairment in children with epi- lepsy. Neuropsychologia 1993;31:1321-37.
Yingling CD, Skinner JE. Regulation of unit activity in nu- cleus reticularis thalami by the mesencephalic reticular forma- tion and the frontal granular cortex. Electroencephalogr Clin Neurophysiol 1975;39:635-42.
Fukai M, Motomura N, Kobayashi S, Asaba H, Sakai T. Event- related potential (P300) in epilepsy. Acta Neurol Scand 1990;82:197-202.
Rei G, Bao-Tian F. Diagnostic significance of the staggered spondaic word test and 40-Hz auditory event-related potentials. Audiology 1988;27:8-16.
Triantafyllou NI, Zalonis I, Kokotis P, et al. Cognition in epi- lepsy: a multichannel event-related potential (P300) study. Acta Neurol Scand 1992;86:462-5.
Kurthen M, Linke DB, Elger CE, Schramm J. Linguistic perseveration in dominant-side intracarotid amobarbital tests. Cortex 1992;28:209-19.
Konishi T, Naganuma Y, Hongou K, Murami M, Yamatami M, Yagi S. Changes of P300 latency with age in childhood epi- lepsy. Pediatr Neurol 1995;12:132-5.
Panayiotopoulos CP. Benign childhood partial seizures and re- lated epileptic syndromes. London: John Libbey; 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.