The patient-physician interactions as seen by undergraduate medical students
Palavras-chave:
Relação médico-paciente, Satisfação, Ensino médico, QuestionáriosResumo
CONTEXTO: A interação entre o médico e seu paciente em ambulatório. OBJETIVOS: observar a interação entre o médico e seu paciente, com a participação de estudantes de Medicina assumindo papel de observadores participantes em consultório. TIPO DE ESTUDO: Entrevista e questionário. LOCAL: Serviço de Clínica Geral, Ambulatório Geral e Didático, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. PARTICIPANTES: Estudantes de medicina, no seu primeiro ano, realizaram uma técnica de observação etnográfica. VARIÁVEIS ESTUDADAS: Durante um ano, estudantes acompanharam 199 consultas ambulatoriais com Residentes da Clínica Médica. Usaram um questionário para observar a atitude do médico para com o paciente, como também as expectativas e o entendimento desse sobre a consulta. RESULTADOS: Pacientes demonstram estar mais animados após a consulta 4.47 (SEM 0.06) versus 2.62 (SEM 0.10) (depois x antes), apesar de algumas observações negativas como tempo de espera. O tempo de consulta foi de aproximadamente 24, 66 minutos (DP 4, 45) e o tempo de espera foi de 123, 09 minutos (DP 4, 91). A orientação por escrito, fornecida pelo médico, foi razoavelmente bem recordada quando a letra do médico podia ser entendida. CONCLUSÕES: Pacientes se beneficiam de médicos que lhes dão atenção mais do que nos aspectos fisiopatológicos de qualquer tipo de doença. Esse programa estimulou os estudantes no curso de Medicina, e aumentou o interesse por temas áridos como anatomia e bioquímica.
Downloads
Referências
Donabedian A. The Quality of Medical Care. Methods for assessing and monitoring the quality of care for research and for quality assurance programs. Science 1978;200:856-64.
Ramsey PG, Wenrich MD, Carline JD, Inui TS, Larson EB, LoGerfo JP. Use of peer ratings to evaluate physician perform- ance. JAMA 1993;269:1655-60.
Wright SM, Kern DE, Kolodner K, Howard DM, Brancati FL. Attributes of excellent attending-physician role models. N Eng J Med 1998;339:1986-93.
Boulos M. Relação médico-paciente: o ponto de vista do clínico (Doctor-patient relationship: the general practitioner’s point of view). In: Marcondes E, Gonçalves EL. Educação Médica. São Paulo: Editora Sarvier; 1998.
Babbie ER. The Practice of Social Research. Belmont, Califor- nia: Wadsworth Publishing Co. Inc.; 1979.
Lochman JE. Factors related to patients’ satisfaction with their medical care. J Community Health 1983;9:91-109.
Robbins JA, Bertakis KD, Helms LJ, Azari R, Callahan EJ, Creten DA. The influence of physician practice behaviors on patient satisfaction. Fam Med 1993;25:17-20.
Gross DA, Zyzanski SJ, Borawski, EA, Cebul RD, Stange KC. Patient satisfaction with time spent with their physician. J Fam Pract 1998;47:133-7.
White B. Measuring Patient Satisfaction: how to do it and why to bother. Fam Pract Manag, January 1999. www.aafp.org.
Rashid A, Forman W, Jagger C, Mann R. Consultations in gen- eral practice: a comparison of patients’ and doctors’ satisfac- tion. BMJ 1989;299:1015-6.
Hall JA, Stein TS, Roter DL, Rieser N. Inaccuracies in physi- cians’ perceptions of their patients. Med Care 1999;37:1164-8.
Mabeck CE, Olesen F. Metaphorically transmitted diseases. How do patients embody medical explanations? Fam Pract 1997;14:271-8.
Wartman SA, Morlock LL, Malitz FE, Palm EA. Patient under- standing and satisfaction as predictors of compliance. Med Care 1983;21:886-91.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 São Paulo Medical Journal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.