Da sala de aula para a beira do leito

a integração da ciência básica curricular no ensino da medicina

Autores

  • Alessandro Wasum Mariani Instituto do Coração, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Paulo Manuel Pêgo-Fernandes Instituto do Coração, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Wasum Mariani, Instituto do Coração, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD. Thoracic Surgeon, Instituto do Coração (InCor), Hospital das Clínicas (HC), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Paulo Manuel Pêgo-Fernandes, Instituto do Coração, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

MD, PhD. Associate Professor, Discipline of Thoracic Surgery, Instituto do Coração (InCor), Hospital das Clínicas (HC), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, Brazil.

Referências

Harden RM. The integration ladder: a tool for curriculum planning and evaluation. Med Educ. 2000;34(7):551-7.

Wilkerson L, Stevens CM, Krasne S. No content without context: integrating basic, clinical, and social sciences in a pre-clerkship curriculum. Med Teach. 2009;31(9):812-21.

Ogur B, Hirsh D, Krupat E, Bor D. The Harvard Medical School- Cambridge integrated clerkship: an innovative model of clinical education. Acad Med. 2007;82(4):397-404.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES No. 4, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de novembro de 2001. Seção 1, p. 38. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf. Accessed in 2013 (Jun 13).

Downloads

Publicado

2013-07-07

Como Citar

1.
Mariani AW, Pêgo-Fernandes PM. Da sala de aula para a beira do leito: a integração da ciência básica curricular no ensino da medicina. Sao Paulo Med J [Internet]. 7º de julho de 2013 [citado 14º de março de 2025];131(4):211-2. Disponível em: https://periodicosapm.emnuvens.com.br/spmj/article/view/1321

Edição

Seção

Editorial